Curiosidades

Pálpebras inchadas – Causas, prevenção e tratamento

O inchaço das pálpebras ou ao redor dos olhos pode ser causado por diversos fatores simples como alergias e graves como lesões e traumas.

Pálpebras inchadas são uma doença ocular bastante comum, causada por inflamação ou excesso de fluido nos tecidos conjuntivos ao redor do olho. Dependendo da causa, o inchaço pode deixar a área dos olhos dolorida, afetando a pálpebra superior, a inferior ou ambas.

Nesse sentido, uma série de doenças leves e graves podem levar ao inchaço da pálpebra. Ou seja, o inchaço pode ser resultado de causas inofensivas, como chorar ou esfregar, ou de doenças mais graves, como infecções, traumas e câncer. A causa mais comum de inchaço da pálpebra são as alergias, por contato direto com o alérgeno (como pelos de animais ou poeira entrando nos olhos). Porém, se apenas uma das pálpebras estiver inchada, uma causa comum é um calázio, uma glândula obstruída ao longo da borda da pálpebra.

Dependendo da causa, o inchaço das pálpebras pode durar um curto período e desaparecer rapidamente, como quando você tem uma reação alérgica. Contudo, quando o inchaço da pálpebra permanece por muito tempo e ocorre junto com sintomas adicionais pode ser um sinal de uma condição mais séria que afeta todo o corpo, como hipotireoidismo.

Como o inchaço da pálpebra e o inchaço ao redor dos olhos podem ser um sinal de uma doença grave, é preciso ficar atento aos sintomas que acompanham essa condição. Isto é, se o inchaço da pálpebra vier acompanhado de febre, problemas de visão (como