O que significam as cores no verso dos tubos de pasta de dente?

Para ter dentes mais saudáveis e um hálito mais refrescante é essencial usar pasta de dente todos os dias, como você já sabe. Outra coisa que você já sabe sobre esse produto é que ele não serve apenas para a higiene bucal, já que é possível fazer inúmeras coisas diferentes com os tubos de pasta de dente, até mesmo tirar riscos de telas de eletrônicos. Lembra disso?

Mas, mesmo com todo esse conhecimento extra por um produto tão comum em nosso dia-a-dia, ainda permanece uma dúvida bastante comum a respeito de suas embalagens: por que será que existem aquelas cores, em retângulos, no verso dos tubos de pasta de dente e de outros cosméticos em bisnagas?

Se você já parou para observar essas marcas retangulares no final dessas embalagens já deve ter percebido que existe um padrão de cores nelas. Normalmente, elas vêm em azul, verde, preto, vermelho e até mesmo na cor branca.

2

Os menos atentos, claro, não devem dar importância a esse mero detalhe dos tubos de pasta de dentes e outros produtos de beleza e higiene por aí, mas a verdade é que essa variação de cores já gerou muita polêmica na internet. Você se lembra disso?

Teoria da cores

Por muito tempo foi divulgado em sites de curiosidades que as cores no verso dos tubos de pasta de dente estavam relacionadas à química dos cremes dentais. Segundo a teoria, as cores significariam:

Verde: produto natural

Azul: produto feito a partir de substâncias naturais e medicinais

Vermelho: produto natural, misturado a compostos químicos

Preto: produto inteiramente feito a partir de substâncias químicas

1

Acontece, no entanto, que essa teoria foi derrubada por especialistas no segmento. O site E-Farsas foi um dos primeiros a contestar essa versão da história, explicando que não existem produtos como estes fabricados a partir de substâncias 100% naturais, já que as fábricas trabalham na transformação ou industrialização desses componentes.

Afinal, o que são as cores nos tubos de pasta de dente?

Depois de tanta história, a verdade é que as cores no verso dos tubos de pasta de dente e de outros cosméticos estão lá por um motivo muito mais racional e menos “romântico”. Essas impressões na embalagem são conhecidas como eye marks (ou marcas de olho) e servem para que os sensores das máquinas de envasamento identifiquem o lugar exato para cortar, dobrar e prensar as embalagens.

Para completar o assunto, o professor de Odontologia Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica ainda que a escolha das cores nessas marcações também não têm qualquer embasamento na composição química dos produtos. A impressão dessas cores nos tubos da pasta de dente e de outros cosméticos são feitas de acordo com a tonalidade mais forte usada nas embalagens.

No vídeo abaixo, aliás, você confere como acontece o envasamento desses produtos:

 

Isso sim é que é viagem, hein? Agora, se tem um assunto sério e que tem a ver com a pasta de dentes é esse outro aqui: Você escova os dentes errado a vida inteira! Descubra porquê.

Fontes: E-Farsas, Batanga, YouTube