Ciência & Tecnologia

20 piores e mais perigosos vírus de computador

Curiosidade, pequenos erros e má conduta online podem gerar consequências desastrosas para o seu computador ao ser infectado por um vírus.

Assim como o vírus da gripe se multiplica nas células humanas, um vírus de computador é feito para se espalhar de um hospedeiro para outro e pode se replicar.

Em suma, uma definição técnica de vírus de computador seria, é um programa ou código malicioso escrito para mudar a maneira como um computador funciona e se espalhar de um computador para outro.

Quando este código escrito é executado, ele modifica os programas pré-concebidos que suportam macros e insere seu código. Com efeito, os danos podem ser os mais diversos; ele pode corromper o software do sistema, roubar informações ou destruir dados. Isso explica o que um vírus de computador faz e como afeta seu dispositivo.

Veja abaixo outras informações e quais os piores vírus de computador, para tomar cuidado e se proteger no caso de um ataque virtual.

Continua após a publicidade

Quais os tipos de vírus de computador?

Existem diferentes tipos de vírus de computador, que incluem:

Continua após a publicidade

Vírus do setor de inicialização

Este vírus pode assumir o controle do seu sistema quando você o inicia ou inicializa. Desse modo, ele pode se espalhar inserindo uma unidade USB infectada sem fazer a varredura em seu sistema.

Sequestrador de navegador

Este é um vírus que sequestra algumas funções do navegador e você pode ser redirecionado automaticamente para algum site indesejado.

Continua após a publicidade

Vírus de script da web

Este tipo de vírus de computador explora o navegador da web e os códigos de páginas da web. Assim, quando alguém acessa esse site, o vírus pode infectar seu computador.

Vírus residente

É um termo geral para qualquer vírus que resida na memória do computador. Com efeito, ele pode atuar a qualquer momento quando o sistema operacional é inicializado.

Vírus polimórfico

Este vírus muda seu código toda vez que um arquivo infectado com um vírus é executado.

Vírus invasor de arquivos

Este vírus coloca código malicioso nos arquivos executáveis.

Continua após a publicidade

Vírus híbridos

Existem várias maneiras pelas quais esse vírus pode infectar e se espalhar. Além disso, ele pode infectar setores do sistema e arquivos de programa.

Vírus de macro

Este tipo de vírus é escrito na mesma linguagem de macro dos aplicativos de software. Ademais, ele se espalha quando o documento infectado enviado geralmente por e-mail é aberto.

Como um vírus age no computador?

20 piores e mais perigosos vírus de computador

Após a introdução bem-sucedida de um vírus de computador por meio de um documento, arquivo ou programa em seu dispositivo, ele permanece silenciosamente em seu sistema até que seu código seja executado. Uma vez que esse arquivo específico é executado, ele leva à execução do código do vírus, infectando o sistema também.

Continua após a publicidade

Depois que o computador é infectado, alguns vírus podem ser inofensivos, apenas causando bugs visuais, enquanto outros podem causar efeitos prejudiciais profundos.

Alguns exemplos de efeitos de vírus de computador são: ele pode roubar dados ou senhas, registrar teclas digitadas, enviar spam para seus contatos de e-mail, corromper arquivos, apagar dados, causar danos permanentes ao disco rígido e, às vezes, até assumir o controle do dispositivo.

Por fim, alguns vírus devastadores são feitos com o único objetivo de ganhos financeiros.

Como identificar se há um vírus na máquina?

Continua após a publicidade

Alguns dos sintomas que indicam a presença de vírus de computador são:

Alterações na página inicial: você pode notar que a página inicial do navegador da web muda para outro site automaticamente. Além disso, será difícil reiniciá-lo.

Pop-ups de janela frequentes: algumas características de um vírus de computador produzem pop-ups desnecessários e o incentivam a visitar sites indesejados.

Envio de e-mail em massa do seu endereço de e-mail: uma pessoa pode assumir o controle da sua identidade de e-mail ou pode enviar e-mails em massa em seu nome de diferentes computadores infectados.

Continua após a publicidade

Falhas frequentes: alguns vírus podem causar danos graves e fazer com que o dispositivo congele com frequência. Aliás, em alguns casos piores, o dispositivo pode não ligar novamente.

Desempenho lento do computador: se o dispositivo ficar lento de repente, isso pode definir os vírus de computador presentes no sistema.

Programas desconhecidos em execução no seu sistema: você deve ter notado alguns programas desconhecidos aparecendo ao inicializar o sistema. Ou se você olhar a lista de aplicativos ativos e encontrar algum aplicativo desconhecido, esta é uma informação segura sobre a presença de vírus de computador em seu dispositivo.

