Provavelmente você tem ou conhece alguém que tem bastante medo de aranha. Geralmente, essas pessoas que tem medo de aranha, possuem aversão a qualquer outro tipo de aracnídeo de oito patas, como os opiliões e escorpiões. Com isso, muitas pessoas entram em desespero ao ver qualquer tipo de aranha. No entanto, o medo paralisante se torna uma fobia, conhecida como aracnofobia.
Existe uma vasta quantidade de espécies de aranhas, podendo ser de tamanhos minúsculos ou de tamanhos bastante grandes. Ademais, elas podem ser encontradas em diversos lugares, como dentro de casas ou em locais na natureza.
Entretanto, de onde surge o medo de aranha? Provavelmente ele advém de traumas de alguma picada passada, ou pela forma que são retratas em filmes. Além disso, também pode ser proveniente de um receio preventivo. Então, confira mais a seguir sobre o medo de aranha ou aracnofobia.
Aracnofobia: O que é?
Aracnofobia consiste por um extremo medo de aranha, ou qualquer outro tipo de aracnídeo, como, por exemplo, opiliões e escorpiões. Entretanto, nem toda pessoa que possui um medo de aranha possui aracnofobia.
Em suma, as pessoas com esse tipo de fobia fazem de tudo para não ter nenhum contato com qualquer aracnídeo. Além disso, deixam até de fazer certas atividades do dia a dia que possam ter o mínimo de contato com algum tipo de aracnídeo. Consequentemente, a aracnofobia provoca extremo estresse e ansiedade, além de outros sintomas.
Possíveis causas da aracnofobia ou medo de aranha
Os psicólogos acreditam que o medo de aranha pode ser proveniente de alguma experiência passada. Logo, uma pessoa que foi picada por um aracnídeo ou viu alguma pessoa ser picada pode adquirir o medo, até gerando um trauma. Além disso, algumas pessoas adquirem o medo até por influência familiar.
Isto é, geralmente as pessoas que apresentam o medo severo por qualquer aracnídeo, possuem algum membro da família com os mesmos temores.
Por outro lado, algumas pessoas criam o medo de aranha por uma resposta adaptativa às situações de risco. Com isso, o medo de ser picado e morrer contagia a pessoa e a faz agir preocupada.
Entretanto, existem pessoas que não se preocupam diretamente com ser picado e morrer, mas sim com o movimento das aranhas. Ou seja, o movimento imprevisível das aranhas, e o tanto de pernas que elas possuem, é o que apavora.
Sintomas do medo de aranha
O medo excessivo por esse tipo de aracnídeo pode provocar alguns sintomas ruins nas pessoas, como, por exemplo:
- Sudorese excessiva
- Pulso acelerado
- Tontura e vertigem
- Respiração acelerada
- Dores no peito
- Taquicardia
- Diarreias e náuseas
- Inquietação
- Crises de ansiedade
- Tremores e desmaios
- Sensação de asfixia
Tratamento
O tratamento da Aracnofobia é feito, principalmente, por sessões de terapia. Em suma, são indicadas psicoterapias, terapias comportamentais e a técnica da dessensibilização sistemática.
Entretanto, realizar meditações diárias e técnicas de relaxamento também são eficazes em alguns casos. Por outro lado, em casos mais comprometedores, é feito o uso de medicamentos, como antidepressivos e controladores de ansiedade.
Ademais, existem tratamentos através da realidade virtual, onde as pessoas são projetadas em representações virtuais de aracnídeos para combater seus medos.
E você, também tem medo de aranha? Se gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: As 7 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo.
Fontes: Brasil Escola, G1, Mega Curioso, Inpa online
Imagens: O Portal n10, Hypescience, Pragas, Santos Bancários, Psicólogo e Terapia