Curiosidades

15 Remédios caseiros para azia: soluções comprovadas

Diante de problemas como refluxo e má digestão, apostar num remédio caseiro para azia pode ser a opção mais fácil para aliviar o problema

Por P.H Mota

Problemas como queimação no estômago e na garganta podem ser resultados de refluxo ou má digestão. Isso acontece quando a comida digerida no estômago acaba retornando ao esôfago e gerando o desconforto. Entretanto, o problema nem sempre é grave e pode ser resolvido com uma solução simples, assim como apostar em remédio caseiro para azia.

Algumas soluções são extremamente simples, como tomar água gelada, comer uma maçã, tomar chás ou apenas descansar após o consumo de refeições pesadas.

No entanto, é importante lembrar que, em caso de sintomas frequentes, a azia pode provocar danos. Além de ferimentos no estômago, também pode gerar problemas nos dentes. Acima de tudo, é fundamental consultar um médico especialista em casos mais graves.

15 opções de remédio caseiro para azia

Bicarbonato de sódio

eCycle

Se diluído em água, o bicarbonato de sódio é um ótimo remédio caseiro para azia. Isso porque atua com propriedades alcalinizantes no tudo digestivo, reduzindo a acidez do estômago. Por fim, basta misturar uma colher de bicarbonato em 100 mL de água, misturar e beber em pequenos goles.

Continua após a publicidade

Chá de gengibre

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
triCurioso

As propriedades antioxidantes do gengibre conseguem aliviar inflamações e reduzir contrações do estômago e, assim, é capaz de reduzir a azia. Para consumir, é só colocar 2 cm de raiz cortada em fatias em duas xícaras de água e deixar ferver numa panela. Deixe a mistura descansar por 30 minutos, remova os pedaços de gengibre e beba um copo de chá cerca de 20 minutos antes de comer.

Chá de espinheira-santa

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
Mundo Boa Forma

O chá de espinheira-santa é feito com uma colher de sopa da planta fervida em uma xícara de água. Depois de descansar por 5 a 10 minutos, é só coar e tomar de 2 a 3 vezes por dia. Graças às propriedades digestivas, ele ajuda a combater os problemas, se tornando, sobretudo, um ótimo remédio caseiro para a azia.

Chá de funcho

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
Tua Saúde

O chá de funcho conta com capacidades anti-inflamatórios que agem no estômago e diminuem a sensação de queimação. Uma colher de sopa de funcho em uma xícara fervida de água é suficiente para beber de 2 a 3 vezes por dia, ou 20 minutos antes das refeições.

Chá de alcaçuz

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
Quibe Surdo

Também conhecido como pau-doce, o alcaçuz é uma planta medicinal, capaz de agir contra úlceras gástricas. Sendo assim, é uma boa opção para aliviar azia e a queimação. É só ferver 10g da raiz em 1 litro de água, coar e deixar esfriar. Então, basta beber até três vezes por dia.

Continua após a publicidade

Suco de pera

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
Tua Saúde

Algumas pessoas podem não gostar de tomar chás, então podem apostar em sucos naturais. Uma boa opção, por exemplo, é o suco de pera. Como a fruta é semi-ácida, ajuda a diluir o ácido do estômago. Além disso, é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro.

Suco de abacaxi com mamão

Mundo Boa Forma

Outra boa opção de suco é, certamente, a mistura abacaxi com mamão. Isso porque a bromelina do abacaxi promove a digestão, enquanto a papaína do mamão aumenta o movimento peristáltico do intestino. Apenas 200 ml de suco feito com uma fatia de cada fruta já alivia os sintomas da azia.

Suco de aloe vera

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
Mundo Boa Forma

O suco de aloe vera, também chamada de babosa, é um ótimo remédio caseiro para a azia. Por causa de suas propriedades calmantes, combate a acidez do estômago e reduz os incômodos. Para preparar, é só utilizar a polpa de duas folhas e adicionar água e meia maçã descascada. Então é só bater tudo no liquidificador.

Maçãs vermelhas

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
VivaBem

Assim como a maçã é utilizada na receita de suco de aloe vera, também pode ser consumida sozinha. Mas, é importante que seja ingerida sem casca e, sobretudo, nas variantes vermelhas. A fruta é rica em fibras e combate o ácido do esôfago. Além disso, tem propriedades cicatrizantes.

Continua após a publicidade

Bananas

Remédio caseiro para azia - 12 soluções para aliviar o problema
Gaúcha ZH

As bananas são antiácidos naturais, ou seja, ajudam a equilibrar o pH do estômago. Por causa disso, também atuam como boa alternativa quando o assunto é remédio caseiro para a azia.

Água com limão

Mundo Boa Forma

A mistura de água com limão é eficaz no combate de vários problemas de saúde. Entre os benefícios, sobretudo, está a redução da sensação de queimação no estômago. Basta misturar o suco de um limão em um copo de água morna e consumir em jejum, 20 minutos antes do café da manhã.

Amêndoas

GreenMe

As amêndoas são alcalinas, por isso, também são capazes de neutralizar ácidos estomacais. Sendo assim, o consumo de quatro amêndoas após as refeições pode ser suficiente para combater azia. Além da versão crua, o suco de amêndoas também tem o mesmo efeito.

Vinagre de maçã

15 Remédios caseiros para azia: soluções para aliviar o problema
Fonte: GreenMe

O vinagre de maça também pode ajudar a equilibra o pH do estomago, fazendo assim com que a azia seja aliviada. Para melhorar os sintomas basta misturar uma colher de vinagre de maçã com um copo de água e ingerir antes de alguma refeição. Além disso, é preciso escovar os dentes após o consumo, pois o vinagre pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Continua após a publicidade

Suco de batata

Fonte: iBahia

O suco de batata pode ser um remédio caseiro para azia assim como outros sucos naturais. Apesar do gosto não ser tão agradável, o suco de batata contribui para o controle gástrico. Dessa forma, para preparar o suco use uma batata crua higienizada para 250 ml de água. Ou ainda apenas processar uma batata, coar e beber o liquido.

Chá de alface

Fonte: Dicas de Mulher

Outra opção de remédio caseiro para azia é o chá de alface. O chá de alface pode diminuir a azia e, além disso, ter efeito calmante para o organismo. Para o preparo basta usar um pouco de alface e ferve-lo durante alguns minutos, coar e beber.

Fontes: Tua Saúde, Drogaria Liviero, Tua Saúde, Uol

Imagens: GreenMe, Mundo Boa Forma, VivaBem, Mundo Boa Forma, Mundo Boa Forma, Tua Saúde, Quibe Surdo, Tua Saúde, Mundo Boa Forma, triCurioso, eCycle, Women’s Health, GreenMe, iBahia, Dicas de Mulher.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você