MENU
Conheça a maior montanha do mundo e as 15 mais altas
Muitos aventureiros tentaram escalar as montanhas do mundo, e para você conhecê-las fizemos uma seleção das mais altas que existem no planeta.
Por Adelina Lima
Você consegue se imaginar em pé no topo dessas 15 montanhas mais altas do mundo? Em suma, a Cordilheira do Himalaia abriga os picos mais altos e dramáticos do mundo, desde o cume do Monte Everest, que é a maior montanha do mundo, até as montanhas menos conhecidas.
Estendendo-se pela Ásia, do Butão ao Tadjiquistão, o Himalaia separa o subcontinente indiano da Eurásia, com suas placas tectônicas pressionadas por 50 milhões de anos. Portanto, a grande parte das montanhas mais altas do mundo estão localizadas no Himalaia.
Contudo, existem outros picos famosos e gigantes espalhados por todos os continentes, confira!
15 montanhas mais altas do mundo
1. Monte Everest
Não é nenhum segredo que o Monte Everest é a maior e mais alta montanha do mundo, a uma altitude de 8.848 metros acima do nível do mar.
Atravessando a fronteira entre o Nepal e a região autônoma do Tibete, o Everest tem dois acampamentos-base que os alpinistas podem subir, os acampamentos norte e sul, no Tibete e no Nepal, respectivamente.
Todo alpinista sonha em conquistar o Everest, mas apenas os caminhantes mais confiantes e experientes se atrevem a escalá-lo. O cume pode ser extremamente perigoso, tendo ceifado a vida de centenas de alpinistas ao longo dos anos.
2. K2
A uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar, o K2 não é muito menor que o Everest, mas recebe uma importante fração da atenção. Embora amplamente famosos na comunidade montanhista, permanece em grande parte despercebido pelo resto do mundo.
O K2 está localizado na fronteira da China e do Paquistão, na Cordilheira de Karakoram, no Himalaia ocidental. Devido às condições traiçoeiras do lado chinês da montanha, geralmente é escalada do lado do Paquistão.
K2 ganhou o apelido de “Montanha Selvagem” por suas condições extremas de escalada, e ninguém jamais escalou o cume no inverno – embora um corajoso homem polonês tenha descido a montanha de esqui.
3. Kangchenjunga
Ao sul do Everest, fazendo parte da fronteira Índia-Nepal, está a terceira montanha mais alta do mundo, Kangchenjunga. Aliás, ela já foi vista como a maior montanha do mundo por décadas, até 1852 quando anunciaram que o Everest era, de fato, maior.
Com 8.586 metros, Kangchenjunga pode não ser o mais alto pico do mundo, mas é um dos mais difíceis de subir. Dessa forma, a montanha teve uma taxa de mortalidade de até 22% devido a fortes avalanches e condições precárias.
Aliás, os primeiros alpinistas de Kangchenjunga pararam logo abaixo do cume, mantendo a promessa aos governantes Chogyal locais de que o pico da montanha permaneceria intocado.
4. Lhotse
Claro, espera-se que as montanhas vizinhas ao Everest correspondam ao seu poder, e Lhotse faz jus à reputação. Até faz parte do maciço do Everest, ligando-se à famosa montanha pelo colo sul, ou passagem.
Seus 8.516 metros o tornam a apenas 300 metros do Everest, e o cume do Lhotse pode ser combinado com uma escalada do Everest. Com efeito, os três picos vizinhos Everest, Lhotse e Nuptse são conhecidos como a “Tríplice Coroa”, uma das maiores conquistas do montanhismo.
5. Makalu
O pico afiado de 8.485 metros de Makalu é visto por muitos como um dos mais perigosos. Erguendo-se isolado contra o céu em uma pirâmide organizada, Makalu fica a apenas 20 quilômetros a sudeste do Everest. Aliás, na base da montanha fica o Vale do Barun, um ambiente rico em características geológicas, flora, fauna e tribos nativas.
Seu pico exposto pode ser fatal até mesmo para os alpinistas mais ágeis, com nevascas profundas e bordas estreitas que às vezes podem ser intransitáveis. Portanto, escalar o cume requer um conhecimento intenso de escalada em rocha e gelo.
6. Dhaulagiri
Como Kangchenjunga, pensava-se que Dhaulagiri era a maior montanha do mundo. Desse modo, no início do século XIX, Dhaulagiri ocupou o primeiro lugar no livro dos recordes, talvez porque seu maciço se estende por incríveis 120 quilômetros pelo Nepal.