Atividades estranhas como mudança de senha: como diz a definição de um vírus de computador, ele pode modificar um programa legítimo. Portanto, se o código do vírus alterar sua senha, isso impedirá que você faça login no sistema.

Continua após a publicidade

20 piores vírus de computador

1. ILOVEYOU

20 piores e mais perigosos vírus de computador

Supostamente criado por um estudante filipino de ciência da computação em 2000, o vírus ILOVEYOU também era famoso como Carta de Amor e worm Bug do Amor.

Este é um vírus de computador perigoso. Aliás, ele infectou milhões de computadores Windows poucas horas depois de ser lançado e ainda é considerado um dos piores vírus de computador.

Clicar nele ativa um script Visual Basic (uma linguagem de programação que permite aos programadores modificar o código), e o vírus (worm) começa a sobrescrever arquivos aleatórios no PC do usuário.

Continua após a publicidade

Por fim, o worm também envia cópias de si mesmo para todos os contatos do catálogo de endereços do usuário.

2. Storm Worm

Storm Worm é um cavalo de Tróia (trojan) que afeta o sistema baseado no Windows, que apareceu pela primeira vez em 17 de janeiro de 2007, quando os usuários começaram a receber e-mails com o assunto “230 mortos enquanto a tempestade atinge a Europa”.

Poucas versões do Storm Worm podem transformar computadores em zumbis. Uma vez que o sistema é afetado, torna-se fácil acessá-lo remotamente sem a permissão do proprietário.

Além disso, algumas de suas versões enganam os usuários para baixar o programa por meio de links falsos para notícias e vídeos. Os invasores geralmente mudam o assunto dos eventos atuais para que pareça legítimo.

Continua após a publicidade

Depois de clicar no link de aparência inocente, um pequeno software contendo worm começará a ser baixado automaticamente. Este foi o pior vírus de 2007, que infectou cerca de 10 milhões de PCs.

3. Pikachu

Nos anos 2000, foi lançado o primeiro vírus de computador tendo como público às crianças. O vírus Pikachu foi feito como um e-mail que incluía o personagem Pokémon, Pikachu. Ademais, o email continha a mensagem “Pikachu é seu amigo”.

Em suma, o anexo afirmava ser uma imagem do Pokémon, mas com essa imagem crianças desavisadas lançaram um programa em Visual Basic 6 chamado pikachupokemon.exe que removeu o conteúdo dos diretórios. Felizmente, uma mensagem de aviso sobre a exclusão ajudou a manter o dano potencial.

4. Blaster

Também conhecido como MSBlast e Lovesan, Blaster é um vírus de computador detectado pela primeira vez em 11 de agosto de 2003. Ele tinha como alvo o sistema operacional Microsoft Windows XP e Windows 2000.

Continua após a publicidade

O Blaster se espalhava por meio de spam para um grande número de endereços IP. Depois que uma rede gigante era infectada, ela se espalhava rapidamente porque os firewalls não impediam que máquinas internas usassem uma porta específica.

Com efeito, ele criou ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) contra o site da Microsoft, o que os forçou a derrubar o Windowsupdate.com. O arquivo executável do worm continha a mensagem que se referia ao cofundador da Microsoft.Inc, Bill Gates.

5. Anna Kournikova

Em fevereiro de 2001, o vírus Anna Kournikova atacou servidores de e-mail. É um dos piores vírus de computador, que envia e-mails aos contatos do catálogo de endereços do Microsoft Outlook de um usuário e se espalha.

Ademais, Anna Kournikova força os usuários de e-mail a abrir um e-mail com um programa infectado. Ao contrário de muitos outros vírus e worms no mesmo ano, o desenvolvedor holandês foi pego e condenado a 150 horas de serviço comunitário.

Continua após a publicidade

6. Nimda

Nimda é o worm de arquivos e vírus de computador que foi lançado em 18 de setembro de 2001. O nome vem da grafia reversa de “admin”. Ele utilizou vários tipos de técnicas de propagação, incluindo e-mail, compartilhamento de rede e navegação na web.

Então, é por isso que ele se tornou o vírus mais difundido na Internet 22 minutos após seu lançamento.

Em suma, ele afetou estações de trabalho e servidores em execução no Windows NT, 95, 98, 2000, XP, Me. O worm criou um backdoor no sistema operacional que permitiu ao invasor acessar todas as funções dos usuários logados.

Continua após a publicidade

Isso significa que, se você estiver conectado como administrador e seu computador tiver sido afetado pelo Nimda, os invasores podem executar todas as tarefas administrativas.

