A série Todo Mundo Odeia o Chris, é muito famosa principalmente no Brasil. Por isso, fez parte da infância de muita gente por aí. Nesse sentido, um dos personagens mais marcantes da trama é o querido Julius, o pai de família mais amado da TV.
Basicamente, a série retrata a realidade de uma família negra, em pleno Brooklyn dos anos 80. Isso tudo é contado através da perspectiva de Chris, o filho mais velho da família. Inclusive, ele vive várias confusões, principalmente com seus irmãos mais novos.
Além disso, a família enfrenta várias dificuldades, principalmente financeiras e em decorrência do forte racismo que sofrem na época.
Certamente, são exatamente estes obstáculos que fazem de Julius um personagem muito amado. Isso porque o modo como ele reage a esses problemas, em defesa de sua família, é inspirador. Aliás, as lições de Julius são atemporais.
Nesse sentido, relembre suas maiores qualidades, frases e momentos marcantes do personagem.
Razões para amar o personagem Julius
1. Relação de Julius com o dinheiro
Certamente, essa é uma de suas características mais marcantes. Julius sabe o preço de qualquer coisa, de um pedaço de pão até o copo de leite derramado na mesa. Além disso, o patriarca não tolera desperdícios, e por isso em vários episódios, ele aparece comendo os restos de comida deixados por algum dos filhos.
Isso porque, a família sempre enfrentou dificuldades financeiras. E para saber administrar o orçamento, Julius anda na linha com dinheiro. Inclusive, por muitas vezes, é necessário que ele controle Rochelle, sua esposa. Nesse sentido, uma de suas frases marcantes é: “E quanto isso vai me custar?”
2. Ele ama uma promoção
Sim, ele ama promoções. Por isso, sempre que encontra uma oportunidade, ele a aproveita. Um episódio que pode ser facilmente lembrado, é o que Julius compra um carregamento de linguiças na promoção. Por conta disso, a família começa a ter linguiças em todas as suas refeições diárias.
Porém, o personagem tem um lema bem conhecido: “Se eu não comprar nada, o desconto é maior”. Essa frase vem de um episódio em que Rochelle o convence a comprar uma nova Tv, na promoção é claro. Contudo, quando foram à loja, o estoque já havia acabado. E essa foi sua resposta, enquanto o vendedor lhe oferecia outras mercadorias.
Mas, como todos sabemos, Rochelle pode ser bem convincente, por isso ele acaba fazendo uma cartão de crédito da loja. E em seguida, sai de lá com uma nova Tv.
3. Seu carinho com a família
Para Julius, sua família é prioridade. Por isso, ele sempre faz o que pode para protegê-los e para que sejam felizes. Segundo Chris, ele não era o tipo de cara que dizia “eu te amo”, mas todas as noites prometia voltar para casa depois do trabalho, e isso que dizer que ele os amava.
São bem comuns os episódios, em que Julius defende alguém da família. Como, por exemplo, quando ele ameaça Malvo por estar intimidando Chris, ou até mesmo quando defende Tonya, sua filha mais velha, da mãe. Isso porque, no episódio da linguiça, já citado tópico acima, Rochelle a deixa sem comer nada, pelo fato dela se recusar a comer linguiça. Por isso Julius leva sanduíches para ela durante a madrugada.
4. Julius e seus dois empregos
Quem nunca ouviu a frase: “Eu não preciso disso, meu marido em dois empregos!” ? Isso mesmo, Julius possui dois empregos. De manhã ele trabalha como motorista de caminhão, e a noite trabalha como segurança. Esse, é mais um de seus sacrifícios por sua família.
Por esse motivo, todos os dias ele tem seu horário de sono, literalmente sagrado. Pois, seu sono é tão pesado, que nada o acorda. Desse modo, um dos episódios mostra até mesmo bombeiros entrando e sua casa para apagar um incêndio, e ele continua dormindo.
Vale ressaltar que, todos os dias ele deve ser acordado às 17 horas, e dorme de uniforme para aproveitar até o último segundo de seu sono.
5. Julius e Rochelle
De fato, os dois foram feitos um para o outro. Pois, ao mesmo tempo em que Rochelle, pode ser considerada uma verdadeira fera, Julius é calmo na maioria das vezes. E ele possui outra frase também muito famosa e sábia: “Uma coisa que aprendi em relação às mulheres, é que mesmo quando você está certo, você está errado”.
Nesse sentido, alguns episódios retratam exatamente isso. Como quando Rochelle, descobre que Julius possui um cartão de crédito escondido, há mais de 15 anos. E ao ser questionado pela esposa, que não ficou nada feliz em saber o que ele escondia, Julius contou que o cartão serviu para pagar sua aliança de noivado, e mesmo assim ela fica uma fera.
Contudo, ele ainda possui maneiras peculiares de demonstrar seu amor pela esposa. Pois, em outro capítulo, a empresa em que Julius trabalha entra em greve, e por isso ele fica mais tempo em casa. Diante disso, ele começa a fazer todos os serviços domésticos, e Rochelle não gosta nenhum pouco disso. Isso porque, seus filhos começam a elogiar o trabalho do pai, o que a deixa com inveja.
Para resolver a situação, Julius pede para que as crianças baguncem toda a casa. E a espera deitado no sofá, é claro que ela fica muito irritada. E em seguida, manda que ele volte a arrumar as coisas, sobrando mais tempo para que ela descanse.
6. Sua sinceridade
Uma das qualidades do patriarca, é que ele sempre é muito sincero. E, por isso, na maioria das vezes nos ensina grandes lições de vida. Dentre elas, é que quando ele era jovem, ele não precisava de roupas especiais, pois já ter roupas era especial.
Outro exemplo de sua sinceridade, é quando Rochelle o pressiona para que eles possam sair para relaxar e esquecer os problemas, e ele dispara: “Por que eu vou sair para relaxar, se posso relaxar em casa que é grátis?”
7. Julius e suas ironias
Certamente, não poderíamos esquecer das famosas frases irônicas de Julius. Dentre elas estão: “Uma corrente de ouro, só serve para você prender seu portão de ouro, da sua casa de ouro” , em resposta ao um pedido de Rochelle. Outra também muito conhecida é: “Quer saber o que é mágica? Eu tenho dois empregos, trabalho sete dias por semana, e todo dia meu dinheiro desaparece!”
8. O Paizão
Além de todas as atribuições já citadas, não se pode esquecer que Julius é pai de 3 adolescentes. Nesse sentido, ele também se desdobra, juntamente com Rochelle, para que eles possam ter a melhor educação. Por isso, alguns episódios ficaram marcados pelas lições que ele passa aos seus filhos.
Basicamente, uma das maiores lições é a que Julius ensina para Chris, quando ele se recusa a pedir perdão à sua mãe, depois de uma briga: “Sabe quantas vezes eu estava certo e tive que pedir perdão? 469.531 vezes!”. E por fim, uma última sobre respeito: “Quando se tem medo, não se tem respeito; quando se tem respeito, não se tem medo.”
Gostou dessa matéria? Certamente deveria ler sobre: Todo Mundo Odeia o Chris, a verdadeira história por trás da série