Curiosidades

Conheça a maior montanha do mundo e as 15 mais altas

Muitos aventureiros tentaram escalar as montanhas do mundo, e para você conhecê-las fizemos uma seleção das mais altas que existem no planeta.

Você consegue se imaginar em pé no topo dessas 15 montanhas mais altas do mundo? Em suma, a Cordilheira do Himalaia abriga os picos mais altos e dramáticos do mundo, desde o cume do Monte Everest, que é a maior montanha do mundo, até as montanhas menos conhecidas.

Estendendo-se pela Ásia, do Butão ao Tadjiquistão, o Himalaia separa o subcontinente indiano da Eurásia, com suas placas tectônicas pressionadas por 50 milhões de anos. Portanto, a grande parte das montanhas mais altas do mundo estão localizadas no Himalaia.

Contudo, existem outros picos famosos e gigantes espalhados por todos os continentes, confira!

15 montanhas mais altas do mundo

1. Monte Everest

Continua após a publicidade

Não é nenhum segredo que o Monte Everest é a maior e mais alta montanha do mundo, a uma altitude de 8.848 metros acima do nível do mar.

Atravessando a fronteira entre o Nepal e a região autônoma do Tibete, o Everest tem dois acampamentos-base que os alpinistas podem subir, os acampamentos norte e sul, no Tibete e no Nepal, respectivamente.

Todo alpinista sonha em conquistar o Everest, mas apenas os caminhantes mais confiantes e experientes se atrevem a escalá-lo. O cume pode ser extremamente perigoso, tendo ceifado a vida de centenas de alpinistas ao longo dos anos.

2. K2

Conheça a maior montanha e as 15 mais altas do mundo

Continua após a publicidade

A uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar, o K2 não é muito menor que o Everest, mas recebe uma importante fração da atenção. Embora amplamente famosos na comunidade montanhista, permanece em grande parte despercebido pelo resto do mundo.

O K2 está localizado na fronteira da China e do Paquistão, na Cordilheira de Karakoram, no Himalaia ocidental. Devido às condições traiçoeiras do lado chinês da montanha, geralmente é escalada do lado do Paquistão.

K2 ganhou o apelido de “Montanha Selvagem” por suas condições extremas de escalada, e ninguém jamais escalou o cume no inverno – embora um corajoso homem polonês tenha descido a montanha de esqui.

3. Kangchenjunga

Continua após a publicidade

Ao sul do Everest, fazendo parte da fronteira Índia-Nepal, está a terceira montanha mais alta do mundo, Kangchenjunga. Aliás, ela já foi vista como a maior montanha do mundo por décadas, até 1852 quando anunciaram que o Everest era, de fato, maior.

Com 8.586 metros, Kangchenjunga pode não ser o mais alto pico do mundo, mas é um dos mais difíceis de subir. Dessa forma, a montanha teve uma taxa de mortalidade de até 22% devido a fortes avalanches e condições precárias.

Aliás, os primeiros alpinistas de Kangchenjunga pararam logo abaixo do cume, mantendo a promessa aos governantes Chogyal locais de que o pico da montanha permaneceria intocado.

4. Lhotse

Conheça a maior montanha e as 15 mais altas do mundo

Continua após a publicidade

Claro, espera-se que as montanhas vizinhas ao Everest correspondam ao seu poder, e Lhotse faz jus à reputação. Até faz parte do maciço do Everest, ligando-se à famosa montanha pelo colo sul, ou passagem.

Seus 8.516 metros o tornam a apenas 300 metros do Everest, e o cume do Lhotse pode ser combinado com uma escalada do Everest. Com efeito, os três picos vizinhos Everest, Lhotse e Nuptse são conhecidos como a “Tríplice Coroa”, uma das maiores conquistas do montanhismo.

5. Makalu

O pico afiado de 8.485 metros de Makalu é visto por muitos como um dos mais perigosos. Erguendo-se isolado contra o céu em uma pirâmide organizada, Makalu fica a apenas 20 quilômetros a sudeste do Everest. Aliás, na base da montanha fica o Vale do Barun, um ambiente rico em características geológicas, flora, fauna e tribos nativas.

Continua após a publicidade

Seu pico exposto pode ser fatal até mesmo para os alpinistas mais ágeis, com nevascas profundas e bordas estreitas que às vezes podem ser intransitáveis. Portanto, escalar o cume requer um conhecimento intenso de escalada em rocha e gelo.

6. Dhaulagiri

Como Kangchenjunga, pensava-se que Dhaulagiri era a maior montanha do mundo. Desse modo, no início do século XIX, Dhaulagiri ocupou o primeiro lugar no livro dos recordes, talvez porque seu maciço se estende por incríveis 120 quilômetros pelo Nepal.

No entanto, agora é oficialmente conhecida como a sexta montanha mais alta, com 8.167 metros. Dhaulagiri é, porém, a montanha mais alta localizada inteiramente no Nepal.

