Curiosidades

Morsa, o que é? Características, reprodução e habilidades

Semelhantes às focas, a morsa é um mamífero que vivem em locais gelados e possui presas que chegam a até um metro de comprimento.

Pertencendo à mesma família das focas, a morsa é um mamífero encontrado nos mares gelados do Ártico, da Europa, da Ásia e da América do Norte. Contudo, há uma certa diferença, já que a morsa possui dentes superiores maiores do lado externo da boca, ou seja, as presas. 

Logo, o mamífero é a única espécie viva na família Odobenidae e gênero Odobenus. Sendo assim, o nome científico é Odobenus rosmarus, cuja espécie é subdividida em três: 

  • Morsa do Atlântico (Odobenus rosmarus rosmarus)  
  • Morsa do Pacífico (Odobenus rosmarus divergens)
  • Morsa de Laptev (Odobemus rosmarus laptevi). 
Morsa, o que é? Características, reprodução e habilidades
Imagem: Best Wallpaper

Características da morsa 

Em síntese, a morsa tem o corpo roliço e cabeça redonda e, ao invés de pernas, possui nadadeiras.  A boca é coberta com bigodes duros, enquanto a pele é enrugada e marrom-acinzentada. Para se manter aquecida, ela conta com uma camada densa. Esse mamífero pode ter até 3,7 metros de comprimento e pesar cerca de 1.200 quilos. 

Os machos adultos, no Pacífico, podem pesar mais de 2.000 kg e, entre os pinípedes – ou seja, aqueles animais de corpo fusiforme e alongado -, só perdem em tamanho para alguns elefantes marinhos. Outra característica é a presença de orelhas, semelhante aos leões-marinhos. 

Continua após a publicidade

Sobretudo, esse animal tem duas presas, ou seja, uma em cada lado da boca e pode ter até 1 metro de comprimento. Com isso, as presas são usadas para lutar, abrir buracos no gelo e mergulhar. 

O mamífero é considerado um animal migratório, pois é capaz de nadar por vários quilômetros todos os anos. Além disso, as orcas, tubarões, focas-leopardo e o homem são os maiores predadores da morsa. Ainda com relação à caça, elas vivem sob a mira de caçadores, pois todas as partes do seu corpo são aproveitadas.  

Continua após a publicidade

Hábitos

Morsa, o que é? Características, reprodução e habilidades
Imagem: No Mar Profundo

No gelo, a morsa fixa os dentes no gelo e puxa o corpo para frente. Ademais, é por isso que Odobenus significa “aquele que caminha com os dentes”. Com efeito, a morsa passa o tempo no mar ou sobre os blocos de gelo ou ilhas rochosas, onde descansam. Apesar de ter dificuldade em se locomover na terra. 

De forma geral, a morsa vive entre 20 e 30 anos. Além disso, vive em grupos, reunindo até mais de 100 animais.

Continua após a publicidade

A alimentação é, principalmente, composta por mexilhões. Sendo assim, a morsa cava a areia do fundo do mar com as presas e coloca os mexilhões na boca, usando os bigodes.  

Habilidades da morsa 

Em suma, a morsa possui hábitos diurnos, ou seja, diferentes das focas e leões marinhos. Curiosamente, na busca de alimento, mergulha a até cem metros de profundidade. Logo, semelhantes às focas, leões marinhos e elefantes marinhos, a morsa também se adapta para esse tipo de mergulho.

Por ser um mergulho profundo, o mamífero consegue reduzir o batimento cardíaco e transferir a circulação para os órgãos vitais, como cérebro e coração. Além disso, ainda é capaz de diminuir o metabolismo, acumulando maior quantidade de oxigênio no sangue. 

Morsa, o que é? Características, reprodução e habilidades
Imagem: The Mercury News

Reprodução

A maturidade sexual se inicia aos seis anos, basicamente, quando começam as atividades reprodutivas. Em contrapartida, os machos chegam à maturidade aos 7 anos. Porém, não acasalam até completar 15 anos, idade em que estão completamente desenvolvidos. 

Continua após a publicidade

Em resumo, as fêmeas entram no período para acasalar no final do verão, ou em fevereiro. No entanto, os machos são férteis apenas em fevereiro. Sendo assim, a reprodução ocorre de janeiro a março. Para o momento do acasalamento, os machos ficam na água, ao redor dos grupos de fêmeas, que ficam nos blocos de gelo; e iniciam as exibições vocais.  

Morsa, o que é? Características, reprodução e habilidades
Imagem: The Journal City

Sendo assim, a fêmea passa pelo período gestacional por um ano. Como resultado disso, nasce apenas um filhote, pesando aproximadamente 50 quilos. Aliás, após o nascimento, o filhote já tem a capacidade de nadar.

Com relação ao período de amamentação, pode durar de um ano e meio a dois anos. Ou seja, representa seu intervalo reprodutivo.  

Gostou se saber sobre a morsa? Então leia sobre Focas – Características, alimentação, espécies e onde vivem

Continua após a publicidade

Fontes: Britânica Escola Cola da Web InfoEscola

Imagens: Wikipédia The Mercury News The Journal City Best Wallpaper No Mar Profundo

Próxima página »

Escolhidas para você