22 livros de mitologia essenciais para você aprender

Livros de mitologia são uma ótima opção para quem quer aprender mais sobre as histórias clássicas, e também se divertir.

Zeus lendo livros de mitologia

Livros de mitologia são indispensáveis para quem quer mergulhar a fundo nesse universo de lendas e mitos. Tanto para quem quer apenas conhecer as histórias, quanto para quem quer de fato se aprofundar nas lendas mitológicas a fundo. Vale também para quem só quer se divertir! Foi por esse motivo que resolvi fazer essa lista.

A lista será dividida em três partes: primeiro, os livros básicos. Com eles, você aprenderá o essencial para conversar sobre Mitologia Grega, Nórdica e Egípcia com qualquer pessoa. Depois, os livros mais densos, difíceis de ler. Eles te darão um conhecimento ainda mais aprofundado sobre os mitos. Por fim, os livros de entretenimento, que se baseiam nos mitos clássicos para contar histórias fictícias.

Livros básicos

São os livros que te darão o conhecimento necessário para entender os mitos, sem precisar se aprofundar muito. Aqui, abordaremos três mitologias: a grega, a nórdica e a egípcia.

Origens da Mitologia

Origens da Mitologia

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

A Darkside é a editora queridinha dos leitores, e muito disso se deve às edições lindas que eles produzem. Sempre em capa dura, com um acabamento impecável. É o caso deste dicionário de Mitologia, que possui mais de 700 personagens e lugares da Mitologia Grega e Romana.

Continua após a publicidade

Então, é o livro ideal para quem tá começando a se familiarizar com os nomes que aparecem nas histórias. Tá lendo a Ilíada e não sabe quem é Dione? Ou Diomedes? É só pegar o dicionário, dar uma conferida, e pronto. Problema resolvido.

Fora que todas as descrições são super bem feitas, fáceis de entender e vão direto ao ponto. Portanto, é um resumão de tudo que você precisa saber para ficar ligado nos mitos gregos.

Continua após a publicidade

O livro de Ouro da Mitologia

Livro de Ouro da Mitologia

Compre o livro aqui.

Esse daqui é um clássico. Vai na mesma pegada do livro anterior, só que não em forma de dicionário. Em vez disso, ele conta toda a história dos mitos greco-romanos (e também de outras mitologias) de forma cronológica.

Desse modo, o autor Thomas Bulfinch reconta toda a história com riqueza de detalhes, mito por mito. Eu gosto muito desse livro porque ele é de fácil checagem. Quando estou fazendo um vídeo para o canal e quero conferir um mito, sempre dou uma lida rápida para refrescar a memória. Tem tudo lá, separadinho.

Continua após a publicidade

Mitos Gregos para Jovens Leitores

Compre o livro aqui.

Mais um livro bem básico e simples que dá aquela sobrevoada geral sobre os mitos gregos. Mas esse aqui tem um detalhe interessante: a história é contada como se fosse uma narrativa única. Acompanha o jovem Eustáquio enquanto ele aprende sobre as histórias da Grécia Antiga numa casa de campo. Nisso, você aprende junto com ele, e isso é o legal da história.

No caso, o nome já deixa claro: é um livro recomendado para jovens leitores, de quem tá começando a aprender sobre mitologia. Se é o seu caso, vai fundo!

Continua após a publicidade

Mitos Gregos: Edição Ilustrada

Mitos Gregos: Versão Ilustrada

Compre o livro aqui.

Isso mesmo que você leu! É um livro de Mitologia Grega todo ilustrado. Aliás, é o mesmo livro do último item, escrito pelo mesmo Nathaniel Hawthorne de forma leve e divertida. Mas, agora, em capa dura e com ilustrações inéditas e exclusivas do Walter Crane.  No total, são seis histórias:

  • Cabeça da Górgona: acompanha a aventura de Perseu contra Medusa
  • O Toque Dourado: a história do Rei Midas, aquele castigado pela ganância.
  • O Paraíso das Crianças: é o mito da Caixa de Pandora.
  • As Três Maçãs Douradas: a história de Hércules no Jardim das Hespérides.
  • A Ânfora Milagrosa: quando Zeus e Hermes visitam pessoas mortais.
  • A Quimera: conta a história de Belerofonte e o Pégaso contra a Quimera.

