Saúde

O que é a ‘matéria escura’ da alimentação, que pode ajudar na prevenção do câncer

A matéria escura da alimentação são os 80% do conjunto alimentar desconhecido que compõem um determinado alimento.

A matéria escura da alimentação são os 80% do conjunto alimentar desconhecido que compõem um determinado alimento. Foi descoberto recentemente que o alho, por exemplo, possui propriedades que auxiliam no combate ao câncer.

Portanto, é preciso desvendar a matéria escura da alimentação para entender mais o que um alimento esconde para saber seus benefícios e malefícios. 

Ainda usando o alho como exemplo, o estudo recente também mostrou que ele libera o composto alicina. Ou seja, provoca o câncer de cólon e também é o motivo de causar o aroma do alho.

Matéria do Cosmo

Matéria escura alimentar: o que é e porque é importante ser descoberta?

Continua após a publicidade

O composto que impede o câncer e doenças cardíacas é a luteolina. As composições mais comuns, e que vemos em embalagens nos supermercados, são referentes ao percentual de, por exemplo:

  • Açúcar
  • Calorias
  • Gordura
  • Proteínas
  • Vitaminas

Contudo, as outras informações sobre tudo o que compõe o alimento não foi a público ou até mesmo descoberto. As dezenas de milhares de estruturas bioquímicas não são totalmente exploradas. Sendo assim, ficam conhecidas como matéria escura da alimentação. 

Continua após a publicidade

O nome surgiu devido ao cenário alimentar no fim do ano de 2019. A divulgação foi feita na revista científica Nature, após um intenso estudo feito pelos cientistas das universidades de Harvard e Northeastern, Albert-László Barabási, Giulia Menichetti e Joseph Loscalzo. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos da América (EUA).

Sobre a pesquisa

Matéria escura alimentar: o que é e porque é importante ser descoberta?

Continua após a publicidade

Antes, o estudo apontava 26.625 elementos da alimentação registrados no maior banco de dados desta área no planeta. Esse lugar canadense é denominado como FooDB. Hoje, a quantidade apresentou uma elevação significativa ao chegar em 70.926. Por isso, o número aumenta a cada nova descoberta. 

Ainda assim, em 2019, havia apenas 150 elementos com dados sobre a concentração química e as causas. Sendo assim, durante uma entrevista à BBC News Brasil, a cientista e coautora da pesquisa, Giulia Menichetti, revelou que as recém descobertas auxiliarão para compreender como acontece a ação entre os compostos químicos alimentares e proteínas do corpo humano.

Benefícios de descobrir sobre a matéria escura da alimentação

Matéria escura alimentar: o que é e porque é importante ser descoberta?

Ainda de acordo com a cientista, é importante desvendar o lado da matéria escura da alimentação, pois ajuda nos programas mais eficientes de combate contra várias doenças. Além disso, dará um vasto catálogo com dados nutricionais para postos de saúde

Continua após a publicidade

Ela acrescenta também que ao descobrir mais sobre a matéria escura da alimentação, novas máquinas de leitura são desenvolvidas para decifrar automaticamente as complementações de cada alimento. 

Pesquisadores da Universidade Imperial College London se especializaram para encontrar elementos que atuam contra doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e virais. Por isso, descobriram 100 moléculas com capacidade anticancerígena depois que uma modelo de inteligência artificial (AI) recebeu 8 mil dados de moléculas diferentes como, por exemplo:

  • Cenoura
  • Chá
  • Laranja
  • Uva

Leia também sobre os Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você