Ciência & Tecnologia

O que é intranet? Características, utilidades e benefícios da rede

A intranet é uma espécie de internet limitada a uma rede de computadores com acesso garantido, geralmente dentro de uma empresa.

Por P.H Mota

A intranet é um tipo de rede de computadores que funciona como a internet, mas limitada a um número de máquinas. Isso permite, por exemplo, a criação de uma rede interna dentro de uma empresa, para que somente os computadores conectados acessem os conteúdos compartilhados.

Dependendo da configuração, pode permitir a comunicação dentro de um departamento, entre departamentos diferentes ou até mesmo com colaboradores da empresa.

Por causa disso, é importante que a rede seja pensada e desenvolvida por vários setores. Ainda que a programação e instalação seja feita por profissionais da computação, o projeto precisa envolver as necessidades de todos os setores interligados.

Para que serve a intranet

O que é intranet - características, utilidades e benefícios da rede
Learn Hub

A intranet pode ser considerada uma espécie de internet interna, permitindo a conexão de máquinas dentro de uma rede limitada. Para isso, a conexão segue o mesmo protocolo de comunicação – TCP/IP –, aliado ao uso de recursos de proteção para limitar o acesso.

A partir de programas firewall (parede de fogo, em português) é possível impedir o acesso de máquinas intrusas, não pertencentes à rede original.

Diferente do site oficial da empresa, que pode ser acessado por qualquer cliente, então, a intranet só pode ser acessada por máquinas autorizadas e previamente configuradas.

Alguns exemplos de uso da rede interna podem incluir:

  • sistema de chamados técnicos por toda a empresa, num departamento de Tecnologia
  • compartilhamento de informações e eventos, num departamento de Marketing
  • anúncio de vagas internas, num departamento de RH;
  • disponibilização de informações de pagamentos e recibos, num departamento Financeiro.

Benefícios da rede interna

O que é intranet - características, utilidades e benefícios da rede
Unbroken Digital

A instalação de uma rede intranet pode trazer uma série de vantagens para o funcionamento de um negócio. A princípio, é fácil perceber a melhor comunicação entre todos os colaboradores, bem como mais segurança e proteção para os dados da empresa.

Além disso, é possível garantir o controle de acesso à rede e coordenar os usuários e arquivos que circulam entre as máquinas. Da mesma maneira, essa centralização ajuda no compartilhamento de informações entre diferentes setores de uma mesma empresa.

Dessa maneira, é possível reduzir o tempo em processos de troca de arquivo, além de agilizar a comunicação interna entre setores.

Fontes: Oficina da Net, PWM, Teraware

Imagens: SuaTV, Learn Hub, Unbroken Digital

Próxima página »

Escolhidas para você