Curiosidades

15 jogos que viraram filmes

Depois de fazer sucesso em computadores e consoles, os jogos viraram filmes e séries adaptados com maior ou menor sucesso.

Não é fácil transformar um jogo em um filme coerente, principalmente porque ao fazê-lo você tira sua principal característica, a interação. Com isso queremos dizer que existem tantas versões de um único jogo quanto a experiência particular que cada usuário teve com um controle em suas mãos.

Desse modo, a história que chega ao cinema é a interpretação de apenas uma dessas versões. São mídias completamente diferentes. Mesmo assim, existem muitos filmes que viraram jogos com resultados promissores, incluindo Pokémon: Detetive Pikachu, Sonic, Tomb Raider e muitos outros.

Confira os principais jogos que viraram filmes e séries abaixo!

15 jogos que viraram filmes e séries

1. Uncharted

Uncharted é um filme da Sony Pictures baseado na série de jogos PlayStation de mesmo nome criada por Naugthy Dog. Em suma, a história conta as origens dos caçadores de recompensas Nathan Drake e Victor Sullivan.

Continua após a publicidade

É um filme cheio de aventuras, reviravoltas, viagens e brincadeiras que foi lançado em fevereiro de 2022 e foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando 15,4 milhões de dólares em seu primeiro dia.

2. Assassin’s Creed

Embora Assasin’s Creed não tenha tido o sucesso de bilheteria que se esperava, é um filme bem feito, com um conhecimento profundo da história da saga. Este filme é baseado na franquia de jogos de mesmo nome criada pela Ubisoft.

Ele chegou aos cinemas em dezembro de 2016 e não foi bem recebido pela crítica; no entanto, ganhou reconhecimento de melhor adaptação cinematográfica de um jogo na época.

3. Saga Resident Evil

É uma série de filmes alemã baseada na franquia Resident Evil. Embora se afastem um pouco da narrativa original do videogame, já conta com 7 filmes onde Milla Vovovich faz o papel de Alice Abernathy, a protagonista.

Continua após a publicidade

Ao longo dos filmes, ela ganha poderes sobrenaturais que lhe permitem enfrentar as hordas de zumbis. O primeiro da série, intitulado simplesmente Resident Evil, foi lançado em 2002, e o mais recente, Resident Evil: Welcome to Raccoon City, em 2021. Além disso, há também uma série recém-chegada à Netflix.

4. Tomb Raider

Quem não se lembra de Angelina Jolie como protagonista dos primeiros filmes desta série? Baseado no jogo de 2013, o filme narra as aventuras de Lara Croft, a arqueóloga britânica, resultando em uma série de produções no estilo de Indiana Jones, mas liderado por mulheres.

5. Sonic

Feito pela Sony Pictures, Sonic acabou sendo um filme muito engraçado que sempre será lembrado como um dos últimos filmes de jogo vistos nos cinemas antes da pandemia.

É baseado na franquia de jogos Sonic criada pela Sega, onde nos mostra como o menino azul se junta ao xerife da cidade para escapar das forças secretas do governo e derrotar Robotnik. Aliás, ele estreou em 14 de fevereiro de 2020.

Continua após a publicidade

6. Pokémon: Detetive Pikachu

A franquia Pokémon se tornou um enorme sucesso, incluindo a série de TV, cartas, filmes de animação e o jogo que definiu toda uma geração. No entanto, o anúncio do filme Pokémon: Detetive Pikachu era esperado com alguma desconfiança, já que se tratava de um filme live-action.

Contudo, ele conseguiu a surpresa graças a alguns efeitos visuais realmente bons. Além disso, Ryan Reynolds, que dublou o personagem amado, e Justice Smith, fizeram deste filme uma explosão. Distribuído pela Warner Bros, o longa estreou em maio de 2019.

7. Minecraft: Story Mode

É uma das séries interativas da Netflix em que as decisões que são tomadas determinam o que acontecerá a seguir. Há lugares e personagens emblemáticos de toda a saga.

8. Ingress the animation

É uma série baseada no jogo japonês de realidade aumentada. Duas facções lutam para apoderar-se de uma substância misteriosa que pode influenciar a mente humana.

Continua após a publicidade

9. Castlevania

O jogo desenvolvido pela Konami, tem uma série em que a história se concentra em um caçador de vampiros que luta para salvar uma cidade sitiada por um exército de feras sob o comando de Drácula.

10. God Eater

Nesta série um inimigo imune a armas convencionais causou o colapso da civilização e a única esperança para os humanos é uma nova arma viva.

11. Pac-Man e as aventuras fantasmagóricas

A equipe do Pac-Man navega pelos altos e baixos da adolescência enquanto protege seu mundo de um exército fantasmagórico liderado pelo malvado Betrayus.

12. Street Fighter II

Na série, os amigos fanáticos por artes marciais Ryu e Ken viajam pelo mundo em busca de técnicas para melhorar suas habilidades de luta.

Continua após a publicidade

13. Angry Birds

A série baseada no icônico jogo explica a rivalidade entre porcos e pássaros e como eles se enfrentam ao longo da história. O filme do jogo também está disponível na Netflix.

14. Mortal Kombat

No filme, uma equipe de nobres guerreiros enfrenta os asseclas de um imperador do mal em um torneio onde a luta será até a morte.

15. Doom: Hell’s Gate

Por fim, neste filme, um comando investigando um sinal de socorro de um planeta distante descobre que alienígenas mutantes exterminaram quase toda a população.

Fontes: Canaltech, Gogamers

Continua após a publicidade

Então, achou essa lista interessante? Pois, leia também:

O que são jogos competitivos (com 35 exemplos)

Jogos Vorazes: qual a ordem correta para ver os filmes?

MMORPG, o que é? Como funciona e principais jogos

Continua após a publicidade

Jogos de RPG, o que são? Origem e lista de jogos imperdíveis

Games famosos: 10 jogos populares que movimentam a indústria

Blizzard – Origem, história, sucesso e jogos da empresa de games

Melhores jogos de PlayStation 4 – 10 títulos essenciais da geração

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você