Ciência & Tecnologia

Pac-Man: conheça desde a criação até os 42 do jogo

Pac-Man é considerado um dos videogames mais influentes da história, e foi pioneiro na introdução do gênero de perseguição, saiba mais sobre ele a seguir.

Por P.H Mota

Pac-Man é um dos videogames mais famosos de todos os tempos. Em suma, ele foi criado pelo japonês Toru Iwatani, designer da Namco, empresa japonesa de software na área de videogames, em 1980.

O game se espalhou pelo mundo em um momento da história em que nasceu uma indústria que se tornaria altamente refinada em poucas décadas, gerando uma cultura própria para além do mero objetivo recreativo.

O jogo consiste em comer o maior número de bolinhas (ou pizzas) sem ficar preso pelos fantasmas em um labirinto que se torna cada vez mais complexo com a mudança de nível. Um conceito muito simples, mas viciante. Saiba mais sobre esse jogo a seguir.

Como foi a criação de Pac-Man?

O nascimento de Pacman ocorreu inesperadamente. Foi tudo graças a uma pizza que o criador do Pacman saiu para comer com seus amigos e quando pegou o primeiro pedaço, surgiu a ideia do boneco particular.

Continua após a publicidade

Aliás, o criador do Puck-man, conhecido na América como Pac-Man, é o designer Tōru Iwatani, que fundou a empresa de software Namco em 1977.

Desde que PacMan foi lançado em 21 de maio de 1980, foi um sucesso. Tornou-se o primeiro fenômeno global na indústria de videogames, detendo o Recorde do Guinness para o videogame arcade de maior sucesso de todos os tempos, com um total de 293.822 máquinas vendidas de 1981 a 1987.

Como Pac-Man inovou os jogos de videogame?

O jogo surgiu e foi criado como um contraste com os jogos de violência que existiam até então e foi decidido que seria unissex para que homens e mulheres se divertissem com ele.

Então o objetivo era que as mulheres fossem mais aos fliperamas e os donos explicam que até desenharam os fantasmas com uma aparência fofa e adorável para isso. Além disso, o jogo trazia inovações como novos labirintos e mais velocidade.

Continua após a publicidade

O que significa Pac-Man?

Vale ressaltar que Pac-Man tem esse nome devido à onomatopeia japonesa paku (パク?) (yum, yum). Na verdade “paku” é o som que se produz ao abrir e fechar a boca ao comer.

O nome foi alterado para Puck-Man, e posteriormente para Pac-Man para os mercados norte-americano e ocidental, porque as pessoas podiam mudar a palavra “puck” para “fuck”, um termo obsceno da língua inglesa.

Quais são os personagens do jogo?

No game, o jogador come pontos e encontra fantasmas pelo caminho que podem atrapalhar a trajetória do Pac-Man. Aliás, o nome dos fantasmas é Blinky, Pinky, Inky e Clyde.

Blinky é vermelho e quando Pac-Man come vários pontos, sua velocidade aumenta. Enquanto Inky (azul ou ciano), ele não é tão rápido quanto o Blinky e está lá para calcular a distância em linha reta entre o Blinky e o Pac-man e o gira 180 graus.

Continua após a publicidade

De sua parte, Pinky (rosa) tenta pegar Pac-Man pela frente enquanto Blinky o persegue por trás. Enquanto Clyde (laranja) persegue Pac-man diretamente da mesma forma que Blinky.

Entretanto, Clynde, o fantasma, foge quando ela chega muito perto dele, movendo-se para o canto inferior esquerdo do labirinto.

Presença do Pac-Man na cultura pop

Além dos games, Pac-Man já esteve presente em músicas, filmes, séries animadas ou comerciais, e sua figura continua estampada em roupas, papelaria e todo tipo de merchandising.

Na música, a dupla americana Buckner & García lançou o single Pac-Man Fever que alcançou o nono lugar na lista Billboard Hot 100 em 1981.

Continua após a publicidade

Devido ao sucesso, o grupo apresentou um álbum de mesmo nome e que trazia canções de jogos populares de fliperama. da época, como Froggy’s Lament (Frogger), Do the Donkey Kong (Donkey Kong) e Hyperspace (Asteroids).

O single e o álbum receberam o status de ouro depois de alcançarem vendas combinadas de mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo.

Já na arte, como forma de homenagear o artista pop Andy Warhol, em 1989, o falecido diretor de arte e gravador Rupert Jasen Smith desenvolveu o trabalho inspirado em videogame Pac-Man from the Homage to Andy Warhol. No entanto, a obra possui o preço de US$ 7.500 em várias casas de arte.

No cinema, um filme do Pac-Man nunca foi feito, embora ele tenha várias aparições na tela. O mais significativo foi o filme Pixels (2015), onde interpreta o vilão junto com outros personagens dos clássicos videogames de fliperama.

