Mico-leão-dourado: 9 fatos e curiosidades sobre o animal

Clique e saiba mais sobre o mico-leão-dourado: um animalzinho carismático considerado um verdadeiro símbolo do Brasil!

O mico-leão-dourado é um dos animais mais ameaçados de extinção no Brasil, e, por conta disso, acabou se tornando um símbolo importante na luta pela preservação da fauna. Além de sua beleza marcante com a pelagem dourada, ele representa os desafios enfrentados para proteger as espécies da Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados do país.

Apesar de ser um tema um pouco triste, a realidade desse animalzinho vai além disso. Ele vive principalmente no Rio de Janeiro e, melhor ainda, é encontrado exclusivamente no Brasil. Isso o torna um verdadeiro símbolo nacional.

E aí, vamos saber algumas curiosidades sobre o mico-leão-dourado? Boa leitura!

9 fatos e curiosidades sobre o mico-leão-dourado

1- Quase sempre as fêmeas têm gestação gemelar

A primeira coisa que pode surpreender sobre o mico-leão-dourado é a sua reprodução. De acordo com estudos, mais de 60% das gestações dessa espécie são gemelares. Ou seja, é comum que a fêmea dê à luz a dois filhotes de uma vez. Além disso, a gestação pode acontecer até duas vezes por ano, com uma duração média de cerca de 130 dias.

Por último, é interessante notar que, segundo os pesquisadores, quando um único filhote nasce, isso geralmente indica que o “gêmeo” que estava na mesma gestação não sobreviveu. Isso pode ocorrer por várias razões naturais, como um aborto espontâneo. Interessante, né?

2- São bem cooperativos

Um grupo de aproximadamente 6 desses animais encantadores costuma incluir uma fêmea que é a principal responsável pela reprodução do grupo. Os machos têm um papel crucial: além de proteger o bando contra possíveis ameaças, eles também são encarregados de garantir que todos sejam alimentados. Eles se revezam para buscar comida e manter a segurança.

3- Primeira vez que um mico-leão-dourado foi visto

No que diz respeito à sua identificação, o primeiro mico-leão-dourado foi registrado por Antonio Pigafetta, um cronista, só no século 16. No entanto, do ponto de vista científico, a espécie só foi oficialmente reconhecida no século 18.

Por fim, vale lembrar que, embora Pigafetta tenha feito a primeira observação registrada, foi apenas com o avanço das pesquisas e o aprimoramento das técnicas científicas que o mico-leão-dourado ganhou a classificação adequada. Certo?

4- Alimentação

O mico-leão-dourado se alimenta principalmente de insetos e outros invertebrados, além de frutas, como mangas e bananas. Ele é conhecido por ter uma dieta variada que pode incluir até pequenos vertebrados e flores.

5- O mico-leão-dourado só existe no Brasil

Pode acreditar: esse animalzinho é um símbolo do nosso país e não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo! Além dele, existem mais três espécies que habitam o Brasil, principalmente na Mata Atlântica. São eles: o mico-leão-da-cara-preta, o mico-leão-preto e o mico-leão-da-cara-dourada.

Foto: Celso Margraf
Foto: Paulo Gil
Foto: Wikimedia Commons/Hans Hillewaert

6- Quase foi extinto

No século 20, o mico-leão-dourado nos deu um baita susto. Na década de 60, o número de animais dessa espécie chegou a cair para apenas 200. Dá pra acreditar? Diante dessa ameaça iminente, houve uma grande mobilização para evitar a extinção.

Embora os esforços tenham sido importantes, o número de micos-leões-dourados ainda é relativamente baixo, o que mantém a espécie na lista de animais em risco de extinção até hoje.

7- Um grande dispersor de sementes

Esse animalzinho é bem eclético na alimentação, consumindo cerca de 60 tipos diferentes de plantas, pelo menos, segundo a WWF Brasil. Embora também coma alguns invertebrados, o mico-leão-dourado inclui muitos frutos na dieta.

Isso é super importante porque ele acaba ajudando a espalhar sementes por onde passa, contribuindo para a regeneração da floresta.

8- Tão popular que estampa a nota de 20 reais

Em 2002, o mico-leão-dourado ganhou destaque quando foi escolhido para estampar a nota de 20 reais, após uma votação pública que envolveu muita gente. Essa escolha não só celebrou a beleza e a importância do mico-leão-dourado, como também ajudou a chamar a atenção para a sua preservação. Esse animal é uma espécie ameaçada e símbolo de esforços de conservação no Brasil.

9- É bem pequeno

Por fim, com cerca de 0,5 kg e 33 cm de comprimento, sem contar a cauda, o mico-leão-dourado é um verdadeiro charme. Esse primata, que vive nas florestas do Brasil, é conhecido por sua pelagem dourada bastante vibrante e seu comportamento sociável.

E aí, o que achou de saber um pouco mais sobre o mico-leão-dourado? Conta pra gente! Aproveite e leia também: 20 curiosidades interessantes sobre os cavalos-marinhos

Outras postagens