Saúde

O que precisa para doar sangue? Recomendações para doação

Antes de praticar o ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas, um potencial doador deve se ligar no que precisa para doar sangue

Por P.H Mota

A doação de sangue é um gesto que pode salvar até quatro vidas de uma só vez. No entanto, antes de se dirigir a um hemocentro para praticar o ato de solidariedade, é fundamental entender o que precisa para doar sangue.

Isso porque o procedimento, apesar de completamente simples e seguro, tem uma série de exigências, a fim de garantir a saúde de quem irá receber a transfusão. Para o lado do doador, no entanto, não existe nenhum risco de saúde.

De forma geral, a maioria de pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg pode doar. No entanto, existem várias outros requisitos que precisam de atenção antes da doação.

Doação de sangue

O que precisa para doar sangue - principais recomendações para doação
sciath

A doação de sangue é indispensável para pessoas que passam por tratamentos de saúde de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, por exemplo. Além disso, pacientes com doenças crônicas também podem melhorar a qualidade de vida a partir da doação.

Em média, um adulto saudável possui cerca de cinco litros de sangue, sendo que a doação retira no máximo 450 ml. Ou seja, o volume retirado é menos de 10% do total e é rapidamente resposto pelo organismo, sem nenhuma alteração de característica em sua composição.

Além saber o que precisa para doar sangue, é preciso fazer agendamentos com hemocentros. Em casos de doações emergenciais, no entanto, é possível ir diretamente ao local de coleta, sem cadastro prévio.

A partir daí, são realizados procedimentos de cadastro, pré-triagem e triagem. Dessa maneira, é possível verificar sinais vitais (como pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos) e situações que podem oferecer riscos para o receptor. Nesse momento, a entrevista e individual e sigilosa, a fim de garantir a transparência do processo.

Geralmente, logo após a retirada do sangue, o doador recebe um lanche.

Ao todo, processo dura cerca de 40 minutos a uma hora.

O que precisa para doar sangue

O que precisa para doar sangue - principais recomendações para doação
Abrale

Além de ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg, o doador deve estar bem alimentado, mas sem o consumo de alimentos gordurosos nas três horas anteriores ao procedimento. Além disso, é importante ter tido uma noite de sono de ao menos 6 horas. Desde julho de 2020, homens gays – antes proibidos – também podem doar.

Menores de idade só podem doar na presença de acompanhantes responsáveis ou com a apresentação de um formulário de autorização assinado.

O doador também precisa ficar atento a uma série de restrições que podem impedir a doação. Pacientes com anemia, pressão arterial instável (com hipertensão ou hipotensão), aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos, febre ou doenças infecciosas não podem doar. Além disso, usuários de drogas ilícitas injetáveis também são proibidos.

Antes da doação, também é importante olhar várias regras minuciosas que indicam o que precisa para doar sangue. Existem alguns prazos e recomendações para casos específicos, incluindo tatuagens (doação permitida após 12 meses da última feita), herpes (após o desaparecimento dos sintomas ou após seis meses da cura, em caso de herpes zoster), diabetes (apenas em situação de controle com alimentação ou hipoglicemiantes orais), cigarro (após 2 horas sem fumar) maconha (após 12 horas sem fumar), álcool (após 12 horas da ingestão) e cirurgias (dependendo do porte, de 3 a 12 meses após o procedimento).

Outros fatores também podem influenciar no período de doação, como o consumo de remédios regulares ou gravidez. Às grávidas, por exemplo, a doação só é recomendada depois de 90 dias após o parto normal ou 180 dias após a cesariana. Se a mulher ainda estiver amamentando, deve esperar 12 meses para a doação.

A permissão também pode estar ligada ao contato recente com vacinas, podendo variar de 48 horas a 12 meses.

Tabela de doação de sangue

O que precisa para doar sangue - principais recomendações para doação
MD Saúde

Além de todas a recomendações de saúde, o doador precisa saber o tipo sanguíneo para doar sangue. Isso porque não é qualquer combinação de tipos que pode existir. Dessa maneira, é preciso consultar a tabela de doação para saber quais tipos podem ser doados para cada paciente.

Fontes: INCA, Saúde, Minha Vida, Pro Sangue

Imagens: MD Saúde, Drauzio, sciath, Abrale

Próxima página »

Escolhidas para você