Você pode até não gostar de comer folhagens, mas deve conhecer alguém que não viver sem comer couve. Isso porque, de uns tempos para cá, essa folha passou a ser sinônimo de saúde. Aliás, ela é a queridinha das dietas, especialmente das desintoxicantes.
Mas, você sabia que se consumida do jeito errado, a couve pode fazer mal para sua saúde? Segundo especialistas, couve demais no organismo pode prejudicar a digestão.
Além disso, ela pode causar intoxicação alimentar e até mesmo desencadear o hipotireoidismo. Este, aliás, é um problema sério do funcionamento da tireoide que você já conheceu nessa outra matéria.
Substâncias nocivas
Médicos explicam que esse tipo de folhagem, especialmente quando consumida crua, contém uma substância chamada pró-goitrina. Basicamente, ela se transforma em goitrina no corpo humano.
Esta, por sua vez, pode interferir diretamente na liberação de hormônios pela tireoide.
Outra substância perigosa presente na couve é o tiocianato. Quando você passa a comer couve em excesso este componente compete com o iodo no corpo, que reduz a absorção do mineral, extremamente importante para a saúde para a glândula da tireoide.
Quanto à intoxicação, a culpa é do tálio, um mineral tóxico, que pode provocar fadiga e falta de concentração. Isso, claro, sem contar que couve é fibra e, se ingerida em grandes quantidades, sem o consumo ideal de água, pode deixar o intestino preso.
O jeito certo de comer couve
Para evitar estes problemas causados pelo consumo da couve, o ideal é controlar a quantidade ingerida do alimento, no máximo 5 folhas por dia. Especialistas garantem que esta é uma medida segura, inocente até mesmo para o organismo daqueles que já têm predisposição ao hipertireoidismo.
Outra maneira simples de se proteger contra os efeitos negativos destas folhas é comer couve refogada. Um estudo publicado pelo periódico Human & Experimental Toxicology, o processo de cozimento parece ser capaz de diminuir a ação dessas substâncias que agem na tireoide.
E, se comer couve crua em excesso pode trazer problemas, não se esqueça de prestar atenção ao sagrado suco verde, indicado pelas musas fitness. Dessa maneira, a couve é consumida em grandes quantidades, assim como as substâncias nocivas. Portanto, não se esqueça de variar as folhagens no suco verde e na salada.
Aprendeu? E, por falar em dietas e consumo de determinados alimentos, você poderia conferir ainda: Descubra qual a dieta ideal para seu tipo de sangue.
Fonte: Vix