Curiosidades

O que é wasabi e por que aquele do japa não é wasabi de verdade

De origem oriental, o wasabi é uma parte da planta cuja raiz e caule estão submersos em rios. Além disso, é servido para evitar intoxicação.

encoEm primeiro lugar, quem é adepto da comida oriental encontrou ou experimentou o wasabi. Sobretudo, está presente principalmente na culinária asiática, o wasabi é uma pasta verde com sabor apimentado e forte, representando uma raiz ou parte da planta original. No entanto, há quem aprecia o sabor e, também, há quem tem aversão.

A princípio, a iguaria conhecida por “wasabi japônica” tem origem no Japão, China, Nova Zelândia, Coreia e Taiwan. Ademais, especialistas avaliam que a planta é difícil de ser cultivada apesar de crescer à beira de rios.

Mas, mesmo assim, ela é facilmente encontrada em restaurantes temáticos e em lojas especializadas. No geral, muitos apreciadores dessa parte da planta a consomem com sushi, frutos do mar e demais itens da gastronomia japonesa.

Apesar da ardência, o ingrediente atua como descongestionante e expectorante. Além disso, já usado como remédio fitoterápico contra rinite. Entretanto, o wasabi, é uma raiz e na culinária deve ser consumido em até 20 minutos após a colheita para que mantenha o sabor.

Continua após a publicidade
Wasabi, o que é? Origem, cultivo e benefícios para a saúde
Fonte: Pixabay

Wasabi fake

Diante do tempo de consumo da raiz, pode-se dizer que o wasabi servidos nos pratos brasileiros não é exatamente o original. Basicamente, há uma mistura com pó de rábado, corante e mostarda que deixam o ingrediente mais barato. Contudo, algumas espécies dessa parte da planta podem conter essência para que o gosto fique mais próximo do original.

Por ser de difícil cultivo, a especiaria pode levar até três anos para estar pronta para o consumo. No entanto, até no Japão há restaurantes que não servem a parte da planta original. Por ser uma iguaria, custa-se um pouco mais do que o normal.

Continua após a publicidade

Por exemplo, em alguns pratos pode haver o acréscimo de US$5 para ser servido como acompanhamento.  Ademais, estima-se que apenas de 5% da erva na culinária mundial seja a verdadeira. Em outros países, por exemplo, o quilo da pode custar até US$160.

Origem do wasabi

Apesar de ser uma raiz, o wasabi é considerado um caule, mesmo que o cultivo seja embaixo d’água. Contudo, a especiaria pertence a família Brassicaceae, ou seja, a mesma do repolho, rabanete, brócolis e rúcula. Por ser uma parte da planta que perde o sabor rapidamente, é aconselhável ralar quando for consumir.

Continua após a publicidade

Até para ralar tem técnicas, ou seja, é preciso utilizar um ralador feito com pele de tubarão. Outra alternativa é usar o oroshi, que se assemelha a uma lixa fina.

Wasabi, o que é? Origem, cultivo e benefícios para a saúde
Fonte: Pixabay

Cultivo da raiz

Com origem no século 10 no Japão, a planta precisa de ambientes úmidos. Por isso, encontra-se na região dos rios nas montanhas japonesas.

A planta também não adepta aos raios solares diretos. Ademais, o ingrediente não consegue se adaptar a locais criados para seu cultivo, ou seja, necessita do habitat natural com caule submersos nos rios.

Mesmo assim, não são todos os locais no Japão que conseguem cultivar o wasabi. Isso, porque a iguaria necessita de água doce e temperatura entre 8ºC e 20ºC. Assim, a península de Izu, em Shizuoka, é um dos locais mais propícios para o cultivo.

Continua após a publicidade

Benefícios para a saúde

Antes de utilizar-se como ingrediente, o wasabi era medicamento para o estômago, devido à sua ação antibacteriana e anti-inflamatória. Acompanhando o peixe cru, o condimento tem a função de evitar intoxicação, até mesmo barrando doenças transmitidas por meio da carne crua.

Além disso, o condimento tinha a propriedade de repelente natural, retraindo insetos que pudessem estar nos alimentos. Assim, identifica-se valores nutricionais no ingrediente capaz de de aliviar alergias, problemas com inflamação, asma, doenças neurodegerativas e, sobretudo, fortalecer o sistema imunológico.

O wasabi, basicamente, associa-se também com melhorias na circulação, artrite, osteoporose. Mais ainda, faz-se presente no cuidado com os sistemas cardiovascular e respiratório.

Wasabi, o que é? Origem, cultivo e benefícios para a saúde
Fonte: Pixabay

Folhas e caules

Na culinária, aproveita-se praticamente todo o produto. Consome-se, por exemplo, as folhas e caules em refogados ou até em conservas.

Continua após a publicidade

Apesar do tradicional ser servido com sushi ou sashimi, a iguaria também acompanha o macarrão soba no Japão, ou simplesmente, washoku, que significa comida japonesa.  Rico em potássio, cálcio, fósforo, proteínas e magnésio, é possível encontra o wasabi in natura ou em pó.

E você, já experimentou o wasabi? Que tal saber sobre o Yuzu – Quais as utilidades do limão japonês, preço e produção ?

Fontes: Mega Curioso Japão em Foco Sushibilidade

Imagens: Pixabay

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você