Continua após a publicidade

Quantas fases tem o jogo?

Talvez nem o gamer mais desocupado consiga chegar ao fim do jogo, que, segundo seu próprio criador, Toru Iwatani, Pac-Man tem um total de 256 fases.

Todavia, dizem que ao atingir este último nível ocorre um erro de programação conhecido como ‘tela da morte’, então o jogo continua rodando, embora seja impossível continuar jogando.

E qual foi a maior pontuação?

O jogo Pac-Man, que viria a inspirar canções, jogos e até um filme, chegou a deter o recorde do Guinness de videogame arcade de maior sucesso de todos os tempos, com um total de 293.822 máquinas vendidas de 1981 a 1987.

Além disso, o melhor jogador da história foi Billy Mitchel, que há mais de duas décadas alcançou uma pontuação de 3.333.360 pontos atingindo o nível 255 com a primeira vida. Em 2009 houve até um campeonato mundial patrocinado pela Namco.

Continua após a publicidade

Pac-Man 2: The New Adventures

Em Pac-Man 2: The New Adventures o estilo de perseguição ganha ares de aventura. Com efeito, o personagem possui pernas e braços, e deve realizar diferentes missões dadas a ele por outros personagens.

Ao contrário de outros jogos de aventura, os jogadores não podem controlar o Pac-Man diretamente, que irá vagar e interagir com o mundo do jogo em seu próprio ritmo. Em vez disso, os jogadores usam um estilingue para guiar ou “influenciar” o Pac-Man em direção ao seu destino ou para chamar sua atenção para um objeto específico.

Em cada missão, o jogador precisará resolver quebra-cabeças para progredir. As soluções para esses quebra-cabeças são baseadas no humor do Pac-Man, que difere dependendo das ações do jogador.

Por exemplo, o jogador pode derrubar uma maçã de uma árvore, que Pac-Man vai comer e isso vai deixá-lo mais feliz. Por outro lado, atirar no rosto de Pac-Man irá irritá-lo ou deprimi-lo.

Continua após a publicidade

Desenho animado do Pac-man

Por fim, existem duas séries animadas baseadas no Pac-Man. O primeiro foi Pac-Man: The Animated Series (1984), produzido pelo famoso estúdio Hanna-Barbera. Em duas temporadas e 43 episódios, seguiu as aventuras de Pac-Man, sua esposa Pepper e sua filha Pac-Baby.

O segundo foi Pac-Man and the Ghostly Adventures (2013), que mostrava Pac-Man como um estudante do ensino médio salvando o mundo. Teve três temporadas e 53 episódios.

No Brasil, esse desenho foi transmitido pela primeira vez em 1987 no canal Band, no entanto a dublagem o chamava de “Comilão”. Em 1998, voltou para a TV aberta pela Rede Globo, dessa vez com uma nova dublagem e mantendo o nome Pac-Man. Por fim, o desenho chegou ao SBT em 2005 no Sábado Animado.

Curiosidades sobre Pac-Man

Obra de arte: O jogo original, de 1980, é um dos 14 que fazem parte da coleção de jogos do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Continua após a publicidade

Power-up: Pac-Man foi o primeiro jogo a incluir a mecânica de poder temporário por meio de um item. A ideia foi inspirada na relação do Popeye com o espinafre.

Fantasmas: Cada um dos inimigos do jogo tem uma personalidade diferente. Isso fica claro quando observamos seus nomes em japonês: vermelho Oikake (Perseguidor), o rosa Machibuse (Emboscador), o azul Kimagure (Instável) e laranja Otoboke (Estúpido). Em inglês, os nomes foram traduzidos como Blinky, Pinky, Inky e Clyde.

Partida perfeita: Apesar do jogo não ter fim, pode ter uma partida perfeita. Ela consiste em terminar 255 fases sem perder vidas e coletar todos os itens do jogo. Além disso, todos os fantasmas devem ser consumidos a cada uso de power-up.

Google: Para homenagear a franquia de jogos, o Google fez um doodle com uma versão jogável de Pac-Man no aniversário de 30 anos do game.

Continua após a publicidade

Fontes: Tech Tudo, Canal Tech, Correio Braziliense

Leia também:

15 jogos que viraram filmes

Dungeons and dragons, saiba mais sobre esse jogo clássico

Continua após a publicidade

O que são jogos competitivos (com 35 exemplos)

Silent Hill – História e origem do jogo aclamado por fãs do mundo todo

13 dicas de passatempos e jogos perfeitos para sair do tédio

Jogo da Velha – Origem e como jogar o jogo de estratégia secular

Continua após a publicidade

MMORPG, o que é? Como funciona e principais jogos

Jogos de RPG, o que são? Origem e lista de jogos imperdíveis

Próxima página »

Escolhidas para você