Mythos

Mythos: As melhores histórias de heróis, deuses e titãs

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

Esse daqui é o meu favorito, de longe! Foi lindamente escrito pelo Stephen Fry, um grande amante da mitologia grega. Sim, é aquele ator mesmo. O cara manja muito de mitologia, e conta a história de forma cronológica; como se fosse um romance mesmo. Então ele toma algumas liberdades, e inclusive cria alguns diálogos que não existem nos textos clássicos.

Entretanto, mesmo com todas as liberdades do autor, o livro é muito fiel ao que foi escrito tanto tempo atrás. E quem conhece o cara sabe do bom humor que ele tem. E sim, tá tudo ali. O texto é leve, divertido, engraçado, e cumpre com o seu objetivo principal, que é contar a história da Mitologia Grega, dos deuses primordiais ao surgimento dos heróis. Vale muito a pena, sério mesmo. Eu amo.

Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui. 

E por falar em britânicos que são apaixonados por mitologia, não vamos nos esquecer do mestre Neil Gaiman. O autor é mais conhecido por Sandman e outros trabalhos na DC Comics, mas tem várias outras obras memoráveis, muitas delas com elementos mitológicos. É o caso de Deuses Americanos e também dessa belezinha aqui, o Mitologia Nórdica.

E o nome já deixa claro, né? A ideia é a mesma do Mythos, só que com os deuses nórdicos. Então o Neil Gaiman conta toda a história da Mitologia Nórdica cronologicamente, na forma de um romance. Você vai acompanhar toda as artimanhas de Loki, as aventuras do Thor, a morte de Baldur e o grande Ragnarok. Tá tudo ali.

E olha, o livro (lindo, em capa dura) é bem curtinho e você vai conseguir ler tudo de uma vez só. Comigo foi assim, e eu fiquei apaixonado. É perfeito para quem gosta de Mitologia Nórdica e melhor ainda para quem é um fã de Sandman e das outras obras do Gaiman.

Continua após a publicidade

O Grande Livro da Mitologia Egípcia

O Grande Livro da Mitologia Egípcia

Compre o livro aqui.

Livro bem curtinho, barato e ilustrado sobre a Mitologia Egípcia. Escrito por Claudio Blanc, o livro aborda tudo o que você precisa saber sobre a Mitologia Egípcia. Não só sobre a história dos mitos em si, mas também sobre o contexto em que estavam inseridos.

Então você deve tratá-lo mais como um livro de História do que um romance, como foi o caso dos dois livros anteriores aqui na nossa lista. Ainda assim, é uma leitura gostosa, simples e bem informativa. Vale a pena para quem tem vontade de saber mais sobre os mitos egípcios, sem se aprofundar muito nos textos religiosos, que podem ser um pouco mais complicados.

Continua após a publicidade

O Dicionário De Mitologia

O Dicionário De Mitologia

Compre o livro aqui

É um grande dicionário que aborda tudo o que você precisa saber sobre o Mundo do Fantástico. Vai muito além da Mitologia Grega, Egípcia e Nórdica. É o resultado de mais de 25 anos de pesquisa, com heróis, divindades, criaturas mágicas, personagens mitológicos, artefatos, lugares e figuras lendárias de todo o mundo.

Então, entre os verbetes, você vai encontrar criaturas mágicas do Japão, dos países da África, das regiões Celtas, Maias, Astecas… tá tudo aqui. Na minha opinião, é um livro totalmente indispensável para quem quer estudar os mitos. Mesmo que seja um livro básico, ele vai muito fundo das lendas.

