Curiosidades

Como aprender inglês rápido: 10 dicas infalíveis

O inglês pode ser um dos idiomas mais difíceis de dominar, mas essas dicas podem ajudá-lo a aprender essa língua de forma rápida e eficaz.

Neste mundo globalizado, aprender inglês é muito importante, pois pode ajudar a melhorar a comunicação dentro e fora do Brasil. Aliás, o inglês é o idioma mais falado no planeta, bem como é a língua comum dos negócios, educação e entretenimento.

Portanto, aprender inglês atualmente é quase uma necessidade, sobretudo para agregar valor às oportunidades de carreira, viajar para o exterior e etc.

Desse modo, existem muitas dicas para aprender e melhorar a língua inglesa. Algumas dicas são: ouça muito inglês, aprenda novos sons separadamente, concentre-se na associação de palavras, aprenda frases e não palavras, aprenda com a ajuda da música, tente fazer uma conversa em inglês e busque padrões, não regras. Veja outras dicas abaixo!

10 dicas infalíveis para aprender inglês rápido

1. Construa seu vocabulário

Como aprender inglês rápido: 10 dicas infalíveis

Continua após a publicidade

Trabalhe na construção de seu vocabulário todos os dias, escolhendo novas palavras para aprender e repetindo cada palavra continuamente para reforçar a memória dessas novas palavras.

Sublinhe palavras que você não conhece e posteriormente a procure em um dicionário de inglês. Desse modo, você aproveitará muito mais a leitura da definição e, em seguida, lerá frases usando a palavra para saber o significado.

2. Fale inglês

Falar inglês diariamente ajudará você a aprender inglês e também aumentará sua confiança ao falar o idioma. Lembre-se de que a confiança é a chave para falar naturalmente e se sentir bem com sua experiência de aprendizado.

Continua após a publicidade

Mesmo que você saiba apenas um pouco, continue falando em voz alta. Portanto, fale com a maior frequência possível, mesmo que seja apenas para você!

3. Pratique diariamente com ajuda de tradutores

Os tradutores online podem ser um grande recurso para você que iniciou a jornada de aprender inglês, pois podem esclarecer sua compreensão e pronúncia de uma palavra. Para ouvir a palavra, você pode clicar no botão de áudio e ouvir como é a pronúncia da palavra ou frase.

4. Ouça o máximo de conteúdo em inglês

Como aprender inglês rápido: 10 dicas infalíveis

Continua após a publicidade

Ouça atentamente uma variedade de conteúdo em inglês em qualquer lugar que puder. Prestar muita atenção a fontes como notícias, músicas e conversas do dia-a-dia pode aumentar muito seu conhecimento de palavras, frases e expressões.

Você também pode optar por consumir áudios em Podcasts, assim poderá aprender muito sobre inflexões e nuances de palavras específicas.

5. Leia em voz alta

Como aprender inglês rápido: 10 dicas infalíveis

Ler ajudará na repetição de ver como são as palavras em inglês. Ler em voz alta ajudará você a emparelhar o som das palavras com o texto a sua frente.

Continua após a publicidade

Lembre-se de que ler livros com diálogo também é ótimo para extrair significado de pistas de contexto e geralmente envolve conversas que você ouviria no dia a dia.

6. Converse com amigos

Recorra a seus amigos para praticar seu novo vocabulário e frases. Como você não saberá o que seu amigo dirá em seguida, é uma ótima prática para pensar rapidamente, como faria ao falar inglês em um ambiente real.

7. Use um dicionários de sinônimos

Como aprender inglês rápido: 10 dicas infalíveis

Continua após a publicidade

Use um dicionário online para pesquisar sinônimos de palavras que você conhece. Mantenha uma lista contínua em seu computador ou em um caderno de palavras combinadas com seus sinônimos, para que você possa ajudar a criar uma grande variedade em seu inglês.

8. Assista filmes, séries e programas em inglês

Ouvir e assistir filmes no cinema e na TV ajudará imensamente nas suas habilidades de inglês. Aliás, essa é uma maneira divertida de pegar dicas visuais dos personagens, como suas expressões faciais ou tons, combinados com as palavras que estão dizendo.

Você também pode assistir vídeos em inglês no YouTube com legendas em inglês. Com efeito, ao ler as palavras à medida que as ouve, você começará a reforçar as que já conhece enquanto aprende novas palavras por meio de pistas contextuais.

Continua após a publicidade

9. Faça uma imersão num país que fala inglês

Como aprender inglês rápido: 10 dicas infalíveis

Faça uma viagem para um lugar onde o inglês é a língua principal. Não tenha medo de iniciar conversas em locais públicos com os nativos. Esta é uma excelente forma de ganhar experiência real e começar a colocar os seus conhecimentos à prova. Além disso, não se preocupe em errar, o mais importante é ganhar experiência e tentar!

10. Defina metas

Por fim, definir metas e recompensas é uma maneira divertida de reforçar seu aprendizado e celebrar cada conquista que você fizer ao longo do caminho. Novos idiomas são sempre difíceis, mas com a prática você se tornará um profissional em pouco tempo. No início você pode definir algumas metas como:

Continua após a publicidade
  • Escolha cinco novas palavras desse idioma que você gostaria de aprender a cada dia;
  • Escreva as palavras e seus significados no papel pelo menos dez vezes cada;
  • No final da semana, repasse as 5 palavras de cada dia para um total de 35 novas palavras por semana;
  • Esta tarefa diária levará apenas 30 minutos, mas irá melhorar muito o seu conhecimento de palavras em inglês.

Então, agora que você sabe como aprender inglês rápido, leia também: Português de Portugal – História e principais diferenças para o brasileiro

Próxima página »

Escolhidas para você