Curiosidades

O que significa cartoon? Origem, características e importância

Para quem não sabe o que significa cartoon, trata-se de um gênero jornalístico com o objetivo de fazer uma crítica social através do humor.

Os cartoons são muito utilizados pelos meios de comunicação, sejam em revistas, jornais impressos e online e até mesmo em questões de provas de concursos e vestibulares. Um exemplo são as provas do Enem, que trazem questões contendo cartoon com os conteúdos mais variados. Mas, afinal, o que significa cartoon? Em suma, cartoon é um gênero jornalístico textual, cuja proposta é ser opinativo ou analítico. Além disso, tem como objetivo criticar e satirizar através de grafismo e humor assuntos importantes da atualidade.

Cartoon é um termo de origem britânica que significa cartão, cuja origem vem da palavra italiana cartone. No entanto, no Brasil, a palavra foi aportuguesada virando então cartum. Ademais, o cartoon tem como características a utilização de elementos de histórias em quadrinho. Por exemplo, balões, cenas e onomatopeias. Então, de uma forma diferenciada, o cartoon leva o leitor a debater sobre os mais variados temas relacionados à sociedade.

Assim como o cartoon, a charge também é um gênero jornalístico, porém, tem como característica a utilização de personagens reais para expor uma crítica de forma exagerada. Ou seja, o objetivo da charge é criar uma alerta para um determinado problema da atualidade, do cotidiano da sociedade. Já o cartoon é atemporal, portanto, as questões abordadas são centradas em críticas sociais na qual o leitor está inserido.

O que significa cartoon?

Freepik

Em suma, o que significa cartoon é basicamente ser um gênero jornalístico que utiliza do humor para expor ou levantar questionamentos sobre acontecimentos na sociedade. Da mesma forma que a charge, o cartoon pode combinar a linguagem verbal e não verbal para chamar a atenção do leitor sobre algum fato do cotidiano.

Continua após a publicidade

Em suma, esse gênero jornalístico tem como objetivo fazer uma crítica utilizando de imagens representativas, que vão levar o leitor a refletir sobre o assunto. Dessa forma, utiliza de desenhos e diálogos inteligentes, cômicos, sagazes que transmitem o acontecimento de maneira rápida e impactante. Por fim, o termo cartoon possui vários significados, por exemplo, caricatura, esboço cômico, entre outros.

O que significa cartoon: quando surgiu

Mata de Londres

Esse gênero surgiu como consequência de um fato que ocorreu em 1841, em Londres. Na época, o príncipe Albert queria decorar o Palácio de Westminster, por isso promoveu um concurso de desenhos. Em suma, os participantes do concurso deveriam fazer cartões de tamanho grande (cartoons) e fixa-los na parede para que ficassem expostos ao público.

Continua após a publicidade

No entanto, a primeira vez que o termo foi usado foi quando a revista inglesa Punch publicou cartoons com tom humorístico.  Além disso, na mesma época, na França foi usado o gênero com o nome de charge, que significa carga (concentração de energia).

O que significa cartoon: características

El País

Entre as principais características do gênero jornalístico cartoon, estão:

Continua após a publicidade
  • Gênero textual constituído de linguagem verbal e não verbal
  • Sátira
  • Humor
  • Ironia
  • Cômico
  • Flexibilidade
  • Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo
  • Imagens atemporais
  • Junção de palavras, imagens e sentido
  • Crítica social, cultural, política e ética

Cartoon x Charge

Jornal Tribuna Ribeirão

Embora tanto a charge, quanto o cartoon utilizem a imagem aliada à escrita através do recurso gráfico, eles são diferentes entre si e também são utilizados de forma diferente. Ou seja, o cartoon é associado a acontecimentos e textos que são atemporais, retratando o coletivo. Enquanto que a charge expõe um fato da atualidade, retratando uma pessoa de maneira isolada, deixando claro qual é o posicionamento do veículo de comunicação.

Cartunistas famosos

Freepik

Existem muitos cartunistas famosos espalhados pelo mundo, que além de talentosos desenhistas, usam de suas obras para levantar críticas e debates importantes. Entre os mais famosos, podemos destacar:

  • Bil Watterson – criador do Calvin
  • Carl Barcks – criador do Pato Donald
  • Jim Aparo – criador do Batman
  • Jim Davis – que criou o Garfield
  • Já entre os cartunistas brasileiros, temos:
  • Henfil – criou o personagem Graúna
  • Caco Galhardo – criou alguns personagens que se tornaram animações do Cartoon Network e MTV
  • Maurício de Sousa – criou a Turma da Mônica
  • Ziraldo – criou o Menino Maluquinho

Cartoon x desenho animado

Freepik

Já sabemos o que significa cartoon, no entanto, o termo também pode significar um desenho humorístico que pode ser animado ou não. Isso se deve as semelhanças de estilo entre as usadas nas tiras de jornal e as primeiras curtas metragens de animação criadas. Por isso, o termo cartoon pode ser usado para designar tanto o estilo de ilustração, quanto para o desenho animado.

Em suma, animação é qualquer estilo de linguagem ilustrada que seja exibida rapidamente, com o objetivo de indicar movimento. Enquanto que, cartoon é usado para designar programas de televisão e filmes de curta metragem dirigido ao público infantil, contendo animais antropomorfizados e super-heróis. Por fim, no ano de 1980, o termo cartoon foi reduzido para Toon, referindo-se aos personagens de desenhos animados.

Continua após a publicidade

Por fim, agora que você já sabe o que significa cartoon, podemos destacar como seu papel é importante para a sociedade. Pois, esse gênero jornalístico tem como objetivo mais do que entreter o leitos, mas levar o público a pensar de forma crítica e a debater.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Benefícios da leitura – Os motivos para se tornar um leitor assíduo. 

Fontes: Colégio Web, Brasil Escola, Veja, Diferença

Imagens: Crehana, Freepik, Mapa de Londres, El País, Jornal Tribuna Ribeirão

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você