Curiosidades

Maiores descobertas da história – Quais são e como revolucionaram o mundo

Confira quais as maiores invenções e descobertas da história humana (em ordem alfabética) que revolucionaram a antiguidade e o mundo moderno.

Por Adelina Lima

Definitivamente os humanos são uma espécie engenhosa, pois são responsáveis pelas maiores descobertas da história. Embora a terra tenha ‘apenas’ 4,5 bilhões de anos, e os humanos estejam nela há um período relativamente curto, os modernos Homo sapiens não apenas planejaram, mas patentearam invenções incríveis ao longo de sua existência.

Desde o momento em que alguém decidiu afiar uma pedra para fazer a primeira ferramenta de ponta até a invenção da roda, várias invenções foram extremamente revolucionárias.

Dessa forma, essas invenções tornaram muito mais fácil viver no mundo hoje. Tudo o que foi feito pelo homem ao nosso redor começou com uma ideia que resolveu um problema, ou teve uma inspiração única que floresceu em algo mágico. Nessa lista, reunimos as maiores invenções e descobertas da história e como elas surgiram.

20 maiores descobertas da história

1. Avião – uma das maiores invenções de todos os tempos

Conheça as maiores descobertas da história que revolucionaram o mundo
Fonte: Pinterest

Inventado em 1906 pelo brasileiro Santos-Dumont, como o famoso 14-Bis, os aviões aproximam o mundo, permitindo-nos viajar rapidamente por grandes distâncias. Essa tecnologia ampliou as mentes por meio de enormes trocas culturais. Por outro lado, também aumentou o alcance das guerras mundiais que logo estourariam e a severidade de todas as guerras posteriores.

2. Bússola

Fonte: Pinterest

Este dispositivo de navegação tem sido uma grande força na exploração humana. Nesse sentido, as primeiras bússolas eram feitas de magnetita na China entre 300 e 200 a.C.

3. Carros

Fonte: Pinterest

Os carros mudaram completamente a forma como nos deslocamos, bem como o design das cidades. Eles foram inventados em sua forma moderna no final do século 19 por vários indivíduos, com crédito especial para o alemão Karl Benz por criar o que é considerado o primeiro automóvel prático em 1885. Por este motivo, são considerados uma das maiores invenções da história.

4. Computador pessoal

Fonte: Pinterest

Inventado na década de 1970, os computadores pessoais expandiram enormemente as capacidades humanas. Embora seu smartphone seja mais potente, um dos primeiros PCs foi lançado em 1974 pela Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS) por meio de um kit de computador para encomenda postal chamado Altair. A partir daí, empresas como Apple, Microsoft e IBM redefiniram o conceito de computação pessoal, tornando-o uma das maiores invenções da história ainda mais moderna e tecnológica.

5. Energia elétrica – uma das maiores descobertas da humanidade

Fonte: Pinterest

A utilização da eletricidade é um processo para o qual várias mentes brilhantes contribuíram ao longo de milhares de anos, desde o Egito Antigo e a Grécia Antiga, quando Tales de Mileto conduziu as primeiras pesquisas sobre o fenômeno.

Contudo, Benjamin Franklin, norte-americano da Renascença do século XVIII, é considerado responsável por promover significativamente nossa compreensão da eletricidade. Ou seja, um dos nomes famosos pela sua descoberta. Assim, não é necessário falar o quão importante a eletricidade se tornou para a humanidade, uma vez que opera a maioria de nossos dispositivos e molda nosso modo de vida, sendo assim uma das maiores descobertas da história.

6. Fogo

Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, pode-se argumentar que o fogo não foi inventado e sim descoberto. Certamente, os primeiros humanos tiveram alguns incidentes com o fogo, mas só depois de descobrirem como controlá-lo e produzi-lo é que os humanos realmente puderam fazer uso de tudo que essa nova ferramenta tinha a oferecer.

O uso mais antigo do fogo remonta a dois milhões de anos atrás. Contudo, o uso generalizado data de cerca de 125.000 anos atrás. Desse modo, sendo uma das primeiras e maiores descobertas, o fogo nos deu calor, proteção e levou a uma série de outras invenções e habilidades importantes, como cozinhar. Inclusive, isso nos ajudou a obter os nutrientes necessários para o corpo, e consequentemente foi uma invenção crucial para a sobrevivência da espécie humana.

7. Foguetes

Fonte: Pinterest

Enquanto a invenção dos primeiros foguetes é creditada aos antigos chineses, o foguete moderno é uma contribuição do século 20 para a humanidade. Em resumo, ele foi responsável por transformar as capacidades militares e permitir a exploração espacial humana.

8. Imprensa

Fonte: Pinterest

A máquina de impressão foi inventada em 1439 pelo alemão Johannes Gutenberg. Como resultado, este dispositivo de muitas maneiras lançou as bases para nossa era moderna, pois, permitiu que a tinta fosse transferida do tipo móvel para o papel de forma mecanizada. Consequentemente, isso revolucionou a difusão do conhecimento e da religião, já que os livros anteriores eram geralmente escritos à mão (geralmente por monges). Portanto, a imprensa é uma das maiores descobertas da história.

