Provavelmente você já se questionou o que é azia. Logo, a azia consiste em sensações de queimação no estômago, podendo causar dores no peito e desconforto no pescoço e na garganta. Ademais, ela pode ser provocada por diversos fatores.
Fumar, ingerir bebidas com cafeína, excesso de peso e álcool, podem ser um dos fatores que provocam a azia. Além disso, essa queimação pode ser consequência de refluxo gastro-esofágico ou gastrite. E, nas mulheres, a azia pode representar também uma gravidez.
Dessa forma, é imprescindível identificar quais são as causas, e buscar um tratamento adequado. Geralmente, os tratamentos são feitos com o uso de medicamentos adequados com cada caso. Por outro lado, se prevenir contra essa queimação é bastante importante, evitando alimentos gordurosos, muita cafeína e álcool, além da prática de exercícios regularmente. Em suma, procurar ter hábitos mais saudáveis vai ajudar a evitar esse mal.
O que é azia?
Então, o que é azia? A azia consiste em uma sensação de queimação na região do esôfago, no peito, e atrás do osso esterno. Além disso, pode provocar desconforto no pescoço e na garganta. Ademais, ela ocorre quando o suco gástrico rompe o esfíncter, anel muscular que separa o esôfago do estômago. E a produção desse suco gástrico é feito pelo próprio organismo para auxiliar na digestão de alimentos.
Dessa forma, a azia pode estar relacionada com a indigestão ou ao refluxo gastroesofágico. Em suma, os episódios de azia podem ser ocasionais ou frequentes, interferindo a qualidade de vida das pessoas. E podem significar a presença de algum problema de saúde mais grave.
O que é azia: Causas
Após entender o que é azia, é preciso compreender quais são as suas causas, o que facilitará no tratamento. Logo, as causas são:
- Fumar – As substâncias químicas inaladas durante o fumo pode ocasionar a má digestão. Ademais, favorece o relaxamento do esfíncter esofágico.
- Consumo de bebidas com cafeína – Bebidas a base de cafeína, como refrigerantes de cola e chá preto, estimulam a movimentação do estômago. Dessa forma, facilita o retorno do suco gástrico para o esôfago, provocando a queimação.
- Grandes refeições – Consumir grandes quantidades de comida pode dificultar o fechamento do esfíncter esofágico, impedindo o retorno da comida para o esôfago e garganta.
- Excesso de alimentos gordurosos – Dificulta a digestão e o trânsito intestinal, mantendo o alimento mais tempo no estômago, provocando a azia.
- Gravidez – Pela falta de espaço entre os órgãos no abdômen, e o excesso de progesterona, dificultam o fechamento do esfíncter esofágico.
- Medicamentos – O uso recorrente de medicamentos, como aspirina, Ibuprofeno, Naproxen, antidepressivos, e outros, podem causar azia. Pois, irritam o esôfago e relaxam o esfíncter esofágico.
- Beber líquido durante as refeições – Faz com que o estômago fique muito cheio, dificultando o fechamento do esfíncter esofágico.
- Álcool – O álcool provoca o relaxamento da musculatura do esfíncter esofágico. Ademais, ele ainda aumenta a produção de suco gástrico, ocasionando a gastrite.
- Algumas atividades físicas – Atividades como ioga, pilates e outros abdominais, aumentam a pressão no abdômen e forçam o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Desse modo, causando a queimação.
O que é azia: Sintomas
Os sintomas da azia afetam o bem-estar e diminuem a qualidade de vida. Logo, os sintomas são:
- Sensação de queimação no estômago ou na garganta
- Sensação de estômago cheio
- Sabor ácido ou amargo na boca
- Tosses
- Má digestão
- Arroto involuntário
- Refluxo dos alimentos
O que é azia: Prevenção
Para prevenir o que é azia, e seus sintomas, procure se cuidar e seguir algumas prevenções necessárias. Então, não exagere no prato, principalmente se for alimentos gordurosos ou frituras. Por isso, tenha uma alimentação balanceada, e faça as refeições na hora certa. Pois, muito tempo sem alimento no estômago gera acúmulo de suco gástrico, ocasionando a queimação.
Por outro lado, dê um intervalo de 2 horas após comer até realizar algum exercício. Pois, os movimentos podem gerar o refluxo. E também evite deitar após comer. Ademais, alguns hábitos e consumos deverão ser deixados de lado. Por exemplo: Consumir muito álcool, bebidas com cafeína, gaseificadas, chá preto, chá mate, e fumar. Além disso, não tome leite gelado durante a azia, pois pode aliviar momentaneamente, mas futuramente poderá piorar o problema.
O que é azia: Doenças relacionadas
Além das causas da azia, existem outros fatores que podem estar ligados a ela. Por exemplo:
1 – Refluxo
Quando ocorre o refluxo gastroesofágico há um retorno involuntário do conteúdo que está no estômago para o esôfago. E causando um desconforto, como uma queimação. Dessa forma, o sintoma mais comum é a azia, dor no tórax e tosse seca. Ademais, para evitar é necessário não deitar após comer, e evitar consumo de café, álcool e alimentos gordurosos.
2 – Hérnia de hiato
A hérnia de hiato consiste em facilitar o refluxo, e por isso provoca a azia constantemente. Geralmente, ela acontece em pessoas acima do peso, que fumam ou que praticam exercícios excessivamente. E os sintomas são parecidos com as do refluxo, juntamente com a indigestão. Ademais, para evitar é recomendado comer devagar, na hora certa das refeições e comer de forma balanceada.
3 – Gastrite
A gastrite consiste na irritação ou inflamação no estômago, provocada por infecções, estresse, alergias e uso de medicamentos. Ademais, os sintomas variam conforme cada gastrite, tendo dor e desconforto abdominal, náuseas, vômito, indigestão e azia. Então, é recomendado evitar consumir alimentos que aumentam a acidez do estômago, e não ficar muito tempo de jejum.
4 – Esofagite
Quanto à esofagite, ela é uma inflamação no esôfago, provocada, geralmente, pelo refluxo, ou por alergia a algum alimento. E os sintomas se assemelham com os da gastrite, incluindo dificuldades de engolir, perda de apetite e sensação de que os alimentos ingeridos estão presos na garganta.
Dessa forma, é feito o uso de remédios com corticoides para controlar a inflamação. Além disso, é necessário eliminar alimentos com farinha de trigo, leites e derivados, ovos, soja, e frutos do mar.
O que é azia: Tratamento
Apesar de o que é azia ser algo certo, ela é provocada por diversas causas. Por isso, o tratamento varia conforme cada caso. Dessa forma, um diagnóstico médico deverá ser feito, para iniciar um tratamento adequado.
Geralmente, os tratamentos são feito com o uso de remédios. E os mais utilizados são antiácidos, antagonistas H2, agentes procinéticos, inibidores de bomba de prótons e relaxadores do fundo gástrico.
Logo, os mais usados são: Antidin, Cimetidina, Dexilant, Domperidona, Esomeprazol Magnesio, Omeprazol, Estomazil e outros. No entanto, nunca se automedique, e recorre a uma ajuda médica, para evitar possíveis complicações.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Remédio caseiro para azia – 12 soluções para aliviar o problema.
Fontes: Minha Vida, Gastro, Tua Saúde, Sempre Bem
Imagens: Terra, Gazeta do Povo, AgoraMT, Melhor com Saúde, Dica de Saúde, Super Clínica, H9j, Globo, Review Box