Mundo Animal

Conheça o peixe com carne azul brilhante e mais de 500 dentes

O Lingcod, peixe de carne azul, é um tipo raro de espécie aquática que tem uma boca extensa, que os torna tão temíveis quanto os tubarões!

Você já ouviu falar no Lindcod, o peixe de carne azul e dentes afiadíssimos?

Com certeza, ele está na exceção e faz parte do grupo de peixes que, assim como os tubarões podem ser perigosos para o ser humano. Isso porque existe um subgrupo de peixes que podem nos ferir, seja por seus dentes, espinhos venenosos, placas de guelras ou simplesmente devido à velha força bruta.

Apesar do nome, Lingcod não são verdadeiros bacalhaus. Na verdade, esses peixes de carne azul são membros da família dos Hexagrammidae, que inclui o peixe-escorpião por exemplo.

Acredita-se que esse peixe recebeu esse nome pelos primeiros pescadores europeus que pensavam que o peixe comprido e magro se parecia com a maruca nativa e tinha a polpa branca de um bacalhau.

Contudo, o Lingcod tem um conjunto assustador de cerca de 500 dentes afiados e uma boca grande, o que os torna predadores vorazes que podem crescer até 60 centímetros de comprimento e pesar mais de 36 quilos. Além disso, esse peixe tem internamente a incrível coloração azul. Saiba mais sobre o Lingcod abaixo.

Qual o habitat e como é a dieta do Lingcod?

Os peixes de carne azul são habitantes do fundo do mar que normalmente são vistos perto de pilhas de pedras e leitos de algas no Alasca. Durante os meses de outono, este peixe se move de suas áreas rochosas e íngremes de fundo para áreas próximas à costa para desovar.

Continua após a publicidade

Ademais, ele se alimenta de invertebrados e de muitos tipos de peixes como arenque, salmão e pescada do Pacífico. Esta espécie gosta especialmente de comer polvos pequenos.

O Lingcod não é apenas muito procurado por pescadores, mas também por leões marinhos e focas. Aliás, um leão marinho ou foca pode reduzir bastante a população LingCod em uma área bastante grande. Uma fêmea dessa espécie pode viver por muitas décadas, enquanto os machos vivem em média de 13 a 15 anos.

Por que a carne dessa espécie é azul?

Lingcod: conheça o peixe com 500 dentes e carne totalmente azul

Este peixe tem cor azul ou turquesa rara por causa do pigmento biliar chamado biliverdina, que é a principal causa do azul dessas espécies. Com efeito, essa condição faz com que o soro do sangue mude para uma cor estranha.

No entanto, como esse pigmento vai entrar nos tecidos e na carne do peixe ainda deixa os biólogos confusos. Ademais, a biliverdina também pode ser o pigmento responsável pela cor esverdeada tipicamente observada em hematomas.

Esses peixes são espécies solitárias e gostam de passar o tempo descansando em buracos ou fendas ao longo das rochas. Eles camuflam seu corpo em seus arredores rochosos, onde fica e espera para emboscar qualquer presa que passar por perto.

Continua após a publicidade

Qual a importância desse peixe para o ecossistema?

Lingcod são consumidores essencialmente secundários e terciários dentro da comunidade bentônica. Assim, estes peixes são predadores de lulas, polvos, caranguejos e pequenos invertebrados.

Eles também são uma importante espécie de presa para inúmeras espécies de mamíferos marinhos. A maioria dos ovos de lingcod é caçada e comida por moluscos gastrópodes, caranguejos, equinodermos e outros

Por fim, o peixe Lingcod azul é o tipo mais raro de se encontrar no oceano. O principal fator que os torna raros para este peixe é a variação da cor azul ou verde que existe em apenas 20% da população.

10 curiosidades interessantes sobre o peixe de carne azul

1. O maior Lingcod já capturado tinha 1,52 m e pesava cerca de 15 quilos.

2. Lingcods são conhecidos por serem carnívoros vorazes, portanto, eles comem tudo que cabe em sua boca enorme. Aliás, eles são canibais e devoram a própria espécie de tamanho menor.

3. Uma fêmea pode depositar de 40.000 a 500.000 ovos em uma única estação de desova. Além disso, as fêmeas são significativamente maiores do que os machos.

Continua após a publicidade

4. Esses peixes são conhecidos por atacar humanos, especialmente durante as estações de desova.

5. Os Lingcods são habitantes do fundo e preferem ser solitários. Assim, eles normalmente não se afastam muito de suas casas.

6. Eles apenas migram para acasalar e costumam voltar para sua base após a desova.

7. Eles podem viver por até vinte e cinco anos na natureza.

8. Os Lingcods se tornaram uma espécie quase em extinção devido à pesca excessiva no final dos anos 90. Aliás, vários regulamentos, como limitações de captura e tamanho, foram colocados em prática.

9. Atualmente a população Lingcod se estabilizou.

Continua após a publicidade

10. Peixes dessa espécie podem ser capturados durante todo o ano em prática de pesca esportiva.

Então, gostou de saber mais sobre esse exótico peixe do Alasca? Pois, leia também: Peixe-leão: conheça a exuberante e temida espécie invasora

Próxima página »

Escolhidas para você