Curiosidades

A origem dos Orcs das lendas medievais

Elfos, ogros e goblins...são algumas espécies que você vê em contos de fantasia, mas nenhuma é tão universal quanto os orcs.

Se você é fã dos filmes Senhor dos Anéis e o Hobbit, certamente já conhece um pouco sobre os orcs. Os orcs são criaturas de pele verde com grandes dentes afiados e orelhas pontudas. Eles são mais altos que os humanos, mas os Orcs são mais fortes e mais musculosos.

Além disso, os orcs têm cabeças maiores que os humanos, mas têm crânios mais grossos e cérebros menores. Outra característica biológica dos Orcs é sua capacidade de sofrer grandes lesões que quase certamente matam humanos ou outras raças.

Eles parecem possuir um notável sistema regenerativo e imunológico. Vamos mergulhar na mitologia e saber mais sobre essa criatura.

Como vivem os orcs?

Os orcs são uma raça agressiva que forma tribos ou bandos de guerra. Às vezes, esses bandos de guerra se reúnem para formar exércitos poderosos.

Portanto, eles são lutadores selvagens e as táticas preferidas são atacar em grandes hordas. Aliás, os orcs usam armas variadas para lutar, dependendo da inteligência de uma tribo em particular.

3 Tipos de orcs mais comuns

1. Selvagens

Esses orcs formam uma tribo que habita florestas são mais pobres e tendem a usar clavas e armas simples para atacar e não usam armaduras. Uma tribo mais avançada estaria equipada com armas e armaduras forjadas.

Além disso, essas criaturas usam uma montaria incomum para se locomover rapidamente, eles usam javalis gigantes e ferozes. Com efeito, este tipo de criatura forma uma boa cavalaria de ataque.

2. Negros

Os Orcs Negros são fisicamente maiores e mais fortes das espécies de peles verdes relacionadas, sua pele é muito mais escura em tons de pele do que a de Ogros, Goblins e Hobgoblins.

Ademais, os Orcs Negros são mais inteligentes e muitas vezes são vistos liderando as tribos de sua espécie, eles tendem a ser mais bem armados do que outros tipos, então eles usam armaduras mais pesadas e carregam armas maiores.

Eles ainda tendem a ser muito mais organizados e as lutas internas dentro de uma tribo não sucumbem a disputas mesquinhas. Outros tipos tendem a não brigar quando orcs negros estão por perto, porque eles não querem ser perseguidos por seus primos maiores.

3. Semi Orcs

São uma raça mestiça que derivam do cruzamento de Orcs e Elfos ou Orcs e Goblins. Eles são uma raça de pele verde, que têm orelhas pontudas e dentes pontiagudos afiados. No entanto, eles parecem mais baixos e magros.

Assim como os orcs, eles usam uma variedade de armas e tendem a ser a vanguarda de um exército de Orcs e Goblins.

Qual a diferença entre ogros e orcs?

Ogros são criaturas mitológicas que datam do século XII. Orcs são criaturas de fantasia popularizadas por JRR Tolkien (autor de Senhor dos Anéis e Hobbit). Ambos são criaturas antropófagas que são muito feias e agressivas e são mais fortes que os humanos.

Com relação a aparência, ogros são significativamente mais altos que os humanos e são muito fortes. Eles têm cabeças desproporcionais em tamanho ao resto de seus corpos e pele de uma cor incomum (geralmente verde ou azul). Além disso, eles têm muito cabelo, o que os faz parecer animalescos.

Por outro lado, orcs são criaturas gigantes que têm presas, braços longos e pernas arqueadas e geralmente são muito sujos.

Qual a origem dessas criaturas?

Orcs são na verdade uma invenção de Tolkein. Em suma, Tolkein se inspirou na besta mitológica italiana chamada Orco, em homenagem ao deus etrusco do submundo Orcus.

O conceito que ele criou é uma fusão de muitas criaturas semi-humanas ‘bestiais‘ encontradas na mitologia européia, e Orco e Ogre são sinônimos em italiano/francês.

Sua cor verde predominante, ocorre porque Tolkein originalmente os chamou de Goblins, e na época o Duende Verde estava estreando como um vilão do Homem-Aranha. A sobreposição possivelmente levou à ideia de Orcs como verdes.

Hábitos, cultura e comportamento

Orcs são muitas vezes hiper-onívoros (literalmente comendo qualquer coisa) ou muito carnívoros. Eles provavelmente precisam de mais proteína, o que pode explicar um estilo de vida nômade.

Alternativamente, eles podem existir como uma cultura focada em ataques, uma grande fonte de tensão com Elfos e Humanos, ou praticar agricultura primitiva; talvez envolvendo sua magia xamânica.

Orcs geralmente têm presas. Ao considerar sua construção de mundo, os orcs podem ter uma linguagem adaptada para falar com essas presas. Ou eles falam uma língua própria devido a algumas palavras humanas serem difíceis de pronunciar.

Por fim, suas presas também podem ser usadas em demonstrações de força, indicam hierarquia. Ou até mesmo ser decorado com esculturas, tinta ou joias para mostrar proezas de batalha.

E que tal conferir um vídeo para saber mais sobre esses seres mitológicos? Depois de ver o vídeo, leia também: Mitologia irlandesa: origem, divisões e principais deuses

Próxima página »

Escolhidas para você