Curiosidades

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Vamos fazer uma pequena viagem pela memória e relembrar os mascotes icônicos que representaram as nações nas Copas do Mundo.

Desde 1966, a Copa do Mundo apresenta mascotes representativos da nação anfitriã de cada competição. Desse modo, o mais recente masconte tem sua inspiração no tradicional lenço que árabes costumam usar na cabeça. Aliás, La’eeb, derivado da palavra árabe significa jogador super habilidoso.

No seu vídeo de apresentação La’eeb mostra ao Diretor Criativo de Entretenimento da FIFA o “Mascot Verse”. A novidade é um mundo paralelo onde os mascotes do mundo inteiro vivem e trabalham para oferecer inspiração e novos propósitos para as ideias dos humanos.

Com a chegada do novato, muitos voltaram a ficar curiosos para saber quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo, vamos conferir todos eles a seguir.

Todos os mascotes da Copa do Mundo

1966 – Copa do Mundo da Inglaterra: Willie

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Continua após a publicidade

Mais de três décadas desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, sediada no Uruguai, a FIFA introduziu um novo personagem em campo. A Copa do Mundo Willie foi revelada ao público em 1966, quando a Inglaterra sediou o torneio.

Assim, Willie, o primeiro mascote da Copa do Mundo, é um leão inglês que usava uma camisa da Union Jack ou Union Flag com as palavras “WORLD CUP”.

Continua após a publicidade

1970 – Copa do Mundo do México: Juanito

Quem poderia esquecer o menino vestido com uma camisa nacional mexicana dos anos 1970 combinada com um sombrero, um chapéu de feltro de abas largas e coroa alta, com as palavras “MÉXICO 70” estampadas nele?

Continua após a publicidade

Este era Juanito, o mascote da Copa do Mundo da FIFA no México em 1970. Com efeito, Juanito seguiu quatro anos após a Copa do Mundo Willie como o segundo mascote do torneio.

1974 – Copa do Mundo Alemanha: Tip Tap

A dupla icônica de Tip e Tap foi revelada quando a Alemanha Ocidental sediou a Copa do Mundo da FIFA em 1974. Os dois mascotes, representando o Oriente e o Ocidente, estão com uniformes de futebol alemães, com estampando as letras WM para Weltmeisterschaft (alemão para Copa do Mundo), e o outro o número 74.

1978 – Argentina Copa do Mundo: Gauchito

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Continua após a publicidade

A Argentina apresentou Gauchito ao público como seu mascote oficial na Copa do Mundo FIFA de 1978. Adornado nas cores azul claro e branco, o mascote, retratado como um menino, está vestido com o uniforme de futebol da Argentina e um chapéu com as palavras ARGENTINA ’78. Além disso, Gauchito também usava um lenço amarelo e carregava um chicote branco.

1982 – Copa do Mundo na Espanha: Naranjito

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Em 1982, a quebrou a tendência das nações anfitriãs anteriores quando introduziu um personagem único como seu mascote da vez.

Da palavra espanhola “naranja”, que significa “laranja”, Naranjito exala positividade com seu grande sorriso brilhante vestindo o futebol da nação anfitriã e carregando uma bola de futebol no braço esquerdo.

Continua após a publicidade

1986 – Copa do Mundo do México: Piqué

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Duas vezes anfitriã da Copa do Mundo da FIFA, o México, saiu da área e introduziu um mascote significativo para a cultura do país.

Piqué foi o mascote da Copa do Mundo de 1984 que encarna uma pimenta jalapeño com seu sombrero de grandes dimensões e bigode proeminente exalando uma personalidade alegre e suave. Aliás, seu nome é derivado da palavra espanhola, “piqué”, que significa picante e se refere às especiarias e molhos do México.

1990 – Copa do Mundo da Itália: Ciao

Continua após a publicidade

Ciao fez sua estréia pública como mascote da Copa do Mundo da Itália em 1990. Seu nome, “Ciao”, é uma saudação informal na língua italiana que  significa tanto “olá” quanto “adeus”.

