Curiosidades

Sonic – Origem, história e curiosidades sobre o velocista dos games

A princípio Sonic foi criado para competir com o personagem mais famoso dos games: Mario Bros. Mas seu sucesso conseguiu ser ainda maior.

Atualizado em 14/08/2020

No princípio, Sonic, que é um ouriço azul, já foi confundido por alguns como um gato. Entretanto, assim que o velocista foi ganhando fama, o seu reconhecimento entre os gamers também mudou. Criado pela SEGA para ser o mascote da empresa, Sonic chegou ao mercado em meados de 1990.

Na empreitada para criar um mascote que enfrentasse sua maior rival, Nintendo, a SEGA contou com o apoio de Naoto Ohshima, designer de personagens, e Yuji Naka, programador. Para fechar esse time que logo criaria um grande sucesso, Hirokazu Yasuhara, designer de jogo, se uniu a dupla. Assim foi formada a Sonic Team.

Começava então o desafio de criar para a SEGA um mascote tão grande e famoso quanto Mario Bros era – e ainda é – para a Nintendo. O trio sabia que para alcançar esse sucesso, o jogo de Sonic precisava ser emocionante e proporcionar algo novo. Além disso, precisava se diferenciar de Mario de alguma maneira.

A origem de Sonic

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Sonic e sua turma – Microsoft

Foi de Yuki que veio a ideia de colocar a velocidade como foco da história. Segundo ele, sua vontade era que outros jogos fossem mais divertidos e que os personagens conseguissem se mover mais rápido. E, por causa desse desejo, Yuki programou, praticamente sozinho, um novo método de rolar o fundo da tela para dar ao jogo uma velocidade maior.

Em seguida, o desafio foi criar um jogo que utilizasse essa nova tecnologia. A primeira ideia foi um coelho que pegava objetos com as orelhas e acertava seus inimigos. Entretanto, ela foi descartada por acreditarem que seria muito complexo e o jogo acabaria sendo fechado a apenas grandes jogadores.

Novamente Yuki foi quem deu a ideia. Ele propôs para que o personagem conseguisse atacar seus inimigos sem precisar parar sua corrida. Como por exemplo conseguir se enrolar igual a uma bolinha. Assim todo o jogo poderia acontecer de forma rápida sem ser restrito a jogadores mais experientes.

O surgimento do personagem

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Blogtectoy

A partir dessa ideia, Ohshima desenhou dois personagens diferentes. Um tatu e um ouriço. Em votação, a equipe escolheu pelo ouriço. O corpo coberto de espinhos lhe trazia um ar mais agressivo. Além disso, ele foi feito na cor azul para combinar com a logo da SEGA.

Além disso, o triplo queria que o personagem tivesse uma personalidade forte e que marcasse presença. As micagens e os dedos diferentes de Sonic foram bastante modernos na época de seu lançamento. Por fim, o ouriço azul só precisava ganhar um nome. Sonic foi escolhido pelos três quase ao fim do projeto.

O lançamento

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
IGN

Depois de muito trabalho e toda a busca para superar o maior, Sonic the Hedgehog foi lançado. A data era 23 de junho de 1991 e, a partir desse momento, a SEGA atingiu o sucesso na antiga era 16-bits. Nakayama, até então presidente da empresa, que queria que Sonic fosse o seu Mickey, acabou conseguindo algo maior.

Isso porque, em 1992, entre crianças de 6 a 11 anos, Sonic passou a ser mais reconhecido do que o Mickey. E mesmo depois de anos do seu lançamento, o jogo continua vendendo milhões de cópias por todo o mundo. E o sucesso não é apenas em consoles.

Sonic também já teve mais de 150 milhões de downloads em seus jogos para smartphones. Além disso, o personagem ganhou até um desenho que originalmente era transmitido pela Cartoon Network. Por fim, em 2020 o ouriço azul ganhou um live action nas telonas.

