Curiosidades

Monstros famosos – 14 criaturas mais fascinantes de todos os tempos

Ao longo dos anos, no cinema e na vida real, certos personagens se tornaram monstros famosos, que fascinam e assustam ao mesmo tempo.

Desde sua criação, o cinema é considerado como uma das formas de entretenimento mais fascinante, que tem como objetivo divertir a todos, independente de qual seja a idade. Portanto, com os mais variados gêneros, os filmes conseguem envolver a todos em sua narrativa. Como, por exemplo, os filmes de terror, que despertam as mais variadas sensações no telespectador. E o que seria dos filmes de terror sem a criação das criaturas que se tornaram monstros  famosos reconhecidos até os dias de hoje.

Não podemos negar o fascínio que alguns monstros famosos despertam em nós, por exemplo, vampiros e lobisomens, que já foram retratados de inúmeras formas nas telas do cinema. Mas, não param por aí, desde o primeiro filme com monstros lançado no cinema, até os dias de hoje, as mais estranhas criaturas foram criadas.

No entanto, nem todos os monstros saíram dos filmes, alguns fazem parte do imaginário popular, como o chupacabra e o pé-grande. Inclusive, há pessoas que afirmam que essas criaturas existem ou já existiram.

Para aqueles que gostam dos monstros mais assustadores, seja dos filmes ou não, listamos aqui os monstros mais famosos e fascinantes de todos os tempos, confira a seguir.

Monstros famosos

1- Dragões

Imagem: PlayReplay

Começamos a listas dos monstros famosos com os dragões, criaturas mitológicas gigantes e assustadoras, que com enormes asas sobrevoavam vilarejos cuspindo fogo em tudo. De acordo com a lenda dos dragões, eles são uma das criaturas mais antigas já citadas. Inclusive, na Bíblia há uma citação no livro de Isaías sobre Leviatã, um dragão-serpente que vivia no mar.

Continua após a publicidade

No entanto, é na cultura chinesa que os dragões são mais conhecidos, fazendo parte das festas, decorações e comemorações. Por exemplo, no Ano Novo Chinês, o dragão é um dos símbolos mais importantes para a China. Já para os países ocidentais, os dragões também são bastante populares, pois fazem parte do folclore, histórias de filmes e games.

2- Tiranossauro-Rex do filme Jurassic Park (1993)

Imagem: UOL

Entre os monstros famosos está o T-Rex, uma criatura perigosa, agressiva e rápida. Apesar de já ter existido, foi nos cinemas que o T-Rex ganhou mais popularidade, graças aos filmes de Spielberg, Jurassic Park. A franquia de filmes foi tão bem sucedida que trouxe de volta o fascínio pelos dinossauros, além dos surpreendentes efeitos visuais para a época e uma nova sequência de filmes.

3- Monstros famosos: Chupacabra

Imagem: Britannica

O monstro chupacabra, cujo nome tem origem graças a suas presas preferidas, as cabras, ficou conhecido no ano de 1995, em Porto Rico. De acordo com relatos, ninguém sabe ao certo como a criatura surgiu, embora alguns latino-americanos afirmem se tratar de algum experimento do governo dos Estados Unidos. Já outros, acreditam se tratar de uma criatura alienígena.

Segundo moradores locais, o chupacabra é um monstro com cerca de um metro e meio de altura, pernas curtas, garras longas e afiadas e olhos vermelhos brilhantes. Além das cabras, ele ataca gatos, ovelhas, coelhos, cães, galinhas, patos, porcos entre outros animais, deixando para trás o corpo mutilado dos animais.

Mas, não é só em Porto Rico que o chupacabra andou matando animais, aqui no Brasil, existem relatos de supostas aparições do chupacabra também.

4- Alien (1979)

Imagem: Café com nerd

O filme dirigido pelo diretor Ridley Scoot, Alien – O Oitavo Passageiro, é um clássico da ficção científica. Que traz um dos monstros mais famosos do cinema, a criatura alienígena Alien, um monstro aterrorizante que depositava seus ovos dentro do corpo dos astronautas. Realmente um filme muito assustador e fascinante, com uma das personagens mais duronas do cinema, Ellen Ripley, vida por Sigourney Weaver.

Continua após a publicidade

5- O Predador (1987)

Imagem: Decora games

Outro monstro famoso da nossa lista é a criatura alienígena do filme O predador, estrelado por Arnold Schwarzenegger, um monstro inteligente, fortemente armado e letal.

No entanto, o predador volta como o inimigo do Alien, em 2004 no filme Alien vs. Predador. Com um instinto de caça extraordinário, o predador é um dos mais sanguinários monstros criados até hoje.

6- Tubarão (1975)

Imagem: Fhox

Outro monstro famoso dos cinemas é o Tubarão, um grande sucesso do diretor Spielberg que se tronou um marco para a cultura pop. Apesar de não se tratar realmente de um monstro, o tubarão aterrorizou milhares de pessoas com sua forma agressiva e implacável de atacar as pessoas. Dessa forma, o filme O Tubarão conseguiu mudar a forma como o animal era visto por todos.