9. Internet – uma das maiores descobertas na área da tecnologia

Fonte: Pinterest

Embora a rede mundial de computadores (que inclusive você usou para encontrar este artigo) esteja em desenvolvimento desde os anos 1960, quando tomou a forma da ARPANET do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a Internet como a conhecemos hoje é uma invenção ainda mais moderna. Além disso, a criação da World Wide Web na década de 1990 pelo inglês Tim Berners-Lee é responsável por transformar nossa comunicação, comércio, entretenimento, bem como política e tudo o mais que pudermos imaginar.

10. Lâmpada

Fonte: Pinterest

A invenção da lâmpada, todavia seja uma contribuição separada da descoberta da eletricidade, é atribuída a Thomas Edison em 1879. Além disso, certamente é uma extensão importante da capacidade de aproveitar a eletricidade. Por conseguinte, esse invento também mudou profundamente a maneira como vivemos, trabalhamos e também a aparência e o funcionamento das cidades.

11. Lentes ópticas

Fonte: Pinterest

De óculos a microscópios e telescópios, as lentes ópticas expandiram muito as possibilidades de nossa visão. Eles têm uma longa história, desenvolvida inicialmente por antigos egípcios e mesopotâmicos, com teorias fundamentais sobre luz e visão desenvolvidas pelos antigos gregos. Em outras palavras, as lentes ópticas também foram componentes instrumentais na criação de tecnologias de mídia como máquinas de fotografia, cinema e televisão.

12. Motor a vapor e de combustão interna

Fonte: Pinterest

Inventado entre 1763 e 1775 pelo inventor escocês James Watt (que se baseou nas ideias de tentativas anteriores de motores a vapor como o motor Newcomen de 1712), revolucionou os trens movidos a motor a vapor, navios, fábricas e teve grande influência na Revolução Industrial como um todo. Já o motor de combustão interna é uma invenção do século 19, criada pelo engenheiro belga Etienne Lenoir em 1859 e aprimorada pelo alemão Nikolaus Otto em 1876.

Dessa maneira, este motor que converte energia química em energia mecânica ultrapassou a máquina a vapor e é usado em carros modernos e aviões. A Tesla por exemplo, empresa de carros elétricos de Elon Musk, está atualmente tentando revolucionar a tecnologia nessa área mais uma vez.

13. Papiro/Papel

Fonte: Pinterest

Inventado por volta de 100 d.C. na China, o papel tem sido indispensável para nos permitir escrever e compartilhar nossas ideias. No entanto, a escrita no pergaminho de papiro remonta o ano de 3000 a.C. e foi descoberta dos povos egípcios. Por este motivo, o papel é considerado uma das maiores descobertas da história.

14. Penicilina – uma das maiores descobertas na área da saúde

Fonte: Pinterest

A penicilina oi considerada uma das maiores descobertas da história, tendo sido patenteada pelo cientista escocês Alexander Fleming em 1928. Para esclarecer, essa droga transformou a medicina por sua capacidade de curar doenças infecciosas bacterianas, dando início a era dos antibióticos.

15. Prego

Fonte: Pinterest

O primeiro uso conhecido do prego remonta ao Egito Antigo, por volta de 3400 a.C. Além disso, os parafusos são ainda mais antigos que os pregos. Ou seja, existem desde os antigos gregos (século I ou II a.C.)

16. Pólvora

Fonte: Pinterest

A pólvora é um explosivo químico, inventado na China no século 9. Inclusive, até os dias de hoje tem sido um fator importante na tecnologia militar (e, sobretudo, nas guerras que mudaram o curso da história humana).

17. Roda

Fonte: Pinterest

A roda foi inventada pelos mesopotâmicos por volta de 3500 a.C., para ser usada na criação de cerâmica. Cerca de 300 anos depois, a roda foi colocada em uma carruagem. Atualmente, as rodas são onipresentes em nosso dia a dia, facilitando diversas atividades como transporte e comércio, por exemplo.

18. Semicondutores

Fonte: Pinterest

Os semicondutores são a descoberta que estão na base dos dispositivos eletrônicos e da moderna era digital. Principalmente feitos de silício, os dispositivos semicondutores estão por trás do apelido de “Vale do Silício”, lar das principais empresas de computação dos Estados Unidos, como Google e a Apple, por exemplo. O primeiro dispositivo contendo material semicondutor foi demonstrado em 1947 por John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley da Bell Labs.

19. Telefone

Fonte: Pinterest

Embora não fosse o único a trabalhar nesse tipo de tecnologia, o inventor escocês Alexander Graham Bell obteve a primeira patente de um telefone elétrico em 1876. Certamente, esse instrumento revolucionou nossa capacidade de comunicação.

20. Vacinação

Conheça as maiores descobertas da história que revolucionaram o mundo

Mesmo às vezes sendo rodeada por polêmicas, a prática da vacinação é responsável por erradicar doenças e prolongar a vida humana. Em suma, a primeira vacina (para a varíola) foi desenvolvida por Edward Jenner em 1796.

Além desta, uma vacina contra a raiva foi desenvolvida pelo químico e biólogo francês Louis Pasteur em 1885, a quem se atribui fazer da vacinação a parte mais importante da medicina que existe hoje. Pasteur também é o responsável pela invenção do processo de pasteurização de segurança alimentar, que leva seu nome. Por fim, as vacinas são consideradas uma das maiores descobertas da história.

Então, quer saber mais sobre outras grandes descobertas da humanidade? Pois, confira as maiores invenções brasileiras em: Invenções brasileiras – Quais são as principais criações nacionais

Fonte: Castanhal News

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você