Curiosidades

Países que falam português: quais são, características e onde ficam

Além do Brasil, cujo idioma oficial é a língua portuguesa. Existem outros países que falam português no mundo. Isso porque Portugal colonizou 53 países.

Muitas pessoas não sabem, mas, no mundo existem 9 países que falam português, além do Brasil. Isso se deve ao fato de que Portugal colonizou 53 países, que estão espalhados por vários continentes. Como a América, Europa, Ásia e África. Ademais, esses países são chamados de comunidade lusófona. Por terem sido totalmente influenciados pelos portugueses. Inclusive o idioma.

A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, onde cerca de 280 milhões de pessoas falam o idioma. Além disso, a língua portuguesa também é conhecida como língua romântica ou língua neolatina. Da mesma forma, o idioma é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, União Africana, União das Nações Sul-Americanas, entre outros.

Em suma, sua origem está relacionada ao galego-português falado na Idade Média. Inicialmente em Galiza, Comunidade Autônoma Espanhola, e em Portugal. Sendo difundida para outras partes do mundo, graças às conquistas territoriais nos continentes africano, americano e asiático.

Atualmente, parte da população em outros territórios, também falam português. Como na China; Damão e Diu (território da União da Índia); Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, da Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e nas Ilhas ABC, no Caribe. Já nos países da América do Sul, Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana, existem algumas comunidades que falam o português. Porém, não é tido como idioma oficial.

Países que falam português: história da língua

Países que falam português: quais são, características e onde ficam
SOS Curiosidades

Na América do Sul, o único país que tem como idioma oficial o português é o Brasil, já que os outros países foram colonizados por outros países. Dessa forma, a segunda língua mais falada é o espanhol. Quanto ao Brasil, além da língua, também herdou de Portugal aspectos culturais.

Ademais, ao todo são 10 países que falam português no mundo e, são chamados de lusófono, adjetivo que classifica os países que tem o português como idioma oficial. No entanto, por abranger uma área descontínua, a língua apresenta diferenças consideráveis de um país para outro. Dessa forma, há diferenças na gramática, na pronúncia e no vocabulário.

Continua após a publicidade

Então, para preservar a unidade linguística nos países lusófonos, foi criado o Novo Acordo Ortográfico. Que unificou a grafia das palavras da língua portuguesa. Cujo objetivo é facilitar a circulação das publicações no idioma, assim como promover a coesão entre as variedades linguísticas.

No entanto, unificar a grafia não alterou a língua falada. Afinal, cada país tem sua própria cultura que influencia no modo de falar de seus habitantes. Da mesma forma, no Brasil não existe padronização na língua falada. Pois, cada região tem sua própria história e vocabulário específico, chamado de socioleto.

Por fim, em 1996, foi criada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Onde estão reunidos todos os países de língua oficial portuguesa. Cujo objetivo é aumentar a cooperação e o intercâmbio cultural entre os países lusófonos. Além de promover e divulgar o idioma.

Quais são os países que falam português?

Além do Brasil, existem mais outros 9 países que falam português no mundo todo. São eles:

1- Moçambique

Terça Livre

Localizado no continente africano, Moçambique foi reconhecido por Vasco da Gama em 1498, sendo anexado ao Império Português em 1505. Ademais, a independência do país deu-se em 1975. Apesar de ter a língua portuguesa como idioma oficial, há outras línguas nativas que também são faladas no país. Como o macua, tsonga e sena. Enfim, é um país repleto de belezas naturais, como praias paradisíacas banhadas pelo Oceano Índico. Além do Lago Niassa.

2- Angola

Vida Rural

Um dos 10 países que falam português, a Angola, está localizada no continente africano. Em suma, o território angolano sofreu influência de Portugal do século XV até o século XX, conseguindo sua independência em 1975. Além do português, há outras línguas que possui o estatuto de língua nacional. Como o quimbundo, segunda língua étnica mais falada.

Continua após a publicidade

Por fim, a capital de Angola, Luanda, é uma cidade cheia de belezas naturais. Assim como a cidade de Mussulo, com lindas praias. Além do Parque Nacional de Cangandala e a Fenda de Tundavala.

