Curiosidades

Mavka: conheça as misteriosas sereias das lendas ucranianas

Segundo a mitologia eslava, as águas da Ucrânia são mais do que um lar para peixes, são locais onde vivem as misteriosas sereias Mavkas.

Existe uma lenda no folclore eslavo sobre figuras estranhas que vivem na floresta, de nome Mavka. No entanto, as Mavkas não são realmente humanas, elas são espíritos femininos das águas.

Esses espíritos da natureza, às vezes chamados de Rusalka ou Rusalki (plural), aparecem sob a forma de belas moças, seminuas em trajes transparentes ou sem absolutamente nada.

Elas podem ser vistas nadando sedutoramente ou brincando na água, usando grinaldas de flores ou juncos em seus longos cabelos. Além disso, elas se reúnem para fazer danças folclóricas, cantar, rir ou tecer fios para fazer roupas mágicas para elas.

Aparência da Mavka

Fonte: Mitologia Hi7

Embora sejam semelhantes a sereias em alguns traços, as Mavkas têm pernas em vez de rabo de peixe. Elas se parecem com mulheres humanas em todos os aspectos, exceto por sua pele pálida sobrenatural e o tom verde de seus cabelos úmidos.

Continua após a publicidade

Elas são vistas principalmente na água, mas também podem ser vistas nos galhos das árvores ou em balanços feitos de galhos baixos, pedindo aos transeuntes que lhes deem roupas.

Desse modo, as pessoas que encontram uma rusalka ou desejam homenageá-la deixam ofertas de tecidos, lenços, trapos ou novelos de linha nos galhos das árvores para elas coletarem.

A Mavka é frequentemente vista admirando seus reflexos em águas calmas ou acariciando seus longos cabelos soltos com pentes mágicos. Se o cabelo de uma rusalka ficar seco, ela morre.

Por este motivo, elas geralmente se reúnem perto de locais com água ou, se viajarem por terra, trazem seus pentes com eles. Uma rusalka pode produzir uma torrente de água passando o pente pelo cabelo, regando a terra e mantendo-se viva.

Continua após a publicidade

Proezas da Mavka

Mavkas: conheça as misteriosas sereias das lendas ucranianas
Fonte: Mitologia Hi7

Como espíritos da natureza, a rusalka pode ser caprichosa em suas interações com os humanos. Assim como um lindo rio ou as águas aparentemente tranquilas de um lago, sua aparência atraente e seu jeito charmoso podem representar perigo para as pessoas que não as tratam com uma distância respeitosa.

Se uma pessoa decidir se banhar em um rio em um dos dias sagrados da rusalka sem prestar o devido respeito, ela pode convidá-la a nadar apenas para afogá-la, ou ela pode escalar até a costa e fazer cócegas de brincadeira em sua infeliz vítima até a morte.

Nos últimos séculos, as pessoas acreditavam que essas criaturas eram espíritos inquietos de mulheres que se afogaram ou de meninas que morreram antes do batismo, mas a verdadeira história da Mavka é muito mais antiga e infinitamente mais misteriosa.

A Rusalka como Deusa da Fertilidade

Fonte: Mitologia Hi7

Antes de 1800, em vez de fantasmas meramente vingativos, as Mavkas eram respeitadas como espíritos guardiões da água, que viviam nos rios e lagos durante o outono e inverno e emergiam na primavera e no verão para trazer sua umidade vital e fertilidade para os campos.

Continua após a publicidade

As Rusalki vagavam pela terra para abençoar os campos de centeio em flor com seu belo canto e alegre bater de palmas. E, se elas ficassem satisfeitas com as ofertas que lhes davam, eles providenciavam uma colheita abundante.

No entanto, se elas ficassem descontentes por algum motivo, elas poderiam enviar o mau tempo ou alguma outra praga para destruir os campos.

Guardiãs das Águas

Fonte: Mitologia Hi7

Os espíritos da água como as Mavkas eram vistos com reverência pelo antigo povo da Ucrânia. Pois eles acreditavam que toda a água deve vir de uma fonte milagrosa, oferecendo cura e nutrição às pessoas. Águas mágicas, como a lendária “água da vida e da morte”, podem curar feridas mortais ou trazer um cadáver de volta à vida.

Desse modo, sacrifícios e ofertas eram feitos aos espíritos de poços e águas sagradas. Além disso, panos e fitas foram amarrados a árvores perto de poços.

Continua após a publicidade

Também jogavam alimentos, dinheiro e até joias nas águas como presentes para os espíritos da água. Em troca, os espíritos e as águas forneceriam cura e bênçãos.

Festival de Rosalia

Mavkas: conheça as misteriosas sereias das lendas ucranianas
Fonte: Mitologia Hi7

O festival do início do verão de Rusallia (ou Rosalia) é o festival que homenageia a rusalka. É nessa época de florescimento do centeio que se celebram suas festas de fertilidade.

Originalmente, esta comemoração era o festival romano das rosas, mas mais tarde foi a semana para homenagear a Mavka. Mais tarde ainda, foi incluído na “Semana da Trindade” cristã, em que se comemora 50 dias após a Páscoa.

Para se preparar para a festa às vezes conhecida como zeleni sviata (“festa verde”), as casas ganham enfeites tradicionais como os ramos verdes do início do verão. Ademais, ramos de tília, bétula e bordo estão pendurados ao redor da casa e o chão é coberto com grama aromática, como absinto e cálamo.

Continua após a publicidade

Durante esta semana, é proibido realizar qualquer trabalho, especialmente costurar, lavar roupa ou instalar cercas, pois isso é ofensivo para as rusalki, que são tecelãs e lavadoras. Com efeito, aqueles que desconsideram isso são punidos com a perda de seu gado e aves.

Por outro lado, os jovens circundam os campos carregando tochas e decoram a terra com ramos verdes como oferendas as Mavkas para evitar danos climáticos e garantir safras férteis.

Por fim, coroas são feitas como enfeites decorativos para celeiros, galhos verdes são usados ​​para decorar os chifres do gado, e a fumaça das ervas em chamas é usada para fumegar o gado para protegê-lo de forças malévolas.

Então, gostou de saber mais sobre essa figura enigmática do folclore eslavo? Pois veja a seguir: Sereias: origem do mito e diferentes versões ao longo da história

Continua após a publicidade

Fontes: Mistérios Fantásticos, Curso Russo

Fotos: Mitologia Hi7

Próxima página »

Escolhidas para você