Curiosidades

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

O Deserto do Atacama é o local mais seco de todo o planeta terra; saiba mais sobre ele e sobre outros lugares igualmente áridos.

Você sabia que o deserto do Atacama, no norte do Chile, é o deserto mais seco e antigo da Terra? Em média, o Atacama recebe menos de um milímetro de chuva por ano. Além disso, uma pesquisa mostra que alguns dos leitos dos rios do Atacama estão secos há mais de 120.000 anos.

Geograficamente, a aridez do Atacama se explica por estar cercado pelos Andes e pela Cordilheira do Chile, as duas cadeias montanhosas de altura suficiente para evitar a transmissão da umidade do Oceano Pacífico pelo oeste ou do Oceano Atlântico pelo leste; por isso, evita a formação de nuvens e chuva.

Assim, o deserto é uma zona de morte para a vegetação, com privação de água e nutrientes. Ademais, ao contrário de outros desertos ao redor do mundo, como o Saara, a temperatura pode subir acima de 50 °C.

No entanto, as temperaturas no Atacama são comparativamente amenas durante todo o ano. A temperatura média no deserto é de cerca de 18 °C. Saiba mais sobre o lugar mais seco do mundo abaixo.

Continua após a publicidade

O que é possível encontrar no Deserto do Atacama?

Muitos podem pensar que este vasto deserto não oferece nada de especial, exceto por suas enormes dunas de areia. Mas, isso não é totalmente o caso.

Acontece que o Deserto de Atacama, com seus desfiladeiros de rocha cor de ferrugem, vulcões cobertos de neve, salinas infinitas, gêiseres fumegantes e borbulhantes e lagoas turquesa, é o lar de dezenas de espécies de plantas e animais e uma maravilhosa variedade de características geológicas. Veja algumas de suas atrações a seguir.

1. Lagoas Altiplânicas

Localizadas a 90 km de San Pedro de Atacama , as lagoas Miscanti e Miñiques estão a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Ambas as lagoas são alimentadas por fontes de água que vêm da superfície do terreno, atraindo uma grande variedade de animais como flamingos.

Continua após a publicidade

2. Gêiseres de El Tatio

Os gêiseres são o resultado da atividade vulcânica que aquece rios frios nas profundezas do subsolo. Portanto, onde quer que você olhe no Atacama, você pode ver evidências desses vulcões.

Além disso, campo geotérmico de El Tatio, no deserto do Atacama, localizado a 4.320 metros acima do nível do mar, é o lugar mais alto do mundo para ver gêiseres.

3. Vale da Lua e Vale de Marte

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

Continua após a publicidade

O Vale da Lua e o Vale de Marte estão entre os lugares mais visitados de San Pedro de Atacama, não existem outros lugares no mundo que se pareçam com esses vales, você literalmente se sente como se estivesse na Lua e em Marte.

Com efeito, a paisagem extensa não é nada além de impressionante. Assim, as peculiares formações rochosas e dunas do Vale da Lua e as cores mutantes do Vale de Marte e das Montanhas de Sal são uma das paisagens incríveis do Deserto do Atacama.

4. Salar do deserto do Atacama

Salar de Atacama é o terceiro maior salar do mundo e fica localizado 55 km ao sul de San Pedro de Atacama. No sopé da Cordilheira dos Andes, o Salar de Atacama foi formado pela água que flui desses picos e se acumula no deserto. Assim, incapaz de escapar dessa bacia desértica, a água evaporou, deixando para trás depósitos de sal branco e marrom em crosta.

Continua após a publicidade

5. Flamingos na Lagoa Chaxa

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

A Lagoa Chaxa é o melhor lugar para ver flamingos. É também o local de reprodução de flamingo mais facilmente acessível na Reserva Nacional Los Flamencos.

Quais os lugares mais secos do mundo?

Você quer saber sobre os dez lugares mais secos do mundo? Em suma, além do deserto de Atacama, com sua aridez incomparável a nenhum outro habitat, existem outros lugares que raramente experimentam chuva. Veja abaixo!

Callao, Peru

Continua após a publicidade

Ocupando a segunda posição como lugar mais seco do mundo está Callao. Este é um porto do Peru e os locais consideram-no o maior e mais importante do país, mas continua extremamente seco. Existem várias ilhas localizadas dentro deste porto, mas a precipitação recebida todos os anos é muito baixa para transformar o ecossistema intacto.

