Curiosidades

O que é hashtag? Origem, para que serve e importância nas redes sociais

Afinal, o que é hashtag? Trata-se de um símbolo muito usado atualmente na internet, que funciona como um impulsionador de assuntos ou de marcas.

Por Renata Gonçalves Pereira

Atualmente, com a evolução tecnológica, muito se fala sobre termos da internet, como as hashtags, por exemplo. Mas o que é hashtag? Ela consiste em um símbolo chamado cerquilha, que é colocado anteriormente a uma palavra qualquer de um tema. Dessa forma, ela se torna um mecanismo que atrai diversas pessoas que cogitam coisas daquele respectivo assunto.

Inicialmente ela surgiu no twitter, em 23 de agosto de 2007. Porém, só se popularizou dois anos depois, em 2009. Ademais, atualmente é uma das ferramentas mais utilizadas para divulgação de marcas e empresas nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Hoje, é importante saber o que é hashtag, pois é uma ferramenta muito eficaz para levantar assuntos e divulgar marcas e nomes na internet. Apesar de que apresenta uma principal funcionalidade, ela varia conforme cada rede social usada. Pois, o Instagram, Twitter e Facebook, por exemplo, possuem mecanismos diferentes em cada um deles.

Além disso, cada um possui uma hashtag mais popular. Por isso, existem sites e aplicativos destinados a realizar essa análise de popularidade, que contribuem para o maior engajamento por parte dos usuários.

O que é hashtag?

Imagem: Quero Bolsa

Muito se fala sobre hashtag no mundo globalizado e tecnológico que vivemos atualmente. Mas afinal, o que é hashtag? A hashtag consiste em um composto de palavras-chave, ou somente uma palavra, que é colocada posteriormente ao símbolo de cerquilha (#). Ademais, as tags representam etiquetas referentes a palavras relevantes, que se associam as hashtags que são comumente utilizadas nas redes sociais.

Em suma, essa marcação é utilizada em redes sociais e em outros meios com a finalidade de associar uma informação a um tópico ou discussão. Por isso, ela se popularizou bastante e o termo hashtag foi adicionado ao dicionário da língua inglesa Oxford em junho de 2014.

O que é hashtag: Como funciona?

Imagem: Sprout Social

Após entender o que é hashtag, é preciso compreender a sua funcionalidade. Logo, cada hashtag criada é transformada em um hiperlink. Dessa forma, esse hiperlink irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcarem seus conteúdos com aquelas hashtags específicas.

Ademais, quando você seleciona uma palavra-chave respectiva a algum conteúdo, ela é automaticamente adicionada ao grupo de pesquisa correspondente a aquele tópico. Isto é, consiste em uma ferramenta que agrupa diversos conteúdos semelhantes, de mesmo tema, facilitando a pesquisa sobre o respectivo tópico.

O que é hashtag: Origem

Imagem: Gazeta do Povo

Inicialmente, as hashtags surgiram no Twitter em 23 de agosto de 2007, onde o uso do marcador foi ideia de Chris Messing. Entretanto, as pessoas pouco sabiam sobre o que é hashtag, e como utiliza-las. Por isso, o símbolo começou a se popularizar somente em 2009, onde o Twitter começou a hiperlinkar palavras antecedidas pelas cerquilhas.

Posteriormente, em 2010, essa rede social deu surgimento aos Trending Topics. Dessa forma, eles representam os assuntos mais comentados pelo mundo, reunindo as 10 hashtags mais usadas no momento. Por outro lado, vendo o sucesso dessa estratégia, o uso desse símbolo passou para outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

O que é hashtag: O que evitar ao utilizar?

Imagem: PostCron

Para fazer o uso desse símbolo é preciso entender o que é hashtag. Dessa forma, algumas dicas são essenciais para fazer com que ela funcione e tenha um maior alcance, evitando certas coisas. Por exemplo:

  • Não utilize uma cerquilha para cada palavra – Ao fazer isso, você irá adicionar a sua postagem em diversos grupos de pesquisa, muitas vezes não adicionando no que você tinha em mente. Por exemplo: #venda #de #bolos.
  • Não utilize muitas palavras juntas – Fazer o uso de muitas palavras juntas pode dificultar a leitura dos seguidores. Por exemplo: #muitaspalavrasescritasjuntas. Logo, o uso de palavras curtas é bastante melhor. E, caso seja necessário mais de uma palavra, iniciar cada uma com letra maiúscula. Ou seja, ficando assim: #MarketingDigital.
  • Não fuja do tema – O uso de hashtags referentes ao post é imprescindível. Pois ela serve como uma ajuda nas pesquisas referentes a cada tópico. Desse modo, exagerar no uso delas pode soar como oportunista e afastar seguidores.
  • Cuidado com a ortografia – Cometer erros de ortografia, ou de digitação pode levar a sua hashtag ao fracasso. Pois, dificilmente as pessoas irão escrever igualmente errado, o que diminui o alcance do seu post.