Continua após a publicidade

O panteão egípcio: 1

O panteão egípcio: 1

Compre o livro aqui (com brindes)

Olha que edição linda!! E juro para você: por dentro ele é mais bonito ainda. Em Capa Dura, com ilustrações exclusivas. O livro apresenta uma seção bem completa com as principais características do Panteão dos Deuses do Egito. São abordados temas como: comportamento, relação com a política, representações artísticas e muito mais. Para ser mais exato, ele conta com 89 verbetes sobre os principais deuses e deusas do Egito Antigo.

Comprando essa edição, você ainda vai ganhar um card exclusivo e um marcador.

Continua após a publicidade

Livros avançados

Aqui o negócio fica sério! São livros mais aprofundados para você que realmente quer estudar os mitos. No caso, livros acadêmicos e também os próprios clássicos, que demandam um pouco mais de esforço na hora de ler. Afinal, foram escritos há milhares de anos.

Caixa Homero – Ilíada & Odisseia

Caixa Homero – Ilíada & Odisseia

Compre o box aqui.

Lógico que os dois maiores clássicos da Mitologia Grega não poderiam ficar de fora. Homero desempenhou um papel fundamental na literatura ocidental, deixando um legado que transcendeu as fronteiras do tempo.

Continua após a publicidade

A Ilíada e a Odisseia não apenas cativaram as audiências antigas com histórias épicas de guerra, heroísmo e viagens, mas também estabeleceram os alicerces para a tradição literária ocidental. Foram também os pilares dos mitos gregos como conhecemos hoje. Vieram dele todos os arquétipos mais conhecidos dos deuses.

É graças a Homero que os deuses gregos, antes apenas religiosos, tornaram-se também parte de uma história maior; uma história para entreter. É a Mitologia Grega em sua melhor forma, e eu recomendo fortemente que todo mundo leia essa obra. Por isso selecionei esse box que, para mim, conta com a melhor tradução em português das obras do Homero.

Teogonia: Trabalhos e Dias

Teogonia: Trabalhos e Dias

Compre o livro aqui.

Continua após a publicidade

Além de Homero, outro importante autor da época foi o Hesíodo. Só que de formas diferentes. Homero contou as histórias que se tornariam os pilares da Mitologia Grega, enquanto Hesíodo estabeleceu os alicerces dela.

Na Teogonia, o autor narra a origem do universo e toda a criação do mundo. É graças a ele que sabemos que, primeiro, surgiu o Caos. Em seguida, vieram Gaia, Tártaro e Eros. Já Trabalhos e Dias narra o conto de Prometeu, da Caixa de Pandora e da criação da humanidade. É um livro bem curtinho, mas fundamental para quem quer entender a origem dos deuses e aquela confusa árvore genealógica da Mitologia Grega.

O Livro dos Mortos

O Livro dos Mortos

Compre o livro aqui.

Continua após a publicidade

Diferente da Mitologia Grega, tudo o que sabemos sobre os deuses egípcios vieram de ritos religiosos e funerários. Neste livro, é apresentada uma coletânea de hinos selecionados de várias obras funerárias do antigo Egito, sendo o famoso Livro dos Mortos uma delas.

Esses hinos foram compostos por sacerdotes, oficiais, cantores, dançarinas e outros indivíduos que viveram e faleceram há muitos séculos em uma sociedade profundamente religiosa. Além dos hinos originais, o livro também inclui uma introdução ao Livro dos Mortos redigida por E. A. Wallis Budge, renomado arqueólogo e egiptólogo britânico.

Mitologia grega Vol. I

Mitologia Grega Volume 1

Compre o livro aqui.

Continua após a publicidade

Agora, se o seu objetivo é se tornar um ESPECIALISTA em Mitologia Grega, recomendo fortemente que você leia os livros do Professor Junito de Souza Brandão. São três volumes que cobrem absolutamente tudo o que foi contado sobre os mitos gregos. É um livro acadêmico, pesado, mas esclarecedor. Você não apenas vai conhecer as histórias, como também entender o contexto em que foram criadas.

