A intranet é um tipo de rede de computadores que funciona como a internet, mas limitada a um número de máquinas. Isso permite, por exemplo, a criação de uma rede interna dentro de uma empresa, para que somente os computadores conectados acessem os conteúdos compartilhados.
Dependendo da configuração, pode permitir a comunicação dentro de um departamento, entre departamentos diferentes ou até mesmo com colaboradores da empresa.
Por causa disso, é importante que a rede seja pensada e desenvolvida por vários setores. Ainda que a programação e instalação seja feita por profissionais da computação, o projeto precisa envolver as necessidades de todos os setores interligados.
Para que serve a intranet
A intranet pode ser considerada uma espécie de internet interna, permitindo a conexão de máquinas dentro de uma rede limitada. Para isso, a conexão segue o mesmo protocolo de comunicação – TCP/IP –, aliado ao uso de recursos de proteção para limitar o acesso.
A partir de programas firewall (parede de fogo, em português) é possível impedir o acesso de máquinas intrusas, não pertencentes à rede original.
Diferente do site oficial da empresa, que pode ser acessado por qualquer cliente, então, a intranet só pode ser acessada por máquinas autorizadas e previamente configuradas.
Alguns exemplos de uso da rede interna podem incluir:
- sistema de chamados técnicos por toda a empresa, num departamento de Tecnologia
- compartilhamento de informações e eventos, num departamento de Marketing
- anúncio de vagas internas, num departamento de RH;
- disponibilização de informações de pagamentos e recibos, num departamento Financeiro.
Benefícios da rede interna
A instalação de uma rede intranet pode trazer uma série de vantagens para o funcionamento de um negócio. A princípio, é fácil perceber a melhor comunicação entre todos os colaboradores, bem como mais segurança e proteção para os dados da empresa.
Além disso, é possível garantir o controle de acesso à rede e coordenar os usuários e arquivos que circulam entre as máquinas. Da mesma maneira, essa centralização ajuda no compartilhamento de informações entre diferentes setores de uma mesma empresa.
Dessa maneira, é possível reduzir o tempo em processos de troca de arquivo, além de agilizar a comunicação interna entre setores.
Fontes: Oficina da Net, PWM, Teraware
Imagens: SuaTV, Learn Hub, Unbroken Digital