Como escrever as letras gregas no teclado?

Pode parecer difícil digitar letras gregas no computador, mas existem algumas formas simplificadas de fazer isso usando o teclado, confira!

Como escrever as letras gregas no teclado?

Você sabe como escrever letras gregas no teclado? A língua grega pertence ao ramo helênico da família das línguas indo-europeias. Assim, é falado principalmente na Grécia e em Chipre, e também na Austrália, Albânia, Itália, Ucrânia, Turquia, Romênia e Hungria. Logo, a importância das letras gregas na nossa vida é enorme, e os gregos são responsáveis inclusive pela criação das vogais.

Todavia, visto que a Web foi inventada por cientistas na Suíça, pode parecer surpreendente à primeira vista que pouca atenção foi dada ao problema de exibir letras gregas e símbolos matemáticos em documentos HTML. Saiba mais a seguir!

Como escrever as letras gregas no teclado?

O método original para exibir caracteres gregos em documentos HTML utilizava a fonte “símbolo”, que estava disponível na maioria dos computadores. Porém, os navegadores mais recentes deixaram de oferecer suporte a esse recurso, levando à necessidade de uma atualização nos padrões.

Agora, o processo envolve o uso de nomes de caracteres ou números de codificação. Esses caracteres são sempre precedidos pelo símbolo “&” (e comercial) e seguidos por um ponto e vírgula (;).

Diante disso, a referência por número de codificação Unicode segue o formato &#nnn; ou &#nnnn;, onde “nnn” ou “nnnn” representam um número decimal de três ou quatro dígitos, respectivamente. Por exemplo, para exibir a letra grega alfa: usando o nome do caractere, seria α, e pelo número de codificação, α.

Códigos HTML para usar letras gregas

Como escrever as letras gregas no teclado?

Veja como você pode escrever letras gregas no teclado a seguir:

Α Α Α Alpha
Β Β Β Beta
Γ Γ Γ Gamma
Δ Δ Δ Delta
Ε Ε Ε Epsilon
Ζ Ζ Ζ Zeta
Η Η Η Eta
Θ Θ Θ Theta
Ι Ι Ι Iota
Κ Κ Κ Kappa
Λ Λ Λ Lambda
Μ Μ Μ Mu
Ν Ν Ν Nu
Ξ Ξ Ξ Xi
Ο Ο Ο Omicron
Π Π Π Pi
Ρ Ρ Ρ Rho
Σ Σ Σ Sigma
Τ Τ Τ Tau
Υ Υ Υ Upsilon
Φ Φ Φ Phi
Χ Χ Χ Chi
Ψ Ψ Ψ Psi
Ω Ω Ω Omega
α α α alpha
β β β beta
γ γ γ gamma
δ δ δ delta
ε ε ε epsilon
ζ ζ ζ zeta
η η η eta
θ θ θ theta
ι ι ι iota
κ κ κ kappa
λ λ λ lambda
μ μ μ mu
ν ν ν nu
ξ ξ ξ xi
ο ο ο omicron
π π π pi
ρ ρ ρ rho
ς ς ς sigmaf
σ σ σ sigma
τ τ τ tau
υ υ υ upsilon
φ φ φ phi
χ χ χ chi
ψ ψ ψ psi
ω ω ω omega
ϑ ϑ ϑ theta symbol
ϒ ϒ ϒ upsilon symbol
ϖ ϖ ϖ pi symbol

Como usar atalhos do teclado Alt para inserir símbolos gregos?

Para inserir símbolos gregos, basta pressionar a tecla Alt junto com os números do teclado numérico. Mantenha o Alt pressionado enquanto digita a sequência numérica correspondente para inserir o símbolo desejado. Veja a seguir:

  • α (Alfa) – Alt + 224
  • ß (Beta) – Alt + 225
  • Γ (Gama) – Alt + 226
  • Δ (Delta) – Alt + 916
  • ε (Epsilon) – Alt + 238
  • Θ (Teta) – Alt + 233
  • π ( Pi) – Alt + 227
  • µ (Mu) – Alt + 230
  • Σ (Sigma maiúsculo) – Alt + 228
  • σ (Sigma minúsculo) – Alt + 229
  • τ (Tau) – Alt + 231
  • Φ (Phi maiúsculo) – Alt + 232
  • φ (Phi minúsculo) – Alt + 237
  • Ω (Omega) – Alt + 234

Caso essas sequências não funcionem, tente pressionar a tecla NumLock no teclado numérico. No entanto, se o seu teclado não tiver essa parte, dá para usar a tecla Fn e acessar os números na linha superior do teclado.

Quando surgiu o alfabeto grego?

Como escrever as letras gregas no teclado?

O grego foi inicialmente escrito em Micenas, utilizando uma forma de escrita chamada Linear B, que esteve em uso entre aproximadamente 1500 e 1200 a.C. Esse não funcionem é conhecido como micênico. Em Creta, outra escrita chamada silabário cipriota foi empregada para registrar a variedade local do grego entre cerca de 1200 e 300 a.C.

O alfabeto grego, em uso contínuo desde aproximadamente 750 a.C., foi desenvolvido a partir do alfabeto cananeu ou fenício, sendo que tanto a ordem quanto os nomes das letras derivam do fenício. Nesse processo de adaptação, os significados originais dos nomes das letras acabaram se perdendo. Por exemplo, “alfa” vem do cananeu “aleph” (boi) e “beta” de “beth” (casa).

No início, havia várias versões do alfabeto em uso em diferentes cidades gregas, chamadas alfabetos epicóricos. Esses alfabetos podem ser divididos em três grupos principais: verde, azul e vermelho. O grupo azul deu origem ao alfabeto grego moderno, enquanto o grupo vermelho evoluiu para o alfabeto etrusco e outros sistemas de escrita da antiga Itália, incluindo o alfabeto latino.

Atualmente, o alfabeto grego é usado exclusivamente para escrever o grego, mas no passado ele serviu para registrar diversas línguas, como lídio, frígio, trácio, gaulês, hebraico, árabe, ossético antigo, albanês, turco, aromeno, gagauz, surguch e urum.

Então, gostou de saber mais sobre as letras gregas no teclado? Aproveite e leia também: O que é deep web, como acessar e quais perigos existem por lá?

Outras postagens