Manchas flutuantes e pontos pretos na visão podem ser sinais de alerta

Provavelmente, em algum momento, você já deve ter tido a sensação de estar enxergando manchas flutuantes ou até mesmo pontinhos pretos à frente da visão, não é mesmo? Isso costuma acontecer com mais frequência quando fixamos o olhar em algum objeto ou quando estamos olhando para alguma superfície clara.

Quando isso acontece, é possível que a gente pense estar tento alucinações, esfregue os olhos e até mesmo dê algumas piscadas mais fortes. Mas, a verdade é que não adiante esfregar, pressionar ou entrar em parafuso porque, na verdade, essas manchas flutuantes não estão na frente da sua visão, mas atrás dela, no fundo de seus olhos.

Moscas volantes

Segundo os especialistas, essas manchas e pontos são chamados moscas volantes e vêm do latim “muscae volitantes”. Isso porque, na Roma Antiga, as pessoas já viam essas figuras fantasmagóricas para descrever o problema oftalmológico, por mais que ainda não soubessem do que se tratava.

Hoje em dia, os médios que atuam na área sabem que esses pontos escuros e manchas flutuantes, de quaisquer formatos, se tratam de pedaços de tecidos, proteínas ou até mesmo de glóbulos vermelhos que ficam suspensos no líquido no interior dos olhos, chamado humor vítreo. Logo, essas manchas se tratam de sombras projetadas no nervo ótico projetadas durante a passagem de luz.

Quando as manchas flutuantes são perigosas?

Na maioria das vezes, as manchas flutuantes ou moscas volantes são se tratam de motivos de preocupação, especialmente se passam logo e se não atrapalham a visibilidade. No entanto, existem casos em que elas são sinais de alerta.

Conforme os especialistas, o problema é grave se persiste por longo tempo e se compromete a visão e precisa ser tratado o mais rápido possível. Nesses casos, é provável que as manchas flutuantes sinalizem o deslocamento ou rasgo da retina e devem ser tratadas com laser, crioterapia ou até mesmo cirurgia para evitar a cegueira.

Portanto, se você está sofrendo com os vislumbres dessas manchas e tem mais de 45 anos, é míope, já se submeteu à cirurgia de catarata, tratamentos com laser intraocular e/ou sofre com inflamação no interior do olhos, melhor ficar alerta caso os sintomas não passem em alguns dias.

E aí, você vê essas coisinhas com frequência? Está nos “grupos de risco” que acabamos de apontar? Não deixe de nos contar nos comentários e de procurar um médico, caso tenha ficado na dúvida.

Agora, por falar na visão humana, você precisa conferir também: Só pessoas com visão perfeita conseguem ler essas palavras ocultas.

Fonte: Minha Vida, Clínica Cypel, Tudo Interessante