3- Guiné-Bissau

Países que falam português: quais são, características e onde ficam
Uol

Também localizado no continente africano, durante o domínio de Portugal, o país era referido como Guiné Portuguesa. Ademais, tornou-se independente em 1973, quando alterou o nome. Então, adotou o nome de sua capital para não ser confundido com outro país africano chamado Guiné. Apesar do português ser a língua oficial, Lee é falado apenas por 27,1% da população. Enquanto que o restante fala kriol, uma língua nativa. Por fim, o país possui praias paradisíacas e naturais, além do Arquipélago dos Bijagós, principal ponto turístico do país.

4- Guiné Equatorial

Uol

O país foi dominado pelos portugueses até 1778, quando foi cedido a Coroa Espanhola. Por isso, além do português, também se fala espanhol e francês. Ademais, o país entrou para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa em 2014. Por fim, o país conta com belezas naturais, como o Parque Natural de Monte Alen e suas grandes florestas. Além de contar com cenário vulcânico na ilha de Bioko e as praias das Ilhas Elobey.

5- Cabo Verde

SOS Curiosidades

O país está localizado em um arquipélago no Oceano Atlântico próximo à costa africana. Ademais, tornou-se independente de Portugal em 1975. Apesar de ter o português como idioma oficial, outras línguas também são faladas como o crioulo cabo-verdiano, francês e inglês. Por fim, o arquipélago é formado por dez ilhas de origem vulcânica, sendo que a maior é a Ilha do Sol. Também possui praias parecidas com as do Caribe, além de resorts impressionantes.

6- São Tomé e Príncipe

SOS Curiosidade

Também é um arquipélago, localizado próximo de Angola, conta com praias de águas cristalinas e infraestrutura pronta para receber seus turistas. Além de vulcões, florestas densas e lindas cachoeiras. Enfim, o país foi descoberto pelos portugueses em 1470, tornando-se colônia ao longo do século XVI. Quando se tornou independente em 1975. A língua oficial é o português, onde 98% da população falam a língua. Contudo, há outras línguas como o forro, o crioulo cabo-verdiano e o angolar.

7- Países que falam português: Timor Leste

Países que falam português: quais são, características e onde ficam
Uol

É um país do continente asiático, inicialmente chamado Timor Português, tornou-se independente em 1975. Ademais, tem o português como uma das línguas oficiais, juntamente com o tétum. No entanto, além dessas duas línguas, também são faladas outras 31 no país. Como o baiqueno, fataluco, idalaca, mambai, entre outras. Por fim, possui belas praias, montanhas, vulcões e florestas. Mas, é a Ilha de Jaco, um dos principais pontos turísticos do país.

Continua após a publicidade

8- Macau

Vida Rural

Um dos países que falam português, Macau é uma região autônoma na costa sul da China continental. Que está separada de Hong Kong pelo delta do rio das Pérolas. Ademais, teve seu território dominado por Portugal 1999, quanto se tornou independente.  Por fim, Macau possui cassinos e resorts de luxo, que movimentam a economia do país.

9- Portugal

Uol

O responsável dos outros 9 países falarem o português, Portugal é um dos países mais visitados por brasileiros. Ademais, o país conta com diversos Patrimônios Mundiais. Por exemplo, os centros históricos das cidades de Porto e Évora, a Torre de Belém, na capital Lisboa, além do Palácio Nacional da Pena, em Sintra.

Ademais, o país está localizado no continente europeu, território ocupado por celtas, galaicos e lusitanos no passado. Além disso, o país foi responsável pela colonização de diversos 53 territórios, inclusive do Brasil. Por fim, a língua oficial é o português, desde 1290. No entanto, em Portugal também é falado o mirandês.

10- Países que falam português: Brasil

Uol

Por fim, temos o país com o maior número de pessoas que falam o português. Ademais, localizado na América do Sul, é o único que tem o português como língua oficial. Em suma, começou a ser explorado por Portugal em 1500, tornando-se independente em 1822.

Enfim, o idioma tem a influência de línguas nativas e de outras do continente europeu. De acordo com IBGE, no Brasil existem cerca de 305 etnias que falam aproximadamente 274 línguas diferentes, sendo todas elas nativas.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: 14 idiomas mais antigos do mundo (que ainda são falados).

Continua após a publicidade

Imagens: SOS Curiosidades; Terça Livre; Vida Rural; Uol;

Bibliografia: PEREZ, Luana Castro Alves. “História da língua portuguesa no mundo”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/historia-lingua-portuguesa-no-mundo.htm. Acesso em 15 de setembro de 2021.

Próxima página »

Escolhidas para você