Curiosidades sobre o Sonic

Sonic e Mario

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Mario e Sonic – Deathweaver

Sonic foi criado para disputar os holofotes com Mario. Entretanto, com o passar do tempo os dois mascotes e seus criadores acabaram se entendendo. Para selar essa amizade, em 2007, foi lançado o jogo Mario & Sonic At The Olympic Games. Ele é baseado nos Jogos Olímpicos de 2008 que aconteceram na China, lançado para Nintendo Wii e DS.

A primeira aparição

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Sonic como chaveiro – Epic Play

Sonic já havia aparecido em outro jogo antes do seu para o Mega Drive ter sido lançado. Três meses antes do lançamento de The Hedgehog, ele aparece sutilmente em um jogo de corrida da SEGA. Em Rad Mobile o ouriço é apenas um aromatizador de carros pendurado no retrovisor.

Tails

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Sonic e Tails – Amino apps

Tails é uma raposa que aparece como parceira do personagem principal. Ela foi criada por Yasushi Yamaguchi. Entretanto seu nome acabou sendo alterado para Miles Prower, nome que se assemelha a Miles Per Hour (milhas por hora) e Tails ficou como um apelido para a raposa. O ouriço e a raposa se conhecem pela primeira vez em Sonic The Hedgehog 2, quando ele a resgata do Master System e de Game Gear.

O significado do nome

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Observatório de games

Sonic é uma palavra em inglês que significa sônico. Esta por sua vez se refere a uma propriedade relacionada a ondas sonoras e a velocidade do som. Como a ideia era relacionar o personagem com a velocidade da luz, primeiramente a ideia era LS, Light Speed, ou Raisupi, mas os nomes não deram muito certo.

Sonic assassino

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Evil Sonic – Amino apps

Em 2011 o ouriço acabou ganhando uma história de terror feita por alguns fãs. Nela Sonic é um personagem do mal que mata todos os outros personagens que aparecem em seus jogos. A história foi criada por JC-the-Hyena (só o apelido do criador foi revelado). Posteriormente, uma outra pessoa com o apelido de MY5TCrimson criou um jogo gratuito e totalmente jogável baseado na história creepy.

História

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Green Hill – Infobode

O ouriço nasceu em Green Hill, South Island. Ele sempre se destacou entre os os outros animais que viviam na ilha por conta de sua velocidade. Além disso, o local era sustentado pelo poder das Chaos Emerald, pedras especiais que possuíam uma grande fonte de poder.

Entretanto, para acabar com a paz do local, Dr. Robotnik (ou Dr. Eggman) chega tentando dominar o local. Então ele rapta todos e os transformam em robôs. Através disso e das pedras especiais, o cientista consegue criar um grande exército para dominar o planeta. Felizmente, Sonic consegue escapar de suas garras e por fim tem a missão de salvar a todos.

A escolha do personagem

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Sonic e Dr. Eggman – Youtube

Outros desenhos foram cogitados para se tornarem o personagem principal. Um cachorro e um homem com bigode grande. Contudo, como a equipe não conseguia decidir entre si qual era o melhor, Yasuhara decidiu pegar os desenhos feitos e levá-los para o Central Park. Enfim, ele foi de pessoa em pessoa questionando o que eles achavam de cada personagem. O ouriço levou a melhor e o homem de bigode acabou se tornando o vilão do jogo, Dr. Eggman/Robotnik.

Inspiração do Sonic

Sonic - Origem, história e curiosidades sobre o velocista
Uol

Aliás, o jogo foi inspirado em um piloto da segunda guerra mundial. Ele era ousado quando fazia seus voos, pilotava sempre em alta velocidade, ou seja, seus cabelos eram sempre espetados. Por esse motivo, ele recebeu o apelido de Sonic. Além disso, é possível perceber que as fases dos jogos se assemelham a loopings, manobras feitas por um avião.

Enfim, gostou de saber mais sobre o ouriço azul da SEGA? Em seguida, conheça a história do personagem mais famoso da Nintendo: Mario Bros – Origem, história, curiosidades e jogos gratuitos da franquia

Imagens: Blogtectoy, Microsoft, Ign, Epicplay, Deathweaver, Epicplay, Aminoapps, Observatoriodegames, Infobode, Aminoapps, Uol, Youtube

Fontes: Epicplay, Techtudo, Powersonic, Voxel