Desse modo, em um único ano, Callao pode receber chuvas tão baixas quanto 12,192 mm, colocando-o entre os lugares mais secos da terra.

Aoulef, Argélia

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

Esta é uma cidade argelina e não foi poupada pela natureza árida de todo o país. Fica em uma zona deserta com ventos quentes soprando sobre a cidade, levando embora a umidade disponível.

Continua após a publicidade

Existem palmeiras que são visíveis na cidade e os locais se abrigam abaixo delas para se protegerem quando o sol escaldante se torna insuportável. Ademais, as chuvas recebidas nesta cidade a cada ano são em média 12,19 mm e é difícil entender como os habitantes locais sobrevivem.

Pelican Point, Namíbia

Este local na Namíbia é conhecido como um destino de surfe apesar de ser muito seco. A precipitação recebida aqui todos os anos é de cerca de 8,13 mm, mas o turismo está sempre em alta.

A maioria dos turistas vem para curtir o surfe e raramente são perturbados por sua natureza seca, que parece ser uma bênção disfarçada para a Namíbia. Portanto, esta é uma inclusão surpreendente na lista das áreas mais secas do mundo.

Continua após a publicidade

Iquique, Chile

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

Este é um porto do Chile e tem a ver com a maldição da secura que não é comum nos portos. Sua proximidade com o Deserto do Atacama torna o local cada vez mais seco, com uma média de 5,08 mm de chuva por ano.

Com efeito, as chuvas curtas que experimentam neste local são em janeiro e fevereiro, mesmo com suas lindas praias presentes. Isso não ajudou muito, pois os habitantes locais estão sempre precisando muito de água e os turistas enfrentam o mesmo desafio todos os anos.

Wadi Halfa, Sudão

Continua após a publicidade

Este é um lugar extremamente seco no Sudão e passa por períodos de seca, apesar de estar localizado nas margens do Lago Nasser. No entanto, tudo é complicado devido à sua proximidade com o deserto da Núbia, com uma população de aproximadamente 15.000.

Assim, as altas temperaturas levam a uma grande transpiração e evaporação da umidade do solo, fazendo com que o local fique seco o ano todo. Com uma precipitação anual de 2,45 mm, esta é certamente uma das partes mais secas do mundo e poucas pessoas gostam de suas condições climáticas.

Ica, Peru

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

Esta cidade do Peru está localizada às margens do rio Ica e da costa desértica do sul do país. Ica é seco porque faz fronteira com o Deserto do Atacama e as chuvas não ultrapassam 2,29 mm por ano. Contudo, é interessante notar que a cidade obtém muitas receitas com sua aridez, graças aos milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

Continua após a publicidade

Luxor, Egito

Esta é uma das cidades que mais geram receita no Egito por meio do turismo. Tem interessado muitos turistas por causa de sua seca com muito pouca chuva recebida em um ano.

Na verdade, a maior quantidade de chuva registrada em um período de um mês é de 6,0 mm, traduzindo-se em pelo menos 0,862 mm por ano. Existe uma grande disparidade de temperaturas durante o dia e a noite.

Assim, as autoridades locais já discutem planos para transformar a cidade em um museu ao ar livre para satisfazer as necessidades crescentes de turismo.

Continua após a publicidade

Aswan, Egito

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

Aswan também fica no Egito e está entre as regiões mais secas, não só do país, mas de todo o mundo. As temperaturas aqui são muito altas e isso a classifica como a cidade mais quente do país.

Em média, estima-se que 0,861 mm de chuva são recebidos nesta cidade anualmente e até 2 mm em um período estendido de 5 anos. As condições climáticas podem ser desfavoráveis, mas isso não desanima os turistas que a consideram boa para as férias.

Além disso, o intervalo entre uma estação de chuvas e outra pode durar muitos anos e os habitantes locais se esforçam para sobreviver.

Continua após a publicidade

Vales Secos, Antártica

Onde fica e o que existe no lugar mais seco do mundo?

Por fim, este lugar fica na Antártica o que não soa muito como um sinônimo de aridez. Os vales secos são literalmente a parte mais seca da terra. Nenhuma chuva é recebida neste local durante todo o ano e não há nenhuma umidade no lugar.

As montanhas são altas bloqueando qualquer chuva formando nuvens. Portanto, esse destino está entre as partes menos exploradas do mundo e uma visita lá pode não ser tão agradável.

Agora que você sabe qual é o lugar mais seco do mundo, leia também: Zona do Silêncio: o lugar misterioso onde os celulares não funcionam

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você