Notícias

Jogo de tabuleiro de 4 mil anos é encontrado por arqueólogos em Omã

Arqueólogos de Omã e da Polônia descobriram um jogo de tabuleiro de 4 mil anos durante um trabalho de campo no Vale de Qumayrah, no Oriente Médio.

Arqueólogos de Omã e da Polônia descobriram um jogo de tabuleiro de 4 mil anos durante um trabalho de campo no Vale de Qumayrah, no Oriente Médio. Os especialistas identificaram também uma torre de 5 mil anos atrás. Ou seja, da Idade de Bronze. Além disso, encontraram vestígios de fundição de cobre. 

A cabeça do projeto é o professor do Centro de Arqueologia Mediterrânea da Polônia, da Universidade de Warsaw, e Sultan al-Bakri, Diretor Geral de Antiguidades no Ministério de Patrimônio e Turismo do Sultanato de Omã, Piotr Bieliński. 

Sendo assim, o trabalho tem como objetivo analisar, avaliar e investigar uma das partes mais desconhecidas no Norte de Omã. Portanto, os vales das montanhas Hajar. Por isso, o nome do projeto é O desenvolvimento dos assentamentos nas montanhas ao norte de Omã nas Idades do Bronze e do Ferro

Sobre o jogo de tabuleiro de 4 mil anos

Jogo de tabuleiro de 4 mil anos é encontrado por arqueólogos em Omã

Os arqueólogos disseram que o jogo de tabuleiro de 4 mil anos é feito de pedra. Além disso, é como se fosse um campo com grade. Ademais, possui algumas fissuras onde era possível encaixar pequenas peças.

De acordo com o especialista, Piotr Bieliński, jogos como este eram comuns na Idade do Bronze e em diversos centros econômicos e culturais daquele tempo. Ainda segundo Bieliński, jogos de tabuleiro eram famosos também na Índia, onde era a antiga Mesopotâmia, e na Suméria, que atualmente fica no Iraque

Continua após a publicidade

A Pesquisa

Jogo de tabuleiro de 4 mil anos é encontrado por arqueólogos em Omã

Os arqueólogos escolheram os assentamentos da fase Umm an-Nar da Idade do Bronze e da Idade do Ferro, que ficam próximos a vila de Ayn Bani Saidah. Portanto, os especialistas explicaram que a decisão dos locais é que toda essa região é a combinação de diversas rotas.

Sendo assim, outros diversos objetos como o jogo de tabuleiro de 4 mil anos podem ser encontrados. Como, por exemplo, a torre de aproximadamente 20 metros de diâmetro que estava debaixo da terra. Por isso, escavações são essenciais, contou a pesquisadora da Universidade de Warsaw, Agnieszka Pieńkowska.

 Veja também sobre Especialistas encontram fóssil 180 milhões de anos de dragão do mar!

Próxima página »

Escolhidas para você