Curiosidades

Homem sobrevive após ser totalmente engolido por baleia nos EUA

Michael Packard, um veterano mergulhador dos Estados Unidos, foi brevemente engolido por uma baleia jubarte antes que ela o cuspisse.

Um homem de 56 anos de Massachusetts, Estados Unidos, Michael Packard, mergulhava tranquilamente quando foi engolido por uma baleia jubarte. Michael disse que ficou na boca fechada da baleia jubarte por cerca de 30 a 40 segundos antes que a gigante do mar subisse à superfície e o cuspisse.

O incidente ocorreu em 11 de junho de 2021. Packard e sua tripulação navegavam perto de Rowingstown, em Cape Cod, Massachusetts.

Packard saltou do barco com equipamento de mergulho e entrou na água para apanhar lagostas. Depois disso, ele sentiu um grande impacto e tudo ao seu redor escureceu. Com efeito, ele pensou que tinha sido atacado por um grande tubarão branco, e então ele tateou, mas não encontrou nenhum dente.

Nas entrevistas de Packard ele relata o momento que percebeu que estava na boca de uma baleia: “ela tentava me engolir e era assim que eu ia morrer.” Além disso, ele afirmou que naquele instante também pensou em sua esposa e seus dois filhos de 12 e 15 anos.

O que aconteceu após ele ser engolido pela baleia?

Homem sobrevive após ser totalmente engolido por baleia nos EUA
Fonte: CNN

Packard contou que de repente, a baleia jubarte subiu à superfície e começou a sacudir a cabeça até cuspi-lo: “após ela me lançar ao ar, eu caí na água. Eu apenas flutuei lá e não pude acreditar que estava vivo. ” A tripulação que estava procurando por ele rapidamente o levou de volta ao barco.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Provença também confirmou à mídia que recebeu um telefonema às 8h15 da manhã, horário local, dando conta de que um pescador na praia da cidade de Provença ficou ferido após um incidente com uma baleia.

Continua após a publicidade

Diversos repórteres de diferentes veículos entrevistaram Packard depois que ele recebeu alta do hospital. Como resultado, a história inusitada também viralizou nas redes sociais.

Packard disse que, embora sua esposa implorasse para que ele encontrasse outro emprego, ele ainda não poderia desistir de ser mergulhador.

Como Packard sobreviveu?

Homem sobrevive após ser totalmente engolido por baleia nos EUA
Fonte: Pexels

Alguns cientistas marinhos dizem que as baleias jubarte costumam abrir a boca durante a caça para engolir o máximo possível de peixes, então o que aconteceu com Packard é provavelmente um grande golpe de sorte.

Ademais, alguns especialistas revelaram que quase nunca houve incidentes de baleias engolindo humanos antes. As baleias jubarte também possuem apelido de baleias de braços gigantes e pertencem a classe de mamíferos Mammalia.

Aliás, ela tem esse nome devido ao aparecimento de sua barbatana dorsal e tumor dorsal que lembra uma pipa nas costas. As baleias adultas podem atingir entre 11,5 e 16 metros de comprimento, e algumas baleias fêmeas grandes podem ter mais de 18 metros de comprimento; as baleias recém-nascidas têm cerca de 3 a 6 metros de comprimento.

Características das baleias jubarte

Homem sobrevive após ser totalmente engolido por baleia nos EUA
Fonte: Pexels

Essas baleias possuem postura saltitante, nadadeiras peitorais extralongas e os chamados complexos de baleias machos adultos. Além disso, as baleias jubarte geralmente vivem sozinhas ou algumas vivem juntas.

Continua após a publicidade

As baleias jubarte podem viver de 40 a 50 anos. Ademais, as baleias fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos cinco anos de idade, e os machos, por volta dos sete anos.

Seu alimento básico são pequenos crustáceos e pequenos enxames de peixes. Desse modo, os seres humanos definitivamente não fazem parte do cardápio das jubarte. Ou seja, mesmo que um desses mamíferos quisesse atacar um humano, ele não iria engoli-lo.

Então, gostou de saber a história do homem engolido por baleia? Pois, leia a seguir: Buraco negro pode engolir um planeta? E o que acontece com o planeta?

Fontes: R7, G1, Diário do Nordeste, CNN

Fotos: Pexels, CNN

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você