A figura de palito caracterizada em tricolor italiano com uma bola de futebol como cabeça. Desse modo, no Mascot Verse, Ciao mostrou alguns de seus movimentos de poder através de um jogo de limbo com outros mascotes da Copa do Mundo da FIFA.

1994 – Copa do Mundo dos Estados Unidos da América: Atacantes

Este é o mascote oficial da Copa do Mundo da FIFA nos EUA quando sediou o torneio em 1994. O atacante quebrou a tendência dos personagens antes dele ao se tornar o segundo mascote animal depois da Copa do Mundo Willie.

Continua após a publicidade

A roupa do atacante é um uniforme de futebol vermelho, branco e azul com as palavras “USA 94”.

1998 – Copa do Mundo da França: Footix

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

O mascote “Footix” foi revelado ao público quando a França sediou o jogo em 1998. Familiarmente conhecido pelos fãs como o grande galo azul, Footix também é um personagem significativo, pois é considerado um dos franceses símbolos nacionais.

“FRANCE 98” está estampado em seu peito azul, pois carrega uma bola de futebol na mão direita. Além disso, você sabia que Footix tem uma filha?

Continua após a publicidade

Durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA França 2019, um jovem francês chamado Ettie (deriva da palavra francesa para estrela, étoile) foi apresentado como mascote oficial e filha de Footix.

2002 – Copa do Mundo Coreia do Sul/Japão: Ato, Kaz e Nik

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Um novo milênio chegou e deu vida ao primeiro trio de mascotes da Copa do Mundo da FIFA chamado Ato, Kaz e Nik. Em 2002, a Copa do Mundo teve sede em duas nações, Coréia do Sul e Japão. Os Spheriks também trazem inegavelmente a vibração do futebol, pois exibem looks futuristas nas cores laranja, roxo e azul.

2006 – Copa do Mundo na Alemanha: Goleo Vik

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Continua após a publicidade

O leão voltou quando a Alemanha introduziu Goleo VI e sua companheira, a bola Pille, no mundo do futebol em 2006. O leão alto chamado Goleo VI é uma junção das palavras “gol” e “leo”, que é a palavra latina para leão.

Goleo veste uma camisa alemã com o número 06 na frente, pois está sempre acompanhado de Pille, uma bola de futebol falante, para formar a dupla perfeita.

2010 – Copa do Mundo da África do Sul: Zakumi

O personagem de Zakumi é baseado em um leopardo, que homenageia um dos animais comuns encontrados na África do Sul. Seu cabelo verde, olhos esmeralda penetrantes e um corpo amarelo manchado, combinam com seu short verde e camisa branca com as palavras “ÁFRICA DO SUL 2010” escritas na parte da frente. E para completar o visual, Zakumi se mantém firme com um olhar determinado e uma bola de futebol branca na mão direita.

Continua após a publicidade

2014 – Brasil Copa do Mundo: Fuleco

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Fuleco é o mascote do Brasil na Copa do Mundo de 2014. O Tatu-bola homenageia a espécie de mesmo nome, ameaçada de extinção. Fuleco também ostenta uma armadura azul e um corpo dourado com uma camisa branca, contendo as palavras “BRASIL 2014”, combinada com um short verde. Além disso, Fuleco também segura uma bola de futebol branca na mão direita.

2018 – Copa do Mundo Rússia: Zabyevka

Quais foram os últimos mascotes da Copa do Mundo?

Por fim, um lobo com o nome “Zabivaka”, ou “aquele que marca” na tradução, era o mascote oficial da Rússia quando sediou a Copa do Mundo da FIFA há quatro anos.

Continua após a publicidade

Zabivaka gesticula um polegar para cima com óculos aninhados em sua cabeça com um short vermelho combinado com uma camisa branca de mangas azuis estampada com as palavras “RUSSIA 2018”.

Até o momento, 15 mascotes da Copa do Mundo da FIFA foram introduzidos até agora. Este ano, o destaque está em La’eeb para elevar e conectar fãs de todo o mundo através de um amor comum pelo futebol!

Então, se você gostou dessa matéria, aproveite para conferir Qual é a maior torcida do mundo? As 10 maiores torcidas em 2021

Fonte: Placar

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você