7. Stuxnet

O poder destrutivo dos vírus de computador pode torná-los armas de destruição digital em massa, e o Stuxnet se tornou o primeiro. Por isso, ele integra a lista dos piores vírus de computador.

Ao contrário de qualquer outro vírus ou malware da época, o Stuxnet foi desenvolvido pelos engenheiros do governo dos Estados Unidos e de Israel para interromper o programa nuclear iraniano.

Espalhado por meio de um pen drive USB, ele tinha como alvo os sistemas de controle industrial da Siemens, fazendo com que as centrífugas falhassem misteriosamente e se autodestruíssem em uma taxa recorde.

Continua após a publicidade

Acredita-se que o Stuxnet infectou mais de 200.000 computadores e arruinou um quinto das centrífugas nucleares iranianas.

8. CryptoLocker

O CryptoLocker não é como um vírus de computador típico que causa danos e se espalha. É um ransomware, ou seja, um dos piores vírus de computador; uma espécie de malware que toma seus arquivos como reféns, mantendo-os como resgate.

O CryptoLocker usou um cavalo de Tróia disfarçado como um arquivo PDF que foi espalhado por meio de anexos de e-mail. Surpreendentemente, o CryptoLocker não causou nenhum dano ao computador em si e não apareceu até que a criptografia fosse concluída.

Se você não fez backup de seus arquivos, a única maneira de restaurá-los era pagando um resgate.

Continua após a publicidade

9. Code Red Worm e Code Red II

O Code Red foi o vírus de computador que apareceu em 15 de julho de 2001. Após 2 semanas, o Code Red II apareceu na Internet. Ambos foram descobertos por dois funcionários da eEye Digital Security.

Este vírus explorou a vulnerabilidade do sistema Windows 2000 e Windows NT. Com efeito, todos os computadores afetados pelo Code Red tentaram entrar em contato com os servidores da Web da Casa Branca ao mesmo tempo, sobrecarregando os servidores. Como resultado, ele derrubou com sucesso o site Whitehouse.gov junto com outros sites de agências governamentais.

Além disso, os sistemas afetados pelo Code Red II não estavam mais obedecendo aos proprietários porque o vírus criou uma porta dos fundos no sistema operacional. Estava permitindo o acesso remoto de um usuário não autorizado, o que é um comprometimento completo do nível do sistema.

Algumas semanas depois, a Microsoft lançou um software definido para preencher as lacunas presentes no Windows 2000 e NT. No entanto, eles não conseguiram remover o vírus dos sistemas infectados. Os usuários afetados (mais de 2 milhões de PCs) tiveram que formatar o disco rígido e começar do zero.

Continua após a publicidade

10. Beast

O ano 2002 trouxe alguns ataques pesados, incluindo o malware Beast. O Beast era um Trojan que atacava pela porta dos fundos do software Windows.

Também famoso como RAT para ferramenta de administração remota, o Beast foi capaz de infectar virtualmente todas as versões conhecidas do Windows da época.

A versão original foi lançada por seu criador Tataye em 2002, mas as versões do Trojan foram lançadas em 2004.

11. Sasser

20 piores e mais perigosos vírus de computador

Continua após a publicidade

As redes foram atacadas na primavera de 2004 pelo worm Sasser. Este worm explorou os pontos fracos do serviço LSASS do Windows. Foi especialmente potente quando o worm Sasser atacou em companhia próxima ou logo após as variantes MyDoom e Bagle. Sasser era até conhecido por fechar negócios.

12. SQL Slammer

O SQL Sapphire chegou em 25 de janeiro de 2003. Ele desacelerou todo o tráfego da Internet e causou negação de serviço em alguns hosts internos. Além disso, derrubou vários servidores cruciais que afetaram o ATM do Bank of America, o serviço 911 em Seattle e algumas companhias aéreas.

O vírus se espalhou rapidamente e afetou mais de 75.000 usuários em 10 minutos. No geral, afetou cerca de 200.000 computadores em todo o mundo.

13. Nyxem

No início de 2006, o worm Nyxem começou a se espalhar por e-mail em massa. A carga do vírus era ativada no terceiro dia de cada mês, com a primeira detonação em 3 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o objetivo do worm era desabilitar recursos de segurança e destruir certos arquivos, incluindo arquivos do Microsoft Office.

14. Torpig

Em 2008, o Torpig, também conhecido como Sinowal e Mebroot, atacou as máquinas Windows. O Trojan desativa os aplicativos antivírus que deixam portais abertos para que outras pessoas acessem o computador do usuário para roubar informações, instalar malware adicional bem como modificar arquivos e dados.

