História

Minotauro: a lenda completa e as principais características da criatura

O Minotauro é uma das criaturas mitológicas gregas mais famosas. Sua história serviu para que is gregos não desrespeitassem os deuses.

O Minotauro é uma das muitas criaturas mitológicas gregas, integrando o time dos mais populares do panteão de seres misticos da Grécia Antiga. Ele é, basicamente, um humano com cabeça de touro. Contudo, não possui a consciência de um ser humano e age por instinto, literalmente como um animal.

Sua figura já foi usada em inúmeras adaptações cinematográficas e audiovisuais, como filmes, séries, músicas, pinturas, entre outros. Em quase todos os casos, representado como uma figura aterrorizante, que se sacia apenas quando encontra algum humano para devorar.

O objetivo de sua criação foi para que crianças, e até mesmo alguns adultos, aprendessem a respeitar o poder dos deuses gregos, que certamente puniriam aqueles que os desobedecessem. O Minotauro foi o resultado de um castigo imposto por Poseidon.

História do Minotauro

Originalmente, Minos, habitante de Creta, desejava ser o rei da ilha. Decidido a tornar seu desejo realidade, ele fez esse pedido a Poseidon, Deus dos mares e foi atendido. Contudo, para atender ao desejo, o deus exigiu um sacrifício.

Poseidon, então, mandou um touro branco, saído dos mares, para o encontro de Minos. Ele deveria sacrificar o touro e devolvê-lo ao mar para que seu desejo de ser rei se tornasse realidade. Mas, ao ver o touro, Minos se encantou com sua beleza descomunal e decidiu sacrificar um de seus touros no lugar, esperando que Poseidon não percebesse a diferença.

Minotauro - Origem e história da criatura mitológica
Doce medo

Entretanto, o deus dos mares não só notou a trapaça, como também puniu Minos pelo desrespeito. Sua esposa, Pasífae, foi manipulada por Poseidon para que se apaixonasse pelo touro enviado por ele, fazendo com que nascesse assim o Minotauro.

Continua após a publicidade

O labirinto

Apesar do castigo, Minos, ainda sim, foi coroado o rei de Creta. Porém, tinha que lidar com o Minotauro.

Para isso, o rei Minos encomendou a construção de um labirinto ao artista ateniense Dédalo. O labirinto, aliás, seria imenso e contínuo, com centenas de corredores e aposentos confusos, que prenderiam aqueles que nele entrassem. Mas, o objetivo principal seria prender o  Minotauro, para que vivesse em solidão e esquecimento.

Minotauro - Origem e história da criatura mitológica
Projeto Ivusc

Anos depois, um de seus filhos acaba morto pelos atenienses. O rei, então, promete vingança e a cumpre, causando uma guerra declarada entre os atenienses e os cretenses.

Com a vitória, Minos determina que os atenienses teria que oferecer, como pagamento anual, de sete homens e sete mulheres, para que fossem enviados ao labirinto do Minotauro.

Isso aconteceu durante um período de três anos e muitos deles foram mortos pela criatura. Outros, se perderam no grande labirinto para sempre. No terceiro ano, o grego Teseu, que passaria a ser considerado um dos maiores heróis da Grécia, se voluntariou para ir ao labirinto matar a criatura.

Morte do Minotauro

Ao chegar no castelo, ele imediatamente se apaixonou pela filha do rei Minos, Ariadne. A paixão foi correspondida e, para que Teseu conseguisse matar o Minotauro com sucesso, ela deu a ele, secretamente, uma espada mágica. Para que ele não se perdesse no labirinto, ela ainda lhe forneceu um novelo de lã.

Minotauro - Origem e história da criatura mitológica
Pinterest

Isso foi fundamental para a batalha que Teseu viria a enfrentar. Então, ele partiu em sua jornada para acabar com a criatura. Ao entrar no labirinto, foi soltando o novelo aos poucos, na medida que caminhava, para que não se perdesse.

De modo furtivo, caminhou pelo labirinto até que encontrou o Minotauro e o atacou de surpresa, travando uma batalha contra o monstro. Teseu empunhou sua espada com sabedoria e, então, acabou matando a criatura em um golpe fatal.

No final, com a ajuda do novelo de lã, ainda resgatou alguns atenienses que estavam perdidos pelos caminhos do labirinto.

Ele então se reencontrou com Ariadne e os lações entre os gregos e atenienses foram estreitados. Além disso, Teseu se tornou um dos heróis mais importantes da Grécia.

Outras mídias

Minotauro - Origem e história da criatura mitológica
Youtube

O Minotauro, e até mesmo o labirinto, já apareceram em várias histórias, filmes e séries. Sua lenda de origem é raramente alterada e, normalmente, quando faz aparições, não costuma esboçar consciência ou sentimentos. Mas, em algumas ocasiões, sua história acabou sofrendo algumas modificada, como é o caso de American Horror Story: Coven (2013).

Ele também ganhou um filme homônimo, em 2006. E, antes disso, também apareceu no filme Hércules no Labirinto, de 1994.

Muitas outras produções incluíram o ser mitológico, como é o caso do filme Sinbad e o Minotauro, de 2011; e assim por diante. Esses são exemplos para demonstrar o tamanho da popularidade com a qual a criatura conta.

O palácio de Minos

Minotauro - Origem e história da criatura mitológica
Um pouquinho de cada lugar

Um fato curioso sobre toda essa história, é que o palácio do rei Minos realmente existiu. Contudo, o que resta dele são ruínas, que se encontram em Knossos, na Grécia. As cores fortes e chamativas contribuem para que este seja um dos locais mais procurados pelos turistas. Por causa de alguns cômodos engenhosamente construídos, isso pode ter levado ao mito do labirinto do Minotauro.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Deuses gregos – Os principais e quem eles foram na mitologia

Fontes: Infoescola, Toda matéria, Sua pesquisa, Ensinar História Joelza, Alunos online, Filmes tipo, A mochila e o mundo

Imagens: Doce medo, Projeto Ivusc, Pinterest, João Carvalho, YouTube, Um pouquinho de cada lugar

Próxima página »

Escolhidas para você