História

Tifão: origem e curiosidades sobre o monstro da mitologia grega

Tifão é o monstro gigante mais temido de toda a mitologia grega. Ele desafiou Zeus pelo direito de governar o Olimpo e quase venceu.

Tifão, sem dúvidas, é o monstro mais temido em toda a mitologia grega e nenhuma outra criatura mítica, deus ou monstro era tão poderoso, perigoso ou mortal quanto ele. Ele é conhecido por muitos nomes – Tifão, Tifon, Tifeu – mas qualquer que seja o seu nome ele ainda é o monstro mais horrível e temível de todos.

Em suma, este monstro era tão poderoso que semeou medo até mesmo entre os deuses do Olimpo. Além de ser um monstro, Tifão era um deus, sendo o último filho de Gaia (a deusa da Terra) e do Tártaro (um abismo violento e sem fundo). Tanto Gaia quanto Tártaro eram divindades e considerados deuses do Olimpo.

Outra versão do nascimento de Tifão é que ele era filho da deusa Hera, ou que ela pediu a Gaia e ao Tártaro que produzissem um deus mais poderoso do que Zeus.

Continua após a publicidade

Aparência de Tifão

Fonte: Pinterest

Tifão causava estranhamento e pavor principalmente por causa de sua aparência. Ele era o maior de todos os monstros; descrito como sendo maior do que qualquer coisa que já existia, já que sua cabeça tocava as estrelas.

Além disso, a parte inferior do corpo de Tifão, abaixo das coxas, era composta por duas gigantescas víboras enroladas. As mãos do monstro gigante também não consistiam em dedos, pois cada mão era composta de cem cabeças de dragão ou serpente, cada uma cuspindo fogo ou veneno.

Tifão e Equidna

Fonte: Pinterest

Tifão, ao que parece, não se importava de ser evitado, e em vez de praticar atos monstruosos, parecia satisfeito em viver em sua caverna em Arima, ao lado de sua companheira Equidna.

Todavia, a localização da caverna de Arima era um mistério até mesmo para escritores da antiguidade, com possíveis localizações nomeadas na Cilícia, Síria e Lídia. Mas onde quer que a caverna estivesse localizada, ela deveria ser muito grande, e nela Tifão e Equidna começaram a produzir filhos.

Continua após a publicidade

Juntos, eles criaram alguns dos monstros e criaturas míticas mais conhecidos e temidos de toda a mitologia grega:

Órtros

Um temível cão de caça de duas cabeças que vivia com gigantes.

Esfinge

Criatura metade humana e metade leão que mataria qualquer um que não respondesse aos seus enigmas. Quando Édipo foi capaz de responder a uma charada corretamente, a esfinge pulou no oceano em um acesso de raiva e se afogou.

Leão de Nemeia

Um leão gigante com pele impenetrável que eventualmente se tornou a constelação estelar de Leo.

Continua após a publicidade

Cérbero

Tifão: origem e curiosidades sobre o pior monstro da mitologia grega
Fonte: Pinterest

Este monstro conhecido era um cão de três cabeças que guardava a entrada do Hades.

Ladão

Também filho de Equidna e do monstro gigante, Ladão, Dragão Hésperio ou Dragão das Hespérides é um dragão serpentino que guardava as maçãs de ouro no Jardim das Hespérides.

Hidra de Lerna

Um antigo monstro aquático semelhante a uma serpente com características reptilianas e muitas cabeças que se multiplicam se forem cortadas.

Águia caucasiana

A águia caucasiana é a ave que todos os dias comia o fígado do herói Prometeu.

Continua após a publicidade

Quimera

A quimera é uma criatura híbrida monstruosa e cuspidor de fogo com corpo de leão, cabeça de cabra e cauda com cabeça de cobra.

Batalhas com os deuses

Tifão: origem e curiosidades sobre o pior monstro da mitologia grega
Fonte: Pinterest

Segundo a mitologia grega, Tifão travou uma série de batalhas com Zeus, inclusive em uma delas, ele começou a destruir cidades e atirar montanhas em um acesso de raiva. Muitos dos deuses do Olimpo mudaram para a forma animal e se esconderam do gigante. Apenas Zeus, Dionísio e Atenas permaneceram.

Atena acusou Zeus de ser um covarde e isso o levou a atacar Tifão antes que o monstro gigante pudesse assumir o controle do Monte Olimpo – a morada dos deuses gregos.

Como resultado, Zeus atingiu Tifão com 100 raios e em seguida prendeu o monstro e o atirou nos poços do Tártaro (onde ficavam os monstros e outros inimigos dos deuses). Ademais, acima do Tártaro, Zeus colocou o Monte Etna para impedir que o monstro escapasse.

Continua após a publicidade

Por este motivo, uma vez que Tifão é um monstro cuspidor de fogo, acredita-se que as erupções vulcânicas são sinais de que ele está tentando se libertar e escapar dos fossos do Tártaro.

Então, quer saber mais sobre outras criaturas mitológicas? Pois, clique em: Gárgulas, o que são? Conheça a origem, função e simbologia

Fontes: Portal dos Mitos, Deuses e Heróis, Aminoapps

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você