Continua após a publicidade

É um dos oito mil menos populares devido à sua localização mais remota do que outros, mas seu cume não é menos recompensador, e seus longos cumes oferecem muitas abordagens de dificuldade variável.

7. Cho Oyu

Conheça a maior montanha e as 15 mais altas do mundo

Cho Oyu é uma subida relativamente moderada em comparação com outros Oito Mil. Fica a 8.201 metros, apenas algumas centenas a menos que o Makalu, mais extremo.

Aliás, é uma ótima subida para montanhistas que estão começando sua jornada nos gigantes do Himalaia. Fica no Tibete, do outro lado da fronteira com o Nepal.

Continua após a publicidade

Devido à acessibilidade de Cho Oyu e às faces rochosas um pouco niveladas, muitos alpinistas tentam. É mais seguro acomodar um grande número de alpinistas, e as empresas de turismo costumam fazer escaladas guiadas, mas isso não significa que seja fácil.

Ademais, os alpinistas ainda devem estar em forma e competentes o suficiente para escalar a montanha de mais de 8.000 metros.

8. Nanga Parbat

Nanga Parbat é a oitava montanha mais alta do mundo. Seu cume fica a 8.126 metros acima do nível do mar. A montanha está situada na região de Gilgit-Baltistan, no Paquistão. Assim, ele reside no ponto mais ocidental do Himalaia e também é o mais a oeste de todos os picos de oito mil metros do mundo.

Continua após a publicidade

Em 1953, Hermann Buhl, que fazia parte de uma equipe de expedição alemã/austríaca, tornou-se o primeiro homem a subir o Nanga Parbat. Localmente falando, a montanha é conhecida como Deo Mir. Traduzido literalmente, isso significa “Montanha gigante”.

Além disso, uma das características de destaque do Nanga Parbat é o Rupal Face, que se eleva 4.600 metros de baixo para cima. A Face Rupal, localizada no lado sul da montanha, é muitas vezes referida como a face da maior montanha do mundo.

9. Manaslu

Manaslu, também fica completamente dentro do Nepal, perto da fronteira com o Tibete. Seu cume de 8.163 metros é acessível pela Face Nordeste e seu terreno é um pouco semelhante ao do Everest.

Continua após a publicidade

Em um feito impressionante para os alpinistas japoneses, Manaslu foi escalado pela primeira vez por Toshio Imanishi e pelo sherpa nepalês Gyalzen Norbu em 1956. Portanto, uma escalada de Manaslu está na lista de desejos de qualquer alpinista japonês avançado e é motivo de orgulho para quem a completa.

10. Annapurna

Conheça a maior montanha e as 15 mais altas do mundo

Tecnicamente falando, Annapurna é na verdade um maciço no Himalaia, composto por 30 montanhas com mais de 6.000 metros. Historicamente falando, Annapurna e os picos de apoio no maciço são algumas das montanhas mais difíceis e perigosas do mundo para escalar.

Assim, a proporção de fatalidade para cume no Annapurna, por exemplo, é de 32% verdadeiramente aterrorizantes. A montanha fica no centro-norte do Nepal e foi escalada pela primeira vez em 1950 por uma expedição francesa em que estiveram a frente Maurice Herzog e Louis Lachenal.

Continua após a publicidade

11. Aconcágua

Conheça a maior montanha e as 15 mais altas do mundo

Aconcágua é a montanha mais alta das Américas com 6.960,8 m. Está localizada na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, Argentina, e fica a 112 quilômetros a noroeste de sua capital, a cidade de Mendoza.

12. Monte McKinley

O Monte McKinley, ou Denali, no Alasca, é o pico de montanha mais alto dos Estados Unidos e da América do Norte, com uma elevação de 6.194 m acima do nível do mar.

Continua após a publicidade

13. Monte Kilimanjaro

Kilimanjaro, com seus três cones vulcânicos, Kibo, Mawenzi e Shira, é uma montanha vulcânica adormecida no Parque Nacional do Kilimanjaro, na Tanzânia. Portanto, trata-se da montanha mais alta da África a 5.895 metros ou 19.341 pés acima do nível do mar.

14. Pico Cristóbal Colón

Conheça a maior montanha e as 15 mais altas do mundo

Logicamente, seu nome é uma homenagem a Cristóvão Colombo, o Pico Cristóbal Colón é a montanha mais alta da Colômbia, com uma altura estimada de 5.700 metros.

Continua após a publicidade

15. Monte Logan

Por fim, completando esta lista das 15 montanhas mais altas do mundo está o Monte Logan.O Monte Logan é a montanha mais alta do Canadá e o segundo pico mais alto da América do Norte, depois do Monte McKinley (Denali).

Então, gostou de conhecer as maiores e mais altas montanhas do mundo? Pois, não deixe de ler: Entenda o que é Hygge, a arte dinamarquesa da felicidade

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você