Curiosidades

Capitão América: Tudo sobre a história do personagem da Marvel

O Capitão América surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, para combater nazistas, mas foi revivido na década de 60 e liderou os Vingadores.

Por P.H Mota

O Capitão América é a identidade heroica de Steve Rogers. Além disso, é considerado como o primeiro Vingador. Em suma, o personagem nasceu em 1941, na revista Captain America Comics #1. Ademais, o super herói foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, dos estúdios da Marvel Comics.

O Capitão fez parte de um movimento patriota que trazia super-heróis, principalmente, atuando na Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, Steve atuava ao lado de Bucky Barnes, seu melhor amigo, no combate contra nazistas. No entanto, consequentemente, fez com que sua popularidade ficasse reduzida ao fim da guerra.

Enfim, antes de se tornar herói, entretanto, Steve era um jovem franzino. Cujo sonho era servir os Estados Unidos na luta contra os nazistas. Mas, ele só conseguiu suas habilidades graças aos efeitos do soro de Supersoldado. Onde ganhou músculos e alta estatura, quase que imediatamente.

Contudo, os planos de criar um exército de Supersoldados do Dr. Dr. Erskine, que foi quem criou o soro. Acaba que não se concretiza, já que um atentado, acaba com tudo. Com isso, Steve é o único exemplar do Projeto Renascimento.

Então, graças à sua coragem e inteligência, o Capitão América tornou-se um grande herói, realizando arriscadas missões. Inclusive, em uma delas, o herói acaba congelado, sendo encontrado anos depois pelos Vingadores. Por fim, Steve se torna um dos membros principais e até líder da principal equipe de heróis do Universo Marvel. E assim, o super herói da Marvel começa sua jornada.

Origem do Capitão América

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Apesar de ser um dos personagens mais importantes da Marvel, o Capitão América surgiu quando a editora ainda se chamava Timely Comics. A princípio, ele se chamaria Super América. Mas, o nome foi mudado antes da publicação.

Continua após a publicidade

Além disso, sua principal marca, o escudo redondo, também foi alterada. Pois, antes desse escudo, ele utilizada um de formato triangular, muito parecido com o utilizado por um outro herói dos quadrinhos. Portanto, com medo de problemas com plágio, o formato foi alterado. O que acabou se tornando uma marca registrada do super herói da Marvel.

Em suma, Steve Rogers nasceu em 4 de julho de 1920, sendo filho de imigrantes irlandeses. Ademais, o garoto tinha muitos problemas de saúde. Entretanto, tinha muita vontade de entrar no exército para lutar na Segunda Guerra Mundial. Então, disposto a fazer qualquer coisa para isso, sobretudo, ele aceita participar de um experimento de Supersoldados. Onde acaba ganhando os poderes de Capitão América.

Logo após o fim da guerra, o interesse do público por super-heróis caiu muito. Dessa forma, em uma tentativa de renovação, editores substituíram o personagem de Bucky pela Golden Girl, Betty Ross. Além disso, o Capitão passou a lutar contra comunistas, durante a Guerra Fria. No entanto, mesmo assim não conteve o fracasso.

Renascimento

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Na década de 60, o Capitão América foi revivido com histórias de Stan Lee. Em suma, foi revelado que o personagem tinha caído com um avião no Atlântico Norte. Onde ficou congelado em animação suspensa por volta 70 anos. Dessa forma, ele foi apresentado a uma nova geração de leitores e passou a liderar os Vingadores.

Em seguida, na nova fase, ele ainda enfrentava vilões nazistas, bem como os Neo nazistas da Hidra ou tecnológico como Modok. Já nos anos 70, ele lutou contra uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan e se uniu ao personagem Falcão. Durante este período, a revista do personagem passou a se chamar Captain America and the Falcon.

Apesar da reformulação, o personagem também ganhou novas histórias que se passavam na Segunda Guerra Mundial. Entre elas, foram incluídas aventuras ao lado de Tocha Humana, Namor, Union Jack e Spitfire, no grupo Invasores.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, na era moderna, Steve Rogers tinha dificuldades para se adaptar. Por causa disso, ele atuava praticamente em tempo integral como super herói, e só no fim da década passou a se dedicar à vida particular.

Enfim, a vida de Steve mudou quando ele recebeu uma grande quantia em dinheiro do exército, pelos seus anos de desaparecimento. Com esse dinheiro, então, criou uma rede de informações para atuar em suas missões.

Poderes e habilidades do Capitão América

Graças ao experimento do soro do Supersoldado, Steve obteve um poder de cura. Além disso, ganhou um corpo mais elevado e desenvolvido do que qualquer outro lutador ou atleta do planeta. Ou seja, se o limite físico de um homem comum no ápice de sua forma física fosse 10, o do Capitão América, seria de 30.

Por fim, o soro ainda proporcionou ao Capitão América outros atributos físicos. Tais como: resistência, agilidade e velocidade sobre-humanas. Pois, seu esqueleto é muito mais denso do que um de um humano normal.