O primeiro volume começa contextualizando o complexo conceito de mito e sua relevância na cultura global. Em seguida, o autor apresenta uma detalhada explicação de como os mitos gregos se formaram. Por fim, dá-se início a extensa jornada mitológica, desde o período neolítico até as batalhas e a ascensão de Zeus como soberano do universo, englobando figuras como Caos, Urano e Crono.

Mitologia grega Vol. II

Mitologia Grega Volume 2

Compre o livro aqui

Continua após a publicidade

Neste volume, mais denso, aborda-se a história de Zeus como o deus supremo e pai dos deuses e dos homens, chegando até o mito de Eros e Psiqué. O foco principal do livro está nos mitos dos irmãos gêmeos Apolo e Ártemis, Dioniso, o deus do êxtase e da paixão, Orfeu e Eurídice, Narciso e Hermes Trismegisto. Além disso, são apresentados como apêndice os deuses olímpicos e os arquétipos masculinos.

Mitologia grega Vol. III

Mitologia Grega Volume 3

Compre o livro aqui

Por fim, neste livro, explora-se o fascinante Mito dos Heróis. Após uma introdução sobre o conceito de herói, válido tanto para tempos antigos como modernos, são apresentados os grandes mitos envolvendo heróis, cujos padrões simbólicos permaneceram presentes no conhecimento e na imaginação humana ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

O livro também aborda as histórias de Perseu, Héracles, Teseu, Jasão e Medeia, Belerofonte, Faetonte, Édipo e Ulisses. Por fim, conclui-se com um estudo sobre a heroína Clitemnestra e os arquétipos femininos.

Edda em Prosa: Gylfaginning e Skáldskaparmál

Compre o livro aqui.

Este daqui é para os amantes de Mitologia Nórdica, que querem se aprofundar nos mitos. A Edda em Prosa, escrita por Snorri Sturluson, um historiador, poeta e político islandês que viveu entre 1178 e 1241, é uma valiosa fonte de conhecimento sobre a mitologia nórdica. Talvez a mais importante.

Continua após a publicidade

O texto abrange desde o começo do universo até o iminente evento do Ragnarök. Nele, são minuciosamente descritos os diversos deuses, seus filhos e suas extraordinárias realizações, explorando também a incrível linguagem poética dos escaldos e as inúmeras sagas que compõem essa rica tradição.

Boa parte do que a gente conhece sobre Mitologia Nórdica veio daqui. E esta é, atualmente, a versão em português mais completa desta obra. Vale demais a leitura.

Livros para se divertir

Nesta última parte, selecionei alguns romances ambientados em contextos mitológicos. Não são livros didáticos, mas com toda certeza você vai aprender alguma coisa com eles. Além, claro, de se divertir com as histórias.

A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

O livro é uma releitura da história de Aquiles, contada sob o ponto de vista do Pátroclo, que aqui aparece como o seu interesse romântico. Desse modo, a autora Madeline Miller parte dos mitos contados na Ilíada para desenvolver uma história de amor entre essas duas figuras tão importantes para a Mitologia Grega.

Você vai acompanhar toda a vida de Aquiles, da infância com o pai até a morte na Guerra de Tróia. Desses novos livros sobre Mitologia Grega, este é o meu favorito. É um livro muito bem escrito que mescla a grandeza trágica da guerra com a história de amor dos dois protagonistas.