Torpig é o malware do tipo trojan que ataca usuários do Microsoft Windows. Aliás, este programa malicioso inocula um componente que opera como um registrador de pressionamento de tecla. Além disso, pode ser usado para executar e baixar muitos arquivos que contaminam os computadores com tipos de malware.

15. Zeus

Apesar de seu nome inteligente, o Gameover Zeus Trojan era um bug desagradável que roubava detalhes de login em bancos e outros sites monetários. Assim que um site financeiro popular era detectado, o Trojan injetava código na página para registrar as teclas digitadas.

Continua após a publicidade

Portanto, o GameOver Zeus era usado principalmente por cibercriminosos para roubar informações confidenciais de usuários.

16. Sircam

Sircam também é um dos piores vírus de computador que se propaga por e-mail para o Microsoft Windows. Foi notável durante sua eclosão por causa da forma de seu método de propagação.

Os arquivos foram selecionados aleatoriamente (geralmente .doc e XLs) em um computador infectado, substituídos pelo código do vírus e enviados por e-mail para os endereços presentes no catálogo de endereços do host.

Continua após a publicidade

Ele também se propagou por meio de uma rede de compartilhamento aberta. Aliás, ele simplesmente escaneou a rede com unidades compartilhadas e se copiou para a máquina com unidade aberta / não protegida por senha.

17. Melissa

Em 1999, um homem chamado David L. Smith desenvolveu um vírus chamado Melissa para a plataforma Windows baseado na macro do Microsoft Word. O programa se espalha automaticamente por meio de um anexo de e-mail.

Depois que o anexo (denominado list.doc) é aberto no MS Word ou Outlook, ele se reenvia para os primeiros 50 contatos presentes no catálogo de endereços junto com a mensagem “Aqui está o documento que você solicitou, não mostre para mais ninguém ”.

Todavia, ele não destruiu nenhum arquivo pessoal ou dados presentes no disco rígido, mas era forte o suficiente para travar toda a rede.

Continua após a publicidade

18. Mirai

Um dos ataques DDoS mais poderosos e disruptivos ocorreu em setembro de 2016. Eventualmente, vários grandes sites sofreram invasão do Mirai, incluindo GitHub, Twitter, Reddit, Netflix e Airbnb.

19. Wanna Cry

Outro bit de software apropriadamente nomeado apareceu em maio de 2017. O ransomware WannaCry é o vírus de computador mais recente. O ransomware usa informações reveladas no vazamento do kit de ferramentas de hacking da NSA de 2016.

Felizmente, logo depois que o ransomware começou a se espalhar, uma empresa de segurança no Reino Unido encontrou um “kill switch” no ransomware e interrompeu a propagação inicial. Contudo, novas variantes começaram a se espalhar imediatamente, as quais não continham o kill switch.

20. MyDoom

Por fim, fechando a lista de piores vírus de computador, o MyDoom se tornou o vírus de e-mail de propagação mais rápida em janeiro de 2004. Ele pode criar um backdoor no sistema operacional do computador, permitindo que usuários não autorizados acessem seu sistema. Ademais, ele também pode falsificar e-mails, tornando muito difícil rastrear a fonte.

Continua após a publicidade

Como outros vírus, o MyDoom procura contatos de e-mail no catálogo de endereços, além de enviar a solicitação a todos os mecanismos de pesquisa e usar endereços de e-mail encontrados nos mecanismos de pesquisa.

Em 2004, o mecanismo de pesquisa mais popular, o Google começou a receber milhões de solicitações de pesquisa de sistemas corrompidos, o que tornou o serviço do mecanismo de pesquisa lento e até mesmo causou o travamento de alguns servidores.

O worm foi feito por um programador russo, no entanto, a identidade do autor real ainda é um mistério.

Como se proteger de ataques cibernéticos?

20 piores e mais perigosos vírus de computador

Continua após a publicidade

Confira abaixo algumas maneiras de evitar que o vírus infecte seus dispositivos (PC, tablets, celulares e etc.):

  • Em primeiro lugar, mantenha um software antivírus confiável em seu aparelho e não perca as notificações de atualização para manter seu dispositivo seguro;
  • Em segundo lugar, não se esqueça de verificar o remetente do e-mail e o anexo antes de abri-lo;
  • Não clique em anúncios pop-up desnecessários, pois eles podem levar a sites indesejados que podem causar danos;
  • Ao inserir um dispositivo externo como pen-drive não deixe de escaneá-lo com um software antivírus;
  • Por fim, sempre verifique os arquivos baixados com um software antivírus antes de executá-los.

Então, gostou desse conteúdo sobre os piores vírus de computador? Pois, leia também: Black cod, o que é? Origem, valores e curiosidades sobre a iguaria

Próxima página »

Escolhidas para você