Como aprendemos na escola, os icebergs são blocos de gelo de variados tamanhos – porém, todos bem grandes – que se desprendem de geleiras enormes.
O fenômeno natural resulta em pedaços de gelo irregulares, sem uma geometria assimétrica ou próxima de linhas retas. Fugindo a regra, os cientistas da NASA encontraram um iceberg em forma quase perfeita na Antártida.
Diferente dos outros, ele possui quatro arestas e quatro vértices, formando um retângulo quase perfeito a deriva dos oceanos gelados da Antártida.
Ele foi encontrado durante um voo da operação IceBridge (operação que busca avaliar as mudanças na espessura do gelo na região) da organização espacial americana.
O iceberg quase perfeito
Como você é capaz de ver na foto acima, tirada pela agência espacial americana, o bloco é quase perfeito. Um primeiro olhar pode até levar a crer de que ele não é obra do acaso, sendo a consequência pensada de alguma ação humana.
Mas a cientista da NASA e da Universidade de Maryland, Kelly Brunt, afirma que o fenômeno não é tão estranho quanto parece e, pelo contrário, é muito comum.
“Há dois tipos de icebergs, os que imaginamos na nossa cabeça, como o que afundou o Titanic, que parecem prismas ou triângulos na superfície, e depois os icebergs tabulares”.
Os tabulares são icebergs mais “perfeitamente” geométricos, sendo bem mais planos do que os que costumamos conhecer e ver com mais frequência.
Outro caso interessante
Para que você tenha uma ideia, não é a primeira vez que um iceberg tabular é registrado.
O maior iceberg registado na história foi também um tabular antártico. Ele possuía mais de 31 mil quilômetros quadrados. O seu tamanho permitia que pudesse até ser visto a 240 quilômetros a oeste da Ilha Scott, no Oceano Pacífico.
Quem tirou a foto do recente iceberg tabular Antártico foi o cientista Jeremy Harbeck.
“Na realidade, estava mais interessado em capturar o iceberg A68 que estávamos prestes a sobrevoar, mas pensei que este iceberg retangular era visualmente interessante e bastante fotogênico, então pelo menos, tirei algumas fotos”, explicou Harbeck para a imprensa.
Interessante, não? Já tinha visto alguma coisa parecida antes? Comente!
E, falando em lugares gelados, você vai curtir conferir também: Termômetro quebra em -62ºC na cidade mais fria do mundo. Veja as fotos.
Um comentário em “Nasa encontra iceberg perfeitamente retangular na Antártida”