Sites que mostram as hashtags mais utilizadas no momento

Imagem; Rock Content

Existem algumas ferramentas disponíveis que facilitam bastante na hora de escolher uma boa hashtag para usar no post. Pois, elas mostram as mais acessadas e populares no momento, facilitando o seu engajamento. Logo, esses sites e aplicativos são:

  • Tagboard – Possibilita pesquisar diversas hashtags em diversas redes sociais simultaneamente.
  • Rite tag – Indica a probabilidade de sucesso que você terá com cada postagem com a respectiva hashtag.
  • Hashtracking – Mede os resultados após a postagem. Isto é, analisa o engajamento que você adquiriu.
  • Tagomatic – É exclusivo para dispositivos IOS. Ademais, ele permite a pesquisa das hashtags mais populares no Instagram.
  • TagsForLikes – Permite ao usuário criar marcações personalizadas para uso posterior. Além disso, é possível copiar facilmente as hashtags do momento para aplicação imediata.

O que é hashtag: Uso em variados aplicativos

Embora o uso da hashtag ser algo certo, e elas apresentarem praticamente uma principal função, existe maneiras certas de utiliza-las em cada rede social. Por exemplo:

1 – O que é hashtag no Twitter

Imagem: Sure Languages

Para publicar uma hashtag no Twitter é necessário coloca-la em um tweet publicado em uma conta pública. Pois, se a conta for privada, outras pessoas não conseguirão ver o seu tweet. Ademais, no twitter elas podem ser utilizadas na criação de sessões de perguntas e respostas sobre um assunto. Desse modo, se tornam uma oportunidade de realizar networking com pessoas envolvidas em certos assuntos, e isso é chamado de Chats.

Além disso, depois de publicar um tweet com a hashtag é possível ver o que outras pessoas estão dizendo com o uso da mesma. E, os resultados da sua pesquisa podem ser exibidos de algumas formas diferentes. Por exemplo, Top, Live, Accounts, Photos e Videos, onde cada um tem sua respectiva característica.

Em suma, a exibição Top representa os tweets que tiveram maior engajamento, o Live representa os tweets em ordem cronológica. E, o Accounts apresenta tweets de contas oficiais de fontes de notícias, o modo Photos e Videos apresentam tweets com fotos e vídeos. Por fim, as hashtags mais usadas no Twitter entram para os trending topics.

2 – O que é hashtag no Instagram

Imagem: Apptuts

Para usar o símbolo no Instagram é através de um post em uma conta pública. Ademais, o Instagram possui um diferencial quanto ao Twitter, pois quando começa a digitar a cerquilha e a palavra o próprio aplicativo sugere hashtags populares.

Por outro lado, para pesquisar os resultados é necessário digita-la no campo de busca e ir na opção Tags. Além disso, também é possível encontra-las na opção Explore, representado pela lupa.

3 – O que é hashtag no Facebook

Imagem: Art + Marketing

É necessário realizar uma postagem em conta pública utilizando o símbolo. Ademais, é bastante fácil buscar resultados, depois de publicar uma atualização de perfil a hashtag se torna um link para uma página com vários resultados respectivos. Dessa maneira, basta clicar no próprio post para encontrar o que outras pessoas estão dizendo a respeito do mesmo tema.

Por outro lado, o Facebook também traz opções de exibição, como Top, Latest, Photos e Videos. Além disso, é possível visualizar resultados nos modos Pages, People, Places, Groups, Apps e Events. Respectivamente representam páginas, pessoas, lugares, grupos e eventos que estão utilizando a hashtag.

4 – O que é hashtag no Youtube

Imagem: Agência Tropica

No Youtube as hashtags são ótimas maneiras de encontrar vídeos. Isto é, ao postar utilizando alguma com tema específico, é possível encontrar uma infinidade de vídeos que possuam a mesma temática.

Ademais, elas podem ser específicas ou genéricas, que aumentam o alcance e visibilidade dos vídeos postados. No entanto, o uso excessivo pode deixar o vídeo sujeito à remoção. Por isso, use apenas uma quantidade necessária, sem faltar ou exagerar.

Exemplos mais populares

Imagem: Ideal Marketing

As hashtags mais populares no Instagram no ano de 2020 foram:

  • #love: Com 1,5 bilhão de publicações.
  • #instagood: Tendo 900 milhões de publicações.
  • #photooftheday: Possui 490 milhões de publicações.
  • #tbt: Com 489 milhões de publicações.
  • #fashion: Apresentou 476 milhões de publicações.
  • #beautiful: Com 456 milhões de publicações.
  • #happy: 422 milhões de publicações
  • #like4like: 410 milhões de publicações.

Uso de hashtags em empresas

Imagem: Hubify

Através do uso do símbolo das hashtags a empresa pode deixar a sua marca registrada nas redes sociais. Ou seja, através delas podem adquirir maior visibilidade e engajamento por parte dos usuários. Pois, ao optar por tags específicas as pessoas interessadas na marca e no conteúdo são atraídas.

Além disso, elas facilitam e intensificam o contato entre a empresa e o público. Dessa forma, a realização de campanhas, sorteios e promoções com o uso das tags se tornam mais eficazes, populares e com maior alcance.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Descubra o que suas fotos nas redes sociais revelam sobre você. 

Fontes: Resultados Digitais, Canaltech, Rock Content, Neilpatel

Imagens: Agência Sense, Quero Bolsa, Sprout Social, Gazeta do Povo, PostCron, Apptuts, Sure Languages, Art + Marketing, Agência Tropica, Ideal Marketing, Hubify

Próxima página »

Escolhidas para você