Ciência & Tecnologia

É possível voltar no tempo? Veja o que diz a ciência

Estudos científicos apontam que viajar no tempo é possível e dizem como fazer isso acontecer, mas pode não ser do jeito que você pensa.

É possível viajar no tempo? A ciência diz que é possível viajar no tempo, quer as pessoas queiram ou não, a uma taxa de um segundo por segundo. Contudo, a viagem no tempo na ficção científica é mais parecida com os eventos mostrados em inúmeros filmes como Jornada nas Estrelas e De Volta Para o Futuro.

O cientista Ron Mallett dedicou grande parte de sua vida à noção de que a viagem no tempo é possível. Finalmente, ele apresentou uma equação e princípios científicos que esclarecem que uma máquina do tempo poderia ser criada. Veja abaixo mais sobre isso.

Voltar no tempo é possível?

A ciência não é completamente indiferente à viagem no tempo. Por exemplo, a Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein afirma que o tempo é uma ilusão em relação ao observador. Quanto mais rápido se viaja, mais devagar ele experimentaria seus efeitos posteriores, como tédio e envelhecimento.

Continua após a publicidade

O melhor exemplo são os astronautas gêmeos Scott e Mark Kelly, que passaram seu tempo em órbita em diferentes durações. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional estão girando ao redor do planeta a 28.160 quilômetros por hora. Scott ficou em órbita por 520 dias, enquanto Mark ficou apenas 54 dias no espaço.

Scott nasceu 6 minutos depois de Mark, mas a diferença na velocidade com que eles experimentam o tempo ao longo da vida mudou drasticamente; e criou uma grande diferença de idade entre os dois homens. Ou seja, agora Mark Kelly agora é seis minutos e cinco milissegundos mais velho que seu irmão gêmeo.

O que diz a teoria de Mallet?

É possível voltar no tempo? Veja o que diz a ciência

Mallett, professor de física da Universidade de Connecticut, revelou recentemente que encontrou uma equação científica que poderia ajudar a construir a máquina do tempo.

Continua após a publicidade

Em suma, o cientista construiu um protótipo de dispositivo para ilustrar um componente-chave da teoria. Todavia, ainda assim, há apreensões se a máquina do tempo de Mallett se tornará realidade ou não.

Deve-se mencionar que, de acordo com a ciência, a teoria da relatividade especial de Albert Einstein diz que o tempo desacelera ou acelera dependendo da velocidade com que um objeto está se movendo.

O que significa que se uma pessoa estiver viajando em uma espaçonave, perto da velocidade da luz, o tempo passaria mais devagar do que para uma pessoa na Terra.

Essa teoria também esclarece que o astronauta na espaçonave poderia se movimentar no espaço por menos de uma semana e quando retornar à Terra ele estará 10 anos atrás das pessoas do planeta, fazendo parecer ao astronauta que viajou para o futuro.

Continua após a publicidade

Embora teoricamente seja possível viajar no tempo para o futuro, viajar no tempo para o passado é muito diferente. No entanto, Mallett acha que poderia resolver esse problema usando lasers.

E a máquina do tempo, realmente existe?

É possível voltar no tempo? Veja o que diz a ciência

O cientista afirmou que a criação e o sucesso da máquina do tempo giram em torno da teoria geral da relatividade de Einstein; que afirma que a gravidade baseia-se na forma como o espaço pode dobrar, ou, para ser mais preciso, associa a força da gravidade com a geometria do espaço-tempo em mudança. Em palavras claras, significa que quanto mais forte a gravidade, mais lento o tempo passará.

Enquanto explicava, Mallett disse: “Se você pode dobrar o espaço, existe a possibilidade de você torcer o espaço. Na teoria de Einstein, o que chamamos de espaço também envolve tempo; é por isso que é chamado de espaço-tempo, o que quer que você faça com o espaço também acontece com o tempo.”

Continua após a publicidade

Ele afirmou que é possível torcer o tempo em um loop que permitiria às pessoas viajar no tempo. O cientista mencionou que “ao estudar o tipo de campo gravitacional que foi produzido por um laser de anel”, ele entendeu o fato de que poderia levar a uma nova maneira de ver a possibilidade de fazer uma máquina do tempo com base em um feixe de luz circulante.

Como é a teoria da viagem no tempo de Stephen Hawking?

O falecido físico Stephen Hawking, ao explicar os buracos de minhoca, mencionou que alguns dos cientistas pensam que pode ser possível capturar um buraco de minhoca e ampliá-lo muitos trilhões de vezes; para torná-lo grande o suficiente para um humano ou mesmo uma espaçonave entrar e mesmo com a ajuda da tecnologia, tais buracos de minhoca poderiam ser construídos no espaço.

Ao descrever a viagem no tempo, ele também falou sobre os túneis do tempo, que têm apenas um bilhão de trilhões de trilionésimos de centímetro de diâmetro.

Continua após a publicidade

De acordo com Hawking, se tal buraco de minhoca ou túnel do tempo funcionasse onde as “extremidades estivessem no mesmo lugar e separadas pelo tempo em vez da distância. Uma nave poderia voar e sair ainda perto da Terra, mas no passado distante.

E ai, achou esse artigo sobre voltar no tempo interessante? Pois, leia também: Quais os sobrenomes mais comuns do Brasil e do mundo?

Próxima página »

Escolhidas para você