7- Godzilla (1954)

Imagem: Youtube

De origem japonesa, o monstro godzilla é um réptil com 50 metros de altura que invadiu e destruiu Tóquio pela primeira vez em 1954. No entanto o filme se tornou um clássico e inspirou inúmeras versões do gigante monstro godzilla. Todavia, Gojira, como é chamado no Japão, é uma criatura muito importante para a cultura japonesa. Pois godzilla é uma dos monstros mais populares e importantes do cinema.

8- Monstros famosos: Pé-grande

Imagem: Revista Galileu

Uma das lendas mais conhecidas nos Estados Unidos e no Canadá é a do pé-grande, inclusive, há pessoas que afirmam já terem o visto andando pelas florestas. Aparentemente, o pé-grande é um monstro gigante que vive nas florestas e que deixa grandes pegadas por onde passa.

Aparentemente, a lenda do pé-grande teve início após um pequeno vídeo ser gravado em Bluff Creek, na Califórnia no ano de 1967. No vídeo aparecia uma criatura peluda parecida com um homem bem alto andando por uma clareira. Porém, o vídeo nunca foi autenticado, mas mesmo anos depois, continua sendo a única prova da existência do pé-grande.

Continua após a publicidade

9- O Monstro do Lago Ness

Imagem: UOL

O monstro do Lago Ness não podia ficar de fora da lista dos monstros famosos de todos os tempos. Apelidado de Nessie, o mostro vivia no Lago Nessa na Escócia. Aparentemente, sua primeira aparição foi em maio de 1933, desde então, o lago virou atração turística. No entanto, em 2003, uma equipe da BBC usou equipamentos tecnológicos para vasculhar todo o lago, mas, não foi encontrado nada.

10- King kong (1933)

Imagem: Merc whith a movie

Não podemos negar que King Kong é um dos monstros famosos mais marcantes do cinema, principalmente a cena em que ele se encontra em cima do Empire States. O gigante gorila vive na Ilha da Caveira, onde reina sobre todas as outras criaturas. Contudo, King Kong fez tanto sucesso que acabou ganhando outras versões no cinema.

11- A múmia (1932)

Imagem: In 360 news

Um dos monstros mais antigos do cinema, basicamente o terceiro criado, a múmia apareceu pela primeira vez no clássico da Universal, dirigido por Karl Freund. No entanto, foi a versão recente de 1999 com Brendan Fraser que se tornou popular no cinema.

12- Frankenstein (1931)

Imagem: Ogan pazan

O segundo monstro criado pela Universal, Frankenstein é uma criatura criada por um médico que sonhava em poder ressuscitar os mortos. Cuja história foi baseada na obra de terro gótico de Mary Shelley. Graças ao sucesso, Frankenstein ganhou outras versões cinematográficas ao longo da história dos cinemas.

13- Monstros famosos: Lobisomem

Imagem: UOL

O lobisomem é um dos monstros famosos mais fascinantes, metade homem e metade animal, aterrorizava o interior da França no ano de 1764, onde matou dezenas de moradores. De acordo com a lenda, um homem infectado pelo vírus da licantropia virava lobisomem nas noites de lua cheia.

No cinema, a criatura se tornou um símbolo dos filmes de terror. No entanto, não se sabe ao certo qual a origem dos lobisomens. Porém, há uma doença chamada de hipertricose que faz com que os pelos do corpo cresçam excessivamente. Dessa forma, colaborou para que a lenda do lobisomem surgisse.

Continua após a publicidade

14- Monstros famosos: Vampiros

Imagem: Seres Mitológicos

Para fechar a lista dos monstros famosos, não podíamos deixar de fora os vampiros. Definitivamente uma das criaturas mais icônicas do cinema, os vampiros são um dos monstros mais famosos de todos os tempos.

Desde sua primeira aparição nos cinemas, com o filme Nosferatu, baseado no famoso livro de Bram Stoker, Drácula, os vampiros ganharam inúmeras versões. Seja em filmes como, Drácula, Blade, Anjos da Noite e a Saga Crepúsculo ou em séries de TV como, The Vampire Diaries e True Blood, o vampirismo fascinou e mudou a história do cinema e da TV.

Os vampiros são criaturas sensuais, envolventes e ao mesmo tempo assustadoras e sugadoras de sangue.  No entanto, mesmo se tratando de criaturas ficcionais, os vampiros inspiram culturas até os dias de hoje.

Por fim, a cultura cinematográfica e as lendas populares são repletas de monstros famosos que ao mesmo tempo nos fascina, aterroriza e encanta.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Vampiros existem e você precisa saber 6 coisas sobre eles. 

Fontes: Quarta Parede Pop, Mega Curioso

Continua após a publicidade

Imagens: Tri curioso, PlayReplay, UOL, Britannica, Café com nerd, Decora games, Fhox, Youtube, Revista Galileu, Merc with a movie, In 360 news, Ogan pazan, Seres mitológicos

Próxima página »

Escolhidas para você