Curiosidades

Aos 59 anos, morre James Michael Tyler, o Gunther de Friends

James Michael Tyler interpretou Gunther, em Friends. Gerente da cafeteria Central Perk , era considerado o sétimo membro do grupo de amigos.

O falecimento de James Michael Tyler chocou fãs da sitcon Friends no mundo inteiro. O ator faleceu aos 59 anos, no último domingo, 24 de outubro, por decorrência de um câncer de próstata. Segundo declarações sobre o falecimento, foi uma morte tranquila. Além disso, o ator morreu em sua própria residência em Los Angeles.

A princípio, conhece-se o ator como interprete do personagem Gunther, da série Friends. Em resumo, ele era uma espécie de sétimo membro do grupo. No entanto, James Michael Tyler era também músico e artista. Além disso, foi um importante ativista social em relação ao câncer, doença que descobriu em 2018, mas que evoluiu rapidamente durante a pandemia.

No geral, seu personagem Gunther trabalhou como gerente da cafeteria em Friends, um dos principais espaços da série. Desse modo, apareceu em mais de 150 episódios da série e fez participação especial no episódio de reunião do elenco. Por outro lado, ainda atuou em séries como Sabrina, a aprendiz de feiticeira e Scrubs.

Apesar disso, os relatórios a respeito de seu falecimento lembram que a doença estava em estágio avançado, pois se espalhou rapidamente para seus ossos. Como consequência, estava paralisado da cintura para baixo e em tratamento hormonal constante. No entanto, trabalhou diretamente com campanhas de conscientização a respeito do câncer durante todo o processo.

Continua após a publicidade

James Michael Tyler, quem é? Biografia do Gunther de Friends

Quem é James Michael Tyler

A princípio, James Michael Tyler Snodgrass nasceu em Winona, no estado de Mississipi, no dia 28 de maio de 1962. Sobretudo, tornou-se famoso pelo seu trabalho como ator nos Estados Unidos. Em especial, pelo papel de Gunther no seriado Friends, mas também por papéis como Ethan no seriado de 2001 sobre a feiticeira Sabrina.

Antes de tudo, foi o filho mais novo de seis filhos, criados por um capitão da Força Aérea aposentado e uma dona de casa. No entanto, tornou-se órfão quando tinha 11 anos e se mudou para Anderson, Carolina do Sul a fim de morar com uma irmã mais velha. Posteriormente, estudou na Universidade de Clemson onde graduou-se na licenciatura de Geologia.

Apesar disso, ao mesmo tempo em que estudava Geologia, também fazia parte do grupo de teatro da Universidade, o Clemson Players. Como consequência, encontrou em si o desejo de trabalhar como ator. Logo em seguida, por volta de 1994, estreou como Gunther na sitcom da NBC, sendo o sétimo membro de Friends.

Continua após a publicidade

Em resumo, seu personagem era o gerente da cafeteria Central Perk e tinha uma queda na personagem Rachel Green. Primeiramente, seu personagem seria um extra sem nome, mas recebeu maior importância porque, curiosamente, era o único ator capaz de operar uma máquina de expresso.

Basicamente, a habilidade surgiu em decorrência da experiência trabalhando como garçom e barista em cafeterias durante a faculdade. Sendo assim, James Michael Tyler conseguiu participar de Friends durante dez anos, com aparições em 131 episódios dos 238 episódios totais de Friends.

Portanto, tornou-se o personagem coadjuvante que mais aparece em Friends. Ademais, James Michael Tyler ainda fez um evento especial para os fãs quando a série comemorou 15 anos. A fim de presentear os fãs, ele abriu uma réplica do Central Perk em Londres durante suas semanas.

James Michael Tyler, quem é? Biografia do Gunther de Friends

Continua após a publicidade

Como prevenir o câncer?

Como citado anteriormente, James Michael Tyler dedicou parte de sua vida após o diagnóstico para conscientizar as pessoas sobre o câncer. Em especial os homens, no caso do câncer de próstata, doença que ele possuía. Desse modo, apoiou a Fundação do Câncer de Próstata nos Estados Unidos e participou de incontáveis campanhas nesse sentido.

Além disso, utilizava de suas plataformas para compartilhar a importância de realizar exames de rotina, assim como acompanhamento médico regular. Sobretudo, compartilhava a difícil experiência que passou em decorrência da enfermidade para falar com o público, desde os fãs de Friends até pessoas que não o conheciam.

Acima de tudo, a prevenção do câncer acontece por meio de exames regulares, mas também alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. No geral, estudos apontam que uma rotina equilibrada ajuda na prevenção de 95% das doenças não congênitas, porque fortalece o sistema imunológico e as defesas naturais.

Mais ainda, evitar vícios como tabagismo, alcoolismo e até mesmo o estresse em excesso ajuda a manter o corpo saudável. Em contrapartida, manter as vacinas em dia e evitar agentes cancerígenos no trabalho ou em casa também contribuem. Por fim, pode-se fazer como James Michael Tyler e participar das campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu sobre James Michael Tyler? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você