Curiosidades

O que é temperamento: os 4 tipos e suas características

Você sabe o que é Temperamento? De acordo com a psicologia trata-se de um aspecto especial da personalidade humana e da forma como se comporta.

É comum se referir a alguém como uma pessoa de temperamento ruim ou bom, dependendo das suas atitudes. Mas, você sabe o que é temperamento? Em suma, o temperamento é o caráter de uma pessoa. Ou a combinação de características herdadas pelos pais que, de forma inconsciente afetam o comportamento. Além disso, o temperamento exerce grande influência na personalidade.

Portanto, é o temperamento que torna uma pessoa extrovertida ou introvertida. Da mesma forma, é o responsável por uma pessoa se interessar em esportes, enquanto outra se interessa pela arte. Ademais, proveniente do latim temperamentum, o termo está relacionado com a maneira de ser e de reagir. Principalmente, a forma como a pessoa interage com tudo o que acontece a sua volta.

Por exemplo, nos hábitos de sono, no estudo, nos hábitos alimentares, hábitos de compras, no formato da letra, etc. Entretanto, o temperamento não é a única influência que uma pessoa recebe. Pois, outros fatores como a educação familiar, processo de socialização e a motivação. Também exercem grande influência no temperamento.

Por fim, os estudos sobre temperamento não são recentes. Sendo que, a primeira teoria criada para explicar o temperamento humano foi de Hipócrates (considerado o pai da medicina). Desde então, se tornou objeto de estudo de várias áreas da ciência como a Psicologia e a Filosofia, por exemplo.

Continua após a publicidade

O que é temperamento?

O que é temperamento: os 4 tipos e suas características
Revista Renascer

A ciência definiu o que é temperamento humano como sendo aspectos da personalidade que caracteriza o comportamento. Ou seja, é o responsável pela forma como uma pessoa enxerga o mundo e as pessoas a sua volta. Da mesma forma, influencia seus interesses, suas habilidades e valores. Sendo que, é o sistema nervoso e os genes que determinam o tipo de temperamento de cada um. Por isso, o temperamento é tido como natural, que vai além das influências externas.

Ademais, foi Hipócrates (460 a 370 a.C.) quem elaborou a primeira teoria sobre o temperamento, identificando seus diferentes tipos. Além disso, Hipócrates defendeu a ideia de que são os fenômenos biológicos que influenciam o comportamento. Posteriormente, dando continuidade aos estudos de Hipócrates, Emmanuel Kant disseminou os conceitos e descrições sobre o que é temperamento por toda Europa.

Enfim, o temperamento é uma característica que vai acompanhar a pessoa ao longo de sua vida. No entanto, ele pode ser trabalhado ou moldado. Mas, para isso é necessário o autoconhecimento, para conhecê-lo e entendê-lo. O que pode ser alcançado através da inteligência emocional (capacidade de identificar e lidar com as próprias emoções e sentimentos e de outras pessoas).

O que é temperamento: os 4 tipos

Em suma, o ser humano pode ter mais de um tipo de temperamento. Ou seja, ter traços de outros. No entanto, um tipo sempre vai ser mais dominante sobre a personalidade, do que os outros. Dessa forma, os 4 tipos de temperamento são:

Continua após a publicidade

1 – Colérico

Daniela Janssen

Pessoas com o temperamento colérico costumam ser explosivas, possuem muita energia e facilidade de trabalhar com planejamentos. Tendo a liderança como um de seus pontos fortes. Ademais, o colérico é uma pessoa prática, ambiciosa e dominadora. Além disso, também pode ser impaciente e intolerante.

2 – Melancólico

O que é temperamento: os 4 tipos e suas características
Daniela Janssen

O melancólico tem como características a timidez, a solidão e o pessimismo. Além disso, o melancólico possui uma sensibilidade intensa. Ademais, pessoas com esse tipo de temperamento costumam ser introvertidas. Portanto, costumam esconder seus sentimentos. Da mesma forma, preferem funções que são exercidas individualmente. Por fim, o que o temperamento melancólico tem como ponto forte é sua lealdade. No entanto, como ponto fraco, o melancólico costuma ser muito pessimista.

3 – Sanguíneo

Daniela Janssen

Uma pessoa com temperamento sanguíneo é muito extrovertida, além de ter grande facilidade de comunicação. Principalmente, em falar com grandes públicos. No entanto, gesticula exageradamente enquanto conversa. Ademais, possui facilidade de adaptação. Além disso, o sanguíneo é otimista e sensível. Entretanto, a impulsividade e o exagero são pontos negativos desse tipo de temperamento.

4 – Fleumático

Daniela Janssen

Doçura e paciência são características do fleumático. Além disso, o fleumático é observador e prefere ambientes silenciosos e uma vida pautada na rotina. Contudo, tem como ponto fraco a indecisão, a falta de flexibilidade e resistência a críticas.

Continua após a publicidade

O que é temperamento: como se comporta cada tipo

Meu Biz

Já sabemos o que é temperamento e quais os tipos existentes, vamos entender como se comporta cada tipo. Em suma, os coléricos costumam ocupar posições de liderança. Pois, são realizadores e bons estrategistas, além de gostarem de desafios.

Agora, os sanguíneos são pessoas extrovertidas e gostam de fazer amizades. Ademais, no ambiente profissional realizam várias tarefas ao mesmo tempo. Enfim, são pessoas inovadoras e adaptáveis.

Por outro lado, o temperamento fleumático é um profissional que segue a rotina e traz resultados sólidos e consistentes. Além disso, gosta de falar, de reuniões e de tarefas programadas.

Por fim, pessoas com o temperamento melancólico são capazes de superar desafios. Além disso, como líderes conseguem identificar inconsistências no ambiente profissional. Além disso, toleram os erros cometidos.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou do conteúdo da matéria, saiba mais sobre a personalidade em: Caráter e personalidade: principais diferenças entre os termos.

Próxima página »

Escolhidas para você