Por fim, Steve Rogers também é um líder nato. Por isso, liderou vários grupos de heróis durante toda a sua carreira de super herói. Além disso, por ser um ex-militar, ele é um ótimo estrategista e perito em várias táticas de guerrilha e armas de fogo. Enfim, Rogers além de ter treinado todas as artes marciais, é mestre em combate corpo-a-corpo. E muito inteligente.

Continua após a publicidade

Guerra Civil

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Em suma, a Guerra Civil dos super heróis aconteceu quando o governo dos EUA propôs uma lei de registro de super-humanos. De um lado, o Capitão América se colocou contra a lei e criou os Vingadores Secretos, em oposição ao Homem de Ferro.

Ademais, os grupos liderados pelos dois heróis entraram em várias batalhas, sendo que a última delas foi o Homem de Ferro quem venceu. Na verdade, o lado do Capitão América estava se dando melhor, mas ele acabou se entregando para por fim aos estragos na cidade.

Logo após o fim do arco, o Capitão foi julgado. Então, quando estava nas escadarias do Capitólio, entretanto, acabou sendo baleado nos joelhos e no estômago e morreu a caminho do hospital.

A partir da morte do personagem, surgiu a minissérie Capitão América: Morre Uma Lenda. Na história, personagens como Wolverine, Novos Vingadores, Poderosos Vingadores, Clint Barton, Homem-Aranha e Tony Stark reagem à morte do herói. Por fim, mais tarde, Steve retornou na minissérie Reborn. Cuja tradução no Brasil era, “Capitão América: Renascimento”).

Além disso, o Capitão América, também aparece em “Siege” (o Cerco a Asgard, outro megaevento Marvel, assim como foram a “Invasão Secreta” e a “Guerra Civil”). No entanto, depois de Siege e em “Heroic Age” (arco que anuncia o fim da era das trevas para os heróis), o Capitão América dos Vingadores ainda será o Bucky Burnes.

Por fim, no arco “A Essência do Medo”, Bucky  teria sido assassinado pela filha do Caveira Vermelha, chamada Pecado. Dessa forma, Steve volta a ser o Capitão América. Todavia, Bucky está vivo e volta a agir como Soldado Invernal.

Continua após a publicidade

Outros personagens que assumiram o manto do Capitão América

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
CB

Ao longo da história, o Capitão América passou por várias mudanças. Entre elas, estão diferentes personagens que assumiram a identidade do super herói nos anos 80 e 90. São eles:

Isaiah Bradley

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Ao contrário do que muitos acreditavam, em histórias mais atuais, foi revelado que o primeiro Capitão América na verdade foi Isaiah Bradley. Enfim, o soldado negro é o avô do Patriota, que é líder dos Jovens Vingadores.

Espírito de 76 como Capitão América

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Logo após o desaparecimento de Steve Rogers, o exército convocou William Naslund, o herói Espírito de 76, para assumir o manto. Em suma, ele continuou atuando depois da guerra e morreu ao salvar John Fitzgerald Kennedy de uma tentativa de assassinato, antes dele se tornar o presidente.

Jeff Mace

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Ademais, Jeff Mace foi convocado para o lugar de William Naslund como novo Capitão e atuou até se aposentar.

William Burnside

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Na virada dos anos 50 para 60, William Burnside descobriu a fórmula do soro do supersoldado e injetou em si mesmo. Entretanto, ele acabou ficando insano e se transformou no vilão Grande Diretor, que cometeu suicídio.

John Walker

Capitão América - origem e história do personagem nos quadrinhos
Marvel Fandom

Ademais, durante uma fase, Steve Rogers foi impedido pelo governo dos EUA de atuar como Capitão América. Então, nessa época, ele passou a atuar como o Capitão, com um uniforme preto. Assim, o cargo de Capitão América ficou com John Walker. No entanto, como John era muito violento, ele e Rogers acabaram entrando em confronto.

Continua após a publicidade

Roscoe Simons

Por fim, na década de 1970, desiludido com o governo, o Capitão América abandona seu manto. Então, se torna no Nômade. Dessa forma, seu amigo Falcão treina um jovem chamado Roscoe para assumir o manto. Porém, o rapaz acaba sendo assassinado, vestido de Capitão América, pelas mãos do Caveira Vermelha.

Sharon Rogers

Diferentemente, de todos os outros Capitão América, Sharon Rogers foi a única mulher a receber esse título. Em suma, ela seria da Terra 415, onde Steve Rogers, seu pai, não teria sido congelado.

O novo Capitão América

Em outubro de 2007, o editor Joe Quesada da Marvel, anunciou que o Capitão América iria retornar.  No entanto, Bucky assumiu o manto, que revivera pouco antes como o super-herói Soldado Invernal e fora parceiro do Capitão na II Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Enfim, pela primeira vez, o novo Capitão América de Bucky, iria usar como uma arma, além M1911A1 e uma faca, recursos cibernéticos para ampliar sua força no braço esquerdo.

Então, você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Capitã Marvel, quem é a heroína que pode salvar os Vingadores?

Fontes: Marvel Database; Rika; Observatório do Cinema;

Imagens: Marvel Fandom; Marvel Fandom; 9to5 Toys; CB;

Próxima página »

Escolhidas para você