No entanto, agora é oficialmente conhecida como a sexta montanha mais alta, com 8.167 metros. Dhaulagiri é, porém, a montanha mais alta localizada inteiramente no Nepal.
É um dos oito mil menos populares devido à sua localização mais remota do que outros, mas seu cume não é menos recompensador, e seus longos cumes oferecem muitas abordagens de dificuldade variável.
7. Cho Oyu
Cho Oyu é uma subida relativamente moderada em comparação com outros Oito Mil. Fica a 8.201 metros, apenas algumas centenas a menos que o Makalu, mais extremo.
Aliás, é uma ótima subida para montanhistas que estão começando sua jornada nos gigantes do Himalaia. Fica no Tibete, do outro lado da fronteira com o Nepal.
Devido à acessibilidade de Cho Oyu e às faces rochosas um pouco niveladas, muitos alpinistas tentam. É mais seguro acomodar um grande número de alpinistas, e as empresas de turismo costumam fazer escaladas guiadas, mas isso não significa que seja fácil.
Ademais, os alpinistas ainda devem estar em forma e competentes o suficiente para escalar a montanha de mais de 8.000 metros.
8. Nanga Parbat
Nanga Parbat é a oitava montanha mais alta do mundo. Seu cume fica a 8.126 metros acima do nível do mar. A montanha está situada na região de Gilgit-Baltistan, no Paquistão. Assim, ele reside no ponto mais ocidental do Himalaia e também é o mais a oeste de todos os picos de oito mil metros do mundo.
Em 1953, Hermann Buhl, que fazia parte de uma equipe de expedição alemã/austríaca, tornou-se o primeiro homem a subir o Nanga Parbat. Localmente falando, a montanha é conhecida como Deo Mir. Traduzido literalmente, isso significa “Montanha gigante”.
Além disso, uma das características de destaque do Nanga Parbat é o Rupal Face, que se eleva 4.600 metros de baixo para cima. A Face Rupal, localizada no lado sul da montanha, é muitas vezes referida como a face da maior montanha do mundo.
9. Manaslu
Manaslu, também fica completamente dentro do Nepal, perto da fronteira com o Tibete. Seu cume de 8.163 metros é acessível pela Face Nordeste e seu terreno é um pouco semelhante ao do Everest.
Em um feito impressionante para os alpinistas japoneses, Manaslu foi escalado pela primeira vez por Toshio Imanishi e pelo sherpa nepalês Gyalzen Norbu em 1956. Portanto, uma escalada de Manaslu está na lista de desejos de qualquer alpinista japonês avançado e é motivo de orgulho para quem a completa.
10. Annapurna
Tecnicamente falando, Annapurna é na verdade um maciço no Himalaia, composto por 30 montanhas com mais de 6.000 metros. Historicamente falando, Annapurna e os picos de apoio no maciço são algumas das montanhas mais difíceis e perigosas do mundo para escalar.
Assim, a proporção de fatalidade para cume no Annapurna, por exemplo, é de 32% verdadeiramente aterrorizantes. A montanha fica no centro-norte do Nepal e foi escalada pela primeira vez em 1950 por uma expedição francesa em que estiveram a frente Maurice Herzog e Louis Lachenal.
11. Aconcágua
Aconcágua é a montanha mais alta das Américas com 6.960,8 m. Está localizada na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, Argentina, e fica a 112 quilômetros a noroeste de sua capital, a cidade de Mendoza.
12. Monte McKinley
O Monte McKinley, ou Denali, no Alasca, é o pico de montanha mais alto dos Estados Unidos e da América do Norte, com uma elevação de 6.194 m acima do nível do mar.
13. Monte Kilimanjaro
Kilimanjaro, com seus três cones vulcânicos, Kibo, Mawenzi e Shira, é uma montanha vulcânica adormecida no Parque Nacional do Kilimanjaro, na Tanzânia. Portanto, trata-se da montanha mais alta da África a 5.895 metros ou 19.341 pés acima do nível do mar.
14. Pico Cristóbal Colón
Logicamente, seu nome é uma homenagem a Cristóvão Colombo, o Pico Cristóbal Colón é a montanha mais alta da Colômbia, com uma altura estimada de 5.700 metros.
15. Monte Logan
Por fim, completando esta lista das 15 montanhas mais altas do mundo está o Monte Logan.O Monte Logan é a montanha mais alta do Canadá e o segundo pico mais alto da América do Norte, depois do Monte McKinley (Denali).
Então, gostou de conhecer as maiores e mais altas montanhas do mundo? Pois, não deixe de ler: Entenda o que é Hygge, a arte dinamarquesa da felicidade