Curiosidades

Indiana Jones: como assistir aos filmes e inspiração na vida real

Desde a década de 1980, Indiana Jones ganhou algumas histórias no cinema, com inspiração no personagem real Perry Fawcett.

Por P.H Mota

Originalmente, Indiana Jones é um personagem criado por George Lucas e Steven Spielberg para o filme Os Caçadores da Arca Perdida, lançado em 1981. No entanto, a história do professor de arqueologia tem alguns elementos da história real do explorador Percy Fawcett.

O inglês ficou internacionalmente conhecido após desaparecer buscando pela Cidade Perdida de Z, em Barra do Garças, no Brasil. Ainda hoje, lendas defendem que o explorador teria encontrado uma passagem para outras dimensões no local.

Além disso, o personagem aparece em outras histórias tendo sido devorado por tribos indígenas ou sobrevivendo se escondendo em uma cidade escondida sob a Serra do Roncador.

Percy Fawcett

Indiana Jones - como assistir aos filmes e inspiração na vida real
Mega Curioso

Assim como outros exploradores da época, Percy Harrison Fawcett queria encontrar ouro e fama internacional com suas expedições. No entanto, após sair numa expedição de Cuiabá com o filho Jack e um amigo, Fawcet desapareceu para nunca mais ser visto.

Muito antes disso, porém, o explorador dava os primeiros sinais de semelhança com Indiana Jones em uma viagem ao Sri Lanka. Ali, Fawcett começou a se interessar por arqueologia e descobriu inscrições que ele relacionou com o Documento 512. Este, por sua vez, trazia um um mapa de 1754 de uma Cidade Perdida, guardado na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

No início do século XX, entre 1906 e 1924, Fawcett realizou um total de sete viagens exploratórios na América do Sul, com passagens pelo Brasil, incluindo, por exemplo, destinos como Corumbá e Rio Verde. As viagens, no entanto, ofereceram por dificuldades extremas, como as 120 corredeiras da descida do Rio Acre ou os redemoinhos dos rios bolivianos.

Mesmo assim, Fawcett pedia para que a família não enviasse nenhum tipo de resgate, caso suas missões tivessem fracasso.

Desaparecimento

Indiana Jones - como assistir aos filmes e inspiração na vida real
Mega Curioso

O desaparecimento de Percy Fawcett no Brasil provocou uma série de lendas. Além de inspirar o explorador dos cinemas, o personagem chegou até a aparecer em livros que expandiam o universo de Indiana Jones, por exemplo.

No mundo real, Três anos após seu desaparecimento, uma verdadeira corrida de expedições tentava encontrar o explorador e seu grupo.

Em 1943, o empresário Assis Chateaubriand financiou a viagem do jornalista Edmar Morel, que chegou a entrevistar alguns indígenas supostamente envolvidos na morte de Fawcett. Um deles, inclusive, chegou a confessar o assassinato do explorador, apesar de não haver provas para a versão.

Em 1952, uma nova expedição foi financiada ao Xingu, onde o explorador Orlando Villas-Bôas afirmava ter encontrado a ossada de Fawcett. No entanto, análises feitas por antropólogos do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e pelo Royal Anthropological Institute, em Londres, confirmavam que os ossos não eram do explorador.

Aos poucos, a história do desaparecimento de Fawcett ganhava mais holofotes do que a própria busca pela Cidade Perdida que ele realizava. Foi assim, então, que ele ajudou a inspirar a criação de Indiana Jones nos cinemas. Além das buscas lendárias e implacáveis, ambos tinham visual com o inseparável chapéu Stetson, uniforme cáqui e botas longas.

Como assistir aos filmes de Indiana Jones

Indiana Jones - como assistir aos filmes e inspiração na vida real
The Film Magazine

O primeiro filme da saga Indiana Jones (Os Caçadores da Arca Perdida) foi lançado nos cinemas em 1981, mas se passa durante a década de 30. Isso porque Lucas e Spielberg queriam focar na jornada de um explorador tradicional como Fawcett, muito mais atuante durante esse período.

O segundo filme (Indiana Jones e o Templo da Perdição) foi lançado três anos depois, mas na verdade se passa antes da história original. Por outro lado, o terceiro e último filme lançado nos anos 80 (Indiana Jones e a Última Cruzada) se passa após a história dos dois anteriores.

Apesar de ser intitulado como a Última Cruzada, Indiana chegou a ganhar uma nova aventura para as telas em 2008. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal trouxe Harrison Ford de volta ao papel original, mas não pela última vez. Um quinto filme da franquia tem roteiro assinado por Jonathan Kasdan e está sendo produzido para contar um novo capítulo na história do explorador.

Fontes: UOL, Tecnoblog

Imagens: Mega Curioso, Estação Nerd, The Film Magazine

Próxima página »

Escolhidas para você