Curiosidades

O que é Joanete (Hálux Valgo)? Sintomas, causas e tratamento

O hálux valgo afeta a articulação da base do dedão do pé. Às vezes o indivíduo não apresenta esses sintomas e é apenas um problema estético.

Você, certamente já viu ou ouviu falar sobre joanete. No entanto, o que você provavelmente não sabe é que o nome correto para essa condição é Hálux Valgo. O termo “hálux” refere-se ao “dedão do pé”. Uma vez que o dedão do pé se desvia de seu eixo reto falamos de um desvio em “valgo”. Consequentemente, isso cria uma saliência óssea na parte interna do pé, conhecida como “joanete”.

Curiosamente, essa condição quase nunca ocorre em culturas que não usam sapatos. Sapatos pontiagudos, como salto alto e botas, podem contribuir para o desenvolvimento do hálux valgo. Sapatos largos, com bastante espaço para os dedos dos pés, diminuem as chances de desenvolver a deformidade e ajudam a diminuir a irritação no joanete se você já tiver um. Mas as causas vão além desses fatores, continue lendo para saber mais.

Causas do joanete

Fonte: Pinterest

Muitos problemas que ocorrem nos pés são o resultado de pressão anormal ou fricção. Para esclarecer, o pé é feito de osso duro coberto por tecido mole, sobre o qual colocamos um sapato. A maioria dos sintomas que se desenvolvem com o tempo deve-se ao fato de a pele e os tecidos moles ficarem presos entre o osso duro por dentro e o sapato duro por fora.

Por outro lado, um fator determinante para ter ou não joanete pode ser a herança familiar. Você pode ter um parente distante com os mesmos problemas. Dessa forma, é possível nascer com tendência a desenvolver essa deformidade. Todavia, se não há dor ou doença associada, essa condição não é um problema. No entanto, como os tendões que atravessam o primeiro dedo do pé são puxados em um ângulo, isso pode piorar a condição.

Sintomas

Fonte: Pinterest

O principal sintoma observado é a dor. Além disso, quem sofre com esse problema queixa-se de dor associada a vermelhidão, irritabilidade e inchaço na base do dedão do pé, diagnosticados também após estudos radiológicos.

Os pacientes às vezes têm uma sensação de dormência após um longo dia de trabalho. No entanto, o problema mais comum para reverter o quadro de dor é encontrar calçados adequados e, portanto, o uso de outros calçados pode causar atrito, inflamação e, às vezes, feridas. Por isso, se o hálux valgo se tornar muito dolorido e mostrar cada vez mais sintomas, pode ser preciso indicação de intervenção cirúrgica.

Continua após a publicidade

Tratamento do joanete

O que é Joanete (Hálux Valgo)? Sintomas, causas e tratamento
Fonte: Pinterest

O tratamento do hálux valgo quase sempre começa com a adaptação do calçado ao pé. Nos estágios iniciais do hálux valgo, a conversão de um sapato com bico pontiagudo em um sapato ortopédico e confortável, pode interromper a progressão da deformidade. Como a dor que surge no joanete se deve à pressão do calçado, o tratamento se concentra em retirar a pressão que o calçado exerce sobre o joanete.

Portanto, sapatos mais largos reduzem a pressão e ademais, existem também vários dispositivos, como espaçadores de dedo do pé, que tentam imobilizar o dedão do pé e reverter as forças de deformação. Por fim, se todas as medidas não cirúrgicas falharem em controlar os sintomas, a cirurgia pode ser sugerida para tratar a condição de hálux valgo.

Então, curtiu esse conteúdo? Pois, clique e leia: Pé diabético – O que é, sintomas e cuidados

Fontes: Minha Vida, Doctor Shoes, Ortopedia, Saúde e Bem Estar

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você