Curiosidades

Caráter e personalidade: principais diferenças entre os termos

Existem muitas diferenças entre caráter e personalidade. Onde um está relacionado à ética e moral e o outro às características de uma pessoa.

A língua portuguesa apresenta uma vasta variedade de palavras e expressões. Onde muitas podem mudar de significado dependendo da região ou grupo social. Por isso, muitas vezes as pessoas acabam utilizando termos e expressões de forma incoerente com o contexto. Ou também, acabamos utilizando como sinônimos, palavras que apresentam significados distintos.  Por exemplo, caráter e personalidade.

Em suma, personalidade e caráter apresentam conceitos distintos, mas totalmente interligados. Por isso, as pessoas acabam fazendo uma confusão entre eles. O que gera estereótipos ou realizam julgamentos por conta dessa confusão. Logo, é necessário compreender a diferença entre essas duas expressões.

Ademais, O caráter representa um conjunto de traços ligados à moral de um indivíduo. Por outro lado, a personalidade consiste em um conjunto de características psicológicas marcantes de um indivíduo. Além disso, a personalidade não é algo fixo, ela pode ser moldada ao longo do tempo.

Qual a diferença entre caráter e personalidade?

Pensamento Líquido

O caráter e personalidade são coisas que o ser humano vai construindo ao longo de sua vida, se baseando no que é ensinado e vivencia diariamente. Entretanto, a personalidade é definida como uma soma das características físicas, emocionais e psíquicas que cada indivíduo tem. Por exemplo, a timidez, eloquência, capacidade de organização e da necessidade de afeto. Além disso, ela pode variar conforme o lugar que cada pessoa está inserida. Ou com as pessoas com quem se relaciona.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o caráter representa a soma de características e ações que temos dentro de nós. Mas, que são imutáveis. Pois, não é possível muda-las conforme o ambiente ou as pessoas. Logo, é o caráter que nos representa com a cara mais limpa, sem máscaras. Ademais, também consiste em uma característica ligada à ética e à moral. Pois, mostra a sua capacidade de seguir seus valores e ideais, não se corrompendo. Ou tomando decisões que não condizem com quem você realmente é.

Portanto, o caráter é formado por traços morais de uma pessoa que determinam a forma constante de uma pessoa agir e reagir. E, a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

O que é caráter?

O Segredo

As diferenças entre caráter e personalidade é que caráter representa um conjunto de traços interligados à moral de um indivíduo. Logo, suas atitudes devem ser condizentes com a sua índole, natureza e temperamento. Ademais, as qualidades que fazem parte do caráter de um indivíduo podem ser boas ou ruins. Assim sendo, eles determinam o conceito de moral. Que serve para reagir às atitudes de uma pessoa. Desse modo, existe uma divisão entre bom caráter, de caráter, mau caráter e sem caráter.

A princípio, “bom caráter” e “de caráter” consistem em alegar que o indivíduo possui uma boa e sólida formação moral. Dessa forma, “mau caráter” e “sem caráter” representam pessoas de índole questionável. Pois, mediante suas atitudes, se mostram seres desonestos, sem uma moral sólida.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a palavra caráter também pode ser utilizada para a expressão “à caráter”. Em síntese, essa expressão quer dizer que a pessoa deve se vestir conforme as exigências de um determinado evento. Isto é, variando de local e época, sendo a moda em vigor em dado momento.

O que é personalidade?

Super Abril

Continuando com as diferenças entre caráter e personalidade. A personalidade consiste em um conjunto de características psicológicas marcantes em um indivíduo. Ademais, através dessa personalidade, é possível determinar a individualidade de cada pessoa. Além disso, a forma que se relaciona socialmente e a maneira que pensa, sente e age. Em síntese, esse conjunto de características faz de cada indivíduo único. Onde cada um tem personalidade própria, distinguindo psicologicamente os seres humanos uns dos outros. Consequentemente, esse conjunto de características influenciam no comportamento das pessoas. Na forma como se relacionam com o mundo ao seu redor.

Por outro lado, diversos estudiosos concluíram que a personalidade humana apresenta diversos aspectos. Por exemplo:

  • Forma física – O tipo físico de uma pessoa exerce influência em sua autoestima. Desse modo, cada forma física possui uma personalidade diferente
  • Temperamento – A forma como a pessoa se comporta com relação àqueles ao seu redor, influencia a afetividade, excitação e atenção
  • Competências ou habilidades – Diversas maneiras de alguém possuir a capacidade de atingir determinados objetivos
  • Disposições ligadas à ação – Motivos, interesses e necessidades que levam o indivíduo a realizar tal ação. Além disso, as convicções da pessoa e a forma como lida com o estresse
  • Juízo de valor – O valor que alguém dá a certo objeto é capaz de desenvolver preferências. Consequentemente, determinando o seu comportamento
  • Disposições ligadas à própria pessoa – A visão que o indivíduo possui de si mesmo, como a autoestima e o seu bem-estar, influenciam nos traços da personalidade.

Caráter e personalidade: desenvolvimento da personalidade

O Segredo

Ao contrário do caráter, a personalidade não representa algo fixo. Pois, alguns traços podem se alterar com o passar do tempo. Além disso, também podem ser influenciados pelo ambiente social em que o indivíduo está inserido. No entanto, existem alguns traços de personalidade mais estáveis que outros. Por exemplo, a inteligência, que não costuma variar com o tempo, já a autoestima pode variar.

Continua após a publicidade

Em resumo, uma criança começa a desenvolver a percepção da autoimagem em seus primeiros anos de vida. Logo, pode apresentar instabilidade em determinados traços da personalidade. No entanto, com o passar do tempo, os traços da personalidade tende a se tornar mais estável.

Então, você sabia sobre as diferenças entre caráter e personalidade? Se você quer saber mais, leia também: Traço de caráter oral: o que é + principais características. 

Fontes: Diferença; Eu Sem Fronteiras; Uol; Ciber Dúvidas;

Imagens: Psiconlinews; Pensamento Líquido; O Segredo; Super Abril;

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você