Creepypasta

Lavender Town: a creepypasta sobre a cidade de Pokémon

Lavender Town é uma das lendas mais antigas da história dos videogames, e que até hoje faz parte do imaginário coletivo popular.

Com o nascimento de Pokémon também surgiram um bom número de lendas urbanas e histórias aterrorizantes como a creepypasta Lavender Town, o tema do artigo de hoje.

Em 1996, chegou ao mercado japonês um jogo que se tornaria um ícone, único, e que despertou o interesse de gamers de todo o mundo. Trata-se de Pokémon Red e Pokémon Green, os dois jogos que dariam início à saga Pokémon, que se tornaria um fenômeno mundial anos depois.

O jogo foi lançado para o console portátil Game Boy, o primeiro destes, portanto o jogo não apresentava cor. Desse modo, Pokémon Red/Green apresentava gráficos ultraminimalistas, mas isso não o impediu de se tornar um clássico já que a jogabilidade de combate por turnos dessas impressionantes criaturas fictícias chamou a atenção das crianças japonesas da época.

Sendo o tremendo sucesso que foi, não é de se estranhar que uma aura cheia de mistérios se formou ao seu redor.

Continua após a publicidade

O que é Lavender Town?

Lavender Town é uma creepypasta clássica relacionada aos videogames Pokémon Red and Blue no final dos anos 90. Essa creepypasta foca no jogo Pokémon Green, que surgiu no Japão em 1996.

Segundo a lenda, as taxas de doença e suicídio entre crianças japonesas de 7 a 12 anos atingiram níveis altíssimos. A conexão comum entre todos eles? Todos estavam jogando Pokémon Green e chegaram a um lugar chamado Lavender Town, onde se ouvia uma música bem estridente.

Torre

Em suma, Lavender Town é uma cidade extremamente pequena, com a particularidade de ser o único local em toda Kanto (região em que o jogo se passa) que possui uma torre, a Pokémon Tower. Seu acesso principal e uma espécie de caverna, onde os treinadores dizem adeus às suas criaturas fiéis pela última vez.

Origem do mito de Lavender Town

Como você viu acima, tudo começa com as primeiras versões beta de Pokémon Green e Red, os primeiros videogames Pokémon da história, e com os quais a franquia estreou.

Continua após a publicidade

Naturalmente, esta é uma das primeiras lendas urbanas dos videogames, o que é completamente falsa. Aliás, a Nintendo e a polícia japonesa desmentiram esse mito em várias ocasiões.

A Internet dava os primeiros passos para se tornar uma distribuidora de terror por excelência, e o fato de poucos terem a sorte de poder se conectar à web, de passar a história para os amigos, que por sua vez a contavam para mais amigos, tornando algo falso em verdadeiro.

Os videogames são cercados de histórias semelhantes a esta, a maioria delas falsas ou exageros de histórias verdadeiras, mas isso não tira o fato de que sempre serão uma fonte inesgotável de lendas urbanas, mitos e histórias assustadoras que, com os dias de hoje internet, chegam aos cantos mais remotos do mundo.

Síndrome de Lavender Town

Por fim, segundo o desenvolvedor, os distúrbios estavam relacionados à música usada em Lavender Town e na torre fantasmagórica. Tratava-se de uma melodia chiptune (música eletrônica sintetizada), que escondia batidas binaurais em seus tons agudos.

Continua após a publicidade

Acredita-se que esses sons supostamente provocavam comportamento suicida, mas só eram detectáveis ​​em crianças menores de 12 anos de idade. Assim, este suposto fenômeno recebeu o nome popular de “Síndrome de Lavender Town”.

Fontes: Portal dos Mitos, Arkade, The Enemy

Leia também:

Backrooms: conheça essa misteriosa e assustadora creepypasta

Continua após a publicidade

Faces de Bélmez: fenômeno sobrenatural no sul da Espanha

Carmen Winstead: lenda urbana sobre uma terrível maldição

Gorefield: conheça a história da versão creepy de Garfield

Origem da Peppa Pig: a história de horror por trás da personagem

Continua após a publicidade

Lendas urbanas que vão te deixar com medo de dormir no escuro

Smile.jpg, será que essa popular história da internet é real?

Histórias de terror pra deixar qualquer pessoa sem dormir

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você