Curiosidades

Olhos inchados de chorar: o que causa e como aliviar o inchaço

É comum depois de um episódio de choro, ficar com os olhos inchados de chorar. Mas, você sabe o que causa esse inchaço? E como diminuir?

O choro é uma ferramenta de comunicação muito importante para o ser humano desde o seu nascimento. Pois, através do choro podemos expressar raiva, tristeza e até mesmo alegria. Além disso, as lágrimas ajudam a manter a lubrificação dos olhos. No entanto, após chorar por um tempo, como resultado temos os olhos inchados de chorar.

Além disso, o inchaço pode permanecer por certo tempo, mesmo após ter parado de chorar. Principalmente, se coçarmos ou esfregarmos os olhos. Mas, você já parou para pensar o que causa esse inchaço ocular? Em suma, diversos fatores contribuem para que o inchaço aconteça, formando uma espécie de bolsinhas abaixo dos olhos.

Por isso, vale ressaltar que é muito importante não esfregar e nem coçar os olhos durante o choro. Pois, com essa atitude automática, você pode prejudicar seus olhos. Isso, devido à pressão feita sobre a córnea, uma membrana fina localizada na parte anterior aos olhos. O que pode, inclusive, desencadear uma doença chamada ceratocone, que atinge diretamente a córnea.

Outra causa para os olhos inchados de chorar, é que quando choramos, os músculos faciais se tencionam certo tempo. Dessa forma, essa tensão muscular pode provocar o inchaço. Tanto nos olhos, quanto na face toda.

Continua após a publicidade

Olhos inchados de chorar: o que causa

Olhos inchados de chorar: o que causa e como aliviar o inchaço

Os olhos produzem lágrimas diariamente, que ajudam na lubrificação. Dessa forma, evita o ressecamento, além de proteger contra micro organismos. Da mesma forma que as lágrimas de proteção, as lágrimas emocionais também são produzidas pelas glândulas lacrimais.

Continua após a publicidade

Ademais, essas as glândulas lacrimais ficam localizadas no canto do olho. No entanto, a lágrima de proteção é mais salgada do que a lágrima do choro. Portanto, ao chorar os olhos são inundados por lágrimas menos salinas. O que causa incompatibilidade com a lágrima de proteção e com outros fluídos corporais. Consequentemente causa um inchaço na região dos olhos. Por isso, os olhos inchados de chorar.

Da mesma forma, os músculos do rosto ficam mais enrijecidos durante o choro. Aumentando então, o aspecto de inchaço no rosto.

Continua após a publicidade

Olhos inchados de chorar: como evitar

Metrópoles

Em suma, para evitar os olhos inchados de chorar, procure não levar as mãos aos olhos. Além disso, não fique apertando, coçando ou esfregando os olhos. Dessa forma, ao enxugar as lágrimas dê preferência para lenços de papel ou de tecido delicado.

Todavia, caso não seja suficiente, uma boa dica é fazer compressas de água fria. Pois, vai ajudar a amenizar o aspecto cansado e avermelhado dos olhos. Além de reduzir o inchaço. Ademais, lavar o rosto com água fria também ajuda. Desde que não use sabonetes ou qualquer outra substância.

Enfim, beber bastante água também ajuda muito. Pois, ao se hidratar faz com que as bolsas abaixo dos olhos diminuam consideravelmente.  Da mesma forma, procure dormir bem, oito horas de sono são suficientes para reduzir o inchaço e as bolsas abaixo dos olhos.

Olhos inchados de chorar: como diminuir o inchaço

Se você está com os olhos inchados de chorar, existem algumas técnicas caseiras que vão ajudar a aliviar o inchaço. Por exemplo, deitar com a cabeça mais elevada em relação ao corpo e fechar os olhos e relaxar por alguns minutos. Assim, a pressão sanguínea irá abaixar, amenizando o aspecto inchado dos olhos. Além disso, você pode seguir as próximas dicas caseiras para aliviar o inchaço dos olhos.

Continua após a publicidade

1- Compressas com chá de camomila

Tua Saúde

Uma boa dica para os olhos inchados de chorar é fazer compressas com chá de camomila. Que por ser um calmante natural, ajuda a diminuir o inchaço e aliviar os sintomas.

Ademais, para fazer a compressa você vai precisar preparar o chá, para isso você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de flores de camomila em infusão em 1 xícara (chá) de água fervente por 5 minutos.

Então, molhe um algodão ou gaze no chá e aplique sobre os olhos. Depois, faça movimentos circulares leves sem pressionar.

2- Soro fisiológico

Tua Saúde

O soro fisiológico possui inúmeros benefícios para pele e cabelos. E para olhos inchados de chorar não é diferente. Em suma, o soro ajuda a melhorar a aparência de inchaço, diminuído as bolsas abaixo dos olhos.

Continua após a publicidade

Além disso, o soro também melhora a aparência das olheiras, amenizando sua coloração. Enfim, use o soro fisiológico como compressa gelada nos olhos inchados.

Toalha gelada

Olhos inchados de chorar: o que causa e como aliviar o inchaço
Vix

Outra dica bastante eficaz para os olhos inchados de chorar é fazer compressas com uma toalha gelada. Por isso, umedeça uma toalha em água bem gelada, se preferir pode acrescentar pedras de gelo a água.

Ademais, pressione levemente sobre os olhos inchados. Pois, o gelado faz com que os vasos sanguíneos da região fiquem menos dilatados.

Por fim, repita o processo algumas vezes, até que você perceba que os olhos estão desinchando. No entanto, não coloque gelo diretamente nos olhos. Pois, pode acabar queimando a pele na região dos olhos.

Continua após a publicidade

Colher gelada

Olhos inchados de chorar: o que causa e como aliviar o inchaço
Metrópoles

Assim como a toalha gelada, a colher gelada também ajuda a resolver o problema dos olhos inchados de chorar. Dessa forma, pegue duas colheres e coloque no congelador. Então, encaixe-as sobre os olhos inchados e as mantenha lá até que esquentem. Por fim, repita o processo até que o inchaço causado pelo choro reduza.

Tapinhas na região

Tua Saúde

Um truque para melhorar a aparência dos olhos inchados de chorar é dar leves batidinhas com o dedo na área inchada. Dessa forma, você vai ativar a circulação da região, movendo o sangue para outros locais. Enfim, vai ajudar a reduzir o inchaço.

Massageie o nariz

Olhos inchados de chorar: o que causa e como aliviar o inchaço
Vix

Por fim, para melhorar a aparência dos olhos inchados de chorar, uma massagem no nariz. Em suma, feche os olhos e massageie a área acima do nariz, onde fica o arco dos óculos. Dessa forma, vai aliviar a pressão nos seios da face, que podem estar congestionados após o choro.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Lágrimas – O que são, quais os tipos e do que são feitas.

Continua após a publicidade

Fontes: Globo; Visão Hospital; IO Marques;

Imagens: Pinterest; Vix; Metrópoles; Tua Saúde;

Próxima página »

Escolhidas para você