Mundo Animal

Conheça o maior ser vivo do planeta

O maior ser vivo do mundo, na verdade, é tipo específico do fungo Armillaria, que fica em Blue Mountains, no Oregon, EUA, e mede 3,8 km

Certamente, boa parte das pessoas acreditam que o maior organismo vivo da Terra é a baleia azul. No entanto, isso não é inteiramente verdade. Sim, a baleia azul é o maior animal vivo, mas não é a maior criatura. O maior ser vivo do mundo é, na verdade, algo em que você nunca pensaria: um cogumelo ou fungo gigante!

O Armillaria ostoyae (A. ostoyae), ou o Fungo Humongous, que mede 3,8 km de comprimento vive na Floresta Nacional de Malheur, no Oregon.

Este cogumelo pertence ao gênero Armillaria, popularmente conhecido como fungo do mel. Quando colonizam, drenam e matam as raízes das árvores e plantas lenhosas, fazendo com que se decomponham.

Continua após a publicidade

Em uma grande floresta, a Armillaria ostoyae pode crescer bastante ao custo de algumas dezenas ou centenas de árvores.

Onde vivem os fungos gigantes?

Continua após a publicidade

Os vários cogumelos marrom-amarelados vistos na superfície são cultivados em grandes aglomerados. Esses cogumelos são produzidos anualmente em torno da base de árvores infectadas ou recém-mortas.

Embora possam parecer pequenos, esses fungos são na verdade os corpos de frutificação de organismos muito maiores.

Continua após a publicidade

Eles consistem em agregações de hifas semelhantes a raízes pretas chamadas rizomorfos, que procuram novos hospedeiros. Além disso, o fungo tem uma grande rede subterrânea de raízes chamada micélio. Essas raízes estão espalhadas por todo o chão da floresta.

Características do fungo

Armillaria ostoyae é de natureza parasita e se alimenta ligando-se às raízes das árvores por meio de filamentos que se entrelaçam e liberam enzimas digestivas das árvores, acabando por matá-las.

Por causa da disponibilidade de nutrientes, o fungo produz esporos ao solo que são manchados de branco, espalhados pelo solo pelo vento e outros agentes como a água esporos semelhantes do mesmo companheiro de família produzindo pequenos cordões que obtêm nutrientes para crescer até amadurecer para produzir outros esporos e o ciclo de vida continua uma e outra vez.

Continua após a publicidade

Descoberta recente

Conheça o maior ser vivo do planeta

A razão pela qual os fungos são capazes de crescer até um tamanho tão grande foi descoberta recentemente. De acordo com a BBC, “em 1988, uma equipe do Serviço Florestal dos EUA começou a investigar a causa da morte de grandes árvores na Floresta Nacional de Malheur, no leste do Oregon”.

A equipe identificou várias áreas afetadas com fotografias aéreas. Eles também coletaram amostras de raízes de 112 árvores mortas e moribundas. Testes foram realizados, o que mostrou que todas as árvores, exceto quatro, haviam sido infectadas com o fungo do mel.

Os pesquisadores descobriram que quando micélios de múltiplos A. ostoyae geneticamente idênticosse encontram, eles podem se fundir para formar um indivíduo. Os pesquisadores usaram essa capacidade para cultivar amostras de fungos em pares em placas de Petri.

Continua após a publicidade

Eles observaram as que se fundiram e as que se rejeitaram, concluindo que 61 das árvores haviam sido mortas pela mesma colônia clonal, indivíduos com composição genética idêntica, todos originários de um organismo.

Por que o maior ser vivo do mundo é uma ameaça ao ecossistema?

Em suma, o cogumelo do mel representa um desafio para aqueles que gerenciam ecossistemas ameaçados, conforme especialistas. Também ameaça a indústria madeireira. Aliás, a perda econômica é fruto da morte das árvores pelo fungo do mel.

Embora o fungo possa crescer de forma expansiva e atuar como um belo destino turístico, é muito difícil de erradicar e pode ameaçar as indústrias comerciais.

Continua após a publicidade

Desse modo, é importante tomar medidas de controle ambiental para conter esse perigo por meio do uso de produtos químicos para matar os cogumelos nas árvores, arrancar as árvores infectadas e plantar espécies resistentes de árvores para diversificar o equilíbrio ecológico evitando a invasão de parasitas, manifestação de insetos e disseminação.

Então, gostou de saber qual é o maior ser vivo do mundo? Pois, leia também: Planta mais venenosa do mundo, qual é? Conheça outras espécies

Próxima página »

Escolhidas para você