Curiosidades

Listras das zebras – Características, pesquisas e função

Pesquisadores ainda não entraram em um consenso sobre a função das listras das zebras. No entanto, continua sendo objeto de estudos.

Atualizado em 10/07/2020

Você também já se perguntou se a zebra é preta com listras brancas ou branca com as listras pretas? Sobretudo, essa deve ser uma grande dúvida recorrente em relação as listras das zebras.  Além disso, as características desse mamífero atraem o comércio. Por exemplo, é fácil encontrar estampas de zebra na moda, móveis etc.

Deixando esse ponto de lado e focando no animal, estudos foram feitos para descobrir qual a função das listras das zebras. Uma hipótese levantada por pesquisadores é que seria uma espécie de camuflagem. Dessa forma, o predador ficaria confuso ao ver várias zebras juntas.  

Outra indagação que também surge é o por quê apenas as zebras possuem listras. Apesar dos questionamentos, a verdade é que muitos pesquisadores estudam a condição, porém não há um consenso específico. No entanto, algumas hipóteses foram levadas em consideração com base em pesquisas distintas.

Listras das zebras - Características, pesquisas e função
Imagem: StartSe

Listras pretas ou listras brancas?

Em suma, as zebras, assim como os cavalos e asnos, pertencem ao gênero Equus. Com isso, as três espécies que habitam o leste e sul da África, possuem pelos escuros divididos por fios brancos e não pigmentados. Ou seja, são os únicos equídeos listrados e padrões e a intensidade das faixas dependem da espécie e localização.  

De acordo com o biólogo Guilherme Domenichelli, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, as zebras são brancas com listras pretas. Em síntese, a sua teoria é explicada pelo fato da barriga da zebra ser totalmente branca e no restante do corpo surgir as listras pretas.  

O biólogo ainda apontou que as espécies possuem padrões de listras diferentes. Além disso, possuem crina curta e ereta, sentidos como visão, audição e paladar desenvolvidos. Ainda assim, as zebras são ágeis e algumas espécies, como a zebra de grevy, não ficam em grupos. Logo, os machos vivem sozinhos em um grande território podendo acasalar com até dez fêmeas.

Listras das zebras - Características, pesquisas e função
Gif: Gyfcat

Espessura das listras das zebras

E não é que a largura das listras também foi objeto de pesquisa? Sendo assim, pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) avaliaram 29 tipos de zebras distintas. Como resultado disso, chegaram à conclusão de que aquelas que vivem nas planícies do sul, ou seja, regiões mais frias, possuem listras mais finas e menos definidas. 

Em contrapartida, as zebras das regiões mais quentes, na África por exemplo, possuem listras mais grossas e mais definidas. A partir disso, levantaram a hipótese de que as listras servem para controlar a temperatura do corpo. Logo, as listras pretas servem para manter o corpo mais frio.  

Porém, alguns pesquisadores acreditam na ideia de que as listras ajudam as zebras a espantarem moscas, transmissoras de doenças. Assim, esses insetos buscam locais claros e, consequentemente, mantêm distância das listras pretas. Seguindo essa linha, outros pesquisadores têm a teoria de que ao controlar o calor nas partes traseiras, evita picada nas patas.  

Listras das zebras - Características, pesquisas e função
Imagem: The Times

Pesquisas  

Uma das pesquisas sobre as listras das zebras foi publicada na revista científica Nature Communications em 2014. Nessa abordagem, os pesquisadores firmam a tecla de que as listras funcionam como repelente para afastar mosquitos.  

Até chegar a esse resultado, os pesquisadores, basicamente, observaram espécies de equinos, tais como zebras e cavalos. A partir disso, avaliaram a presença ou não de listras, o tamanho e, inclusive, insetos que se aproximavam dos animais.

Como resultado disso, observaram que onde há mais moscas, há mais animais listrados. Com isso, os insetos retraem com as listras. Contudo, as pesquisas ainda não firmaram o porquê realmente isso ocorre. 

Os pesquisadores Alison Cobb, e o zoólogo Stephen Cobb, de Oxford, no Reino Unido defendem a ideia de que as listras pretas das absorveriam o calor e aqueceriam as zebras na manhã. Logo, as listras brancas refrescam os animais durante pastagem sob o sol.  

Outra pesquisa, no entanto, foi observada por biólogos moscas perto de zebras e cavalos. Porém, alguns cavalos usavam casacos pretos, outros brancos e listrados. Com isso, as moscas paravam em zebras e cavalos em quantidades semelhantes e poucas pousavam nos cavalos com casacos. Com isso, pesquisa da Universidade de Princeton, EUA, sob o comando do biólogo Daniel Rubenstein estuda o cenário por meio da “visão da mosca em realidade virtual”. 

Quagga  

Da família dos cavalosQuagga possui algumas listras semelhantes às zebras. Apesar desse animal ser considerado na lista de extinção, é possível encontrar alguns na África do Sul. Diferente das zebras, as listras do quagga são mais suaves, claras na traseira e escuras na frente. Além disso, esse animal é considerado uma subespécie da zebra de planície (Equus quagga burchelli) pesando aproximadamente 350 kg e com cerca de 1,30 metros de altura. 

Então, tem interesse em saber mais sobre as peculiaridades de determinados animais? Veja esse texto sobre

Fontes: Uol Terra Mega Curioso BBC

Imagens: Quartz StartSe  The Times Gfycat