Curiosidades

Mi Pan Su Su Sum – Origem e significado do novo sucesso do TikTok

Fenômeno no TikTok, a música Mi Pan Su Su Sum parece ter o espanhol para Meu Pão, mas, na verdade, é sobre um cereal russo.

Atualizado em 02/09/2020

Uma das principais marcas do TikTok é popularizar as músicas que viralizam em seus vídeos. Recentemente, usuários do aplicativo passaram a usar a música Mi Pan Su Su Sum em seus memes, ainda que o sentido não seja tão claro assim.

Apesar de parecer com o espanhol para “meu pão”, Mi Pan Su Su Sum tem origem na Rússia e popularização em um aplicativo japonês.

Não é a primeira vez, no entanto, que uma música viralizada no app se torna um sucesso. Anteriormente, outras canções já tiveram o mesmo potencial, como Savage, de Megan Thee Stallion, Truth Hurts, de Lizzo, Say So, de Doja Cat e outros sucessos da música.

Origem

A princípio, a música começou a viralizar em vídeo japonês. O conteúdo foi criado num aplicativo japonês chamado “aDanza”, feito para mixar imagens de animais dançando com músicas variadas.

Depois do sucesso com lhamas dançarinas, Mi Pan Su Su Sum foi parar nos perfis de TikTok de países que falam espanhol. Isso porque os usuários reconheceram o “mi pan” da música e passaram a fazer piadas com isso.

Assim como acontece com outros virais no TikTok, Mi Pan Su Su Sum se tornou um fenômeno. Procurando o título da música no aplicativo, por exemplo, é possível encontrar vídeos com os temais mais variados. Entre eles, os tradicionais vídeos de dancinhas, tutoriais e, é claro, memes.

Significado de Mi Pan Su Su Sum

Apesar das piadas e confusão com pão, a música fala sobre mel. Originalmente, foi lançada como um jingle promocional para uma marca de cereal lançada na Rússia.

Quando chegou no mercado russo, em 2010, os cereais Honey Loops ganharam o nome Miel Pops. Sendo assim, é isso que a música fala no verso popular. Ao invés de Mi Pan, diz Miel Pops.

Já a segunda parte, Su Su Sum, seria apenas o som das abelhas que estrelam o comercial. Ou seja, no fim das contas, é apenas o nome da marca seguida de um zumbido de insetos.

Por que ouvimos Mi Pan?

Mi Pan Su Su Sum - origem e significado do novo sucesso do TikTok
Lab Manager

Segundo o linguista Ferdinand de Saussure, a confusão é natural por conta das diferenças entre as linguagens e os contextos dos falantes e ouvintes. Ao não conseguir fazer a associação com o nome Miel Pops, o cérebro busca a associação mais próxima para aqueles sons. Para os falantes de espanhol, portanto, foi a expressão “Mi Pan”, ou meu ão.

Fontes: Letras, O Povo

Imagens: HuffPost, Lab Manager