Circe

Circe

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

Nesta mesma pegada de adaptar o texto de Homero, Madeline Miller faz aqui uma releitura atual e corajosa de Circe, a bruxa que aparece na Odisseia. O que eu acho mais legal é que são histórias e personagens que normalmente não recebem muita atenção nas histórias clássicas. Todo mundo sabe quem é Circe e o que ela faz com os homens do Odisseu, mas poucos sabem como ela cresceu, quem são os seus pais, e o que fez ela parar naquela ilha,

Circe é uma obra triunfante da ficção, repleta de personagens vívidos e extremamente cativantes. Com uma linguagem fascinante e um suspense envolvente, o livro mergulha o leitor em um épico repleto de dramas familiares, intrigas palacianas, amor e perda. Acima de tudo, é uma celebração da força indomável de uma mulher em um mundo dominado pelos homens.

Galateia: Um Conto

Galateia: um conto

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

Nesta história, Madeline Miller apresenta uma audaciosa releitura do mito grego de Pigmalião, o talentoso escultor que se apaixona por sua obra-prima de mármore, Galateia. Por meio da intervenção de uma deusa, Galateia ganha vida e, na versão de Miller, acaba se casando com Pigmalião.

No entanto, à medida que ela começa a trilhar seu próprio caminho e não consegue mais suportar as tentativas de controle e o ciúme de seu marido, ela se vê destinada a um destino cruel. Galateia anseia por liberdade e elabora um plano para conquistá-la. Determinada e firme como uma pedra, ela irá colocá-lo em prática.

Lore Olympus (vol.1)

Lore Olympus (vol.1)

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

O livro na verdade é uma história em quadrinhos [uma WEBTOON] que faz uma releitura do conto de Perséfone e Hades para os dias atuais. Então, nesta história, você vai acompanhar os deuses do Olimpo em um contexto bem diferente e moderno. Eles vão para baladas, usam celulares, vestem ternos e vestidos caríssimos e vivem uma vida de glamour.

É neste contexto que Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, que acabou de chegar ao Olimpo, se apaixona pelo misterioso (e charmoso) Hades, o Deus do Submundo. E acredite: é muito bom! Além de lindíssimo.

God Of War

God of War

Continua após a publicidade

Compre o livro aqui.

Você sabia que os jogos de God of War também recebem versões literárias? E são todos muito bons! No caso, este volume adapta a história que foi mostrada no jogo de 2018, o primeiro na Mitologia Nórdica.

Kratos, antes conhecido como o Deus da Guerra, abandonou sua busca por vingança contra os deuses do Olimpo e agora vive como um homem comum, refugiado no reino dos deuses e monstros nórdicos. Além de lutar por sua própria sobrevivência, ele deve ensinar a seu filho Atreus a enfrentar um mundo hostil e repleto de desafios.

Juntos, pai e filho embarcam em uma jornada emocionante, repleta de descobertas incríveis. Esta releitura surpreendente da saga God of War combina os elementos marcantes da série em uma narrativa poderosa, capaz de prender o leitor do início ao fim.

Continua após a publicidade

Record of Ragnarok: Volume 01

Record of Ragnarok Volume 1

Compre o mangá aqui.

Por que não terminar a nossa lista com um mangá? Record of Ragnarok (ou Shuumatsu no Valkyrie) ganhou fama mundial depois de estrear na Netflix. É uma história com vários elementos mitológicos, que reúne todos das mais variadas mitologias em um torneio que definirá o fim da humanidade.

Portanto, caso você queira conhecer um pouco mais sobre as histórias dos deuses, mas não tá afim de ler um romance, essa seria a indicação perfeita para você.

Continua após a publicidade

Em resumo, a sinopse é essa: Durante a conferência ancestral dos deuses, destinada a determinar o futuro da humanidade, uma decisão crucial foi tomada: sua extinção. No entanto, para evitar tal destino, treze seres supremos da raça humana se levantam para lutar pela sobrevivência contra os treze deuses supremos dos reinos celestiais. Assim, dá-se início a uma série de batalhas épicas, nas quais o destino da humanidade está em jogo.

E aí? Qual é o seu livro de mitologia favorito? Aproveite para assistir também ao vídeo:

Continua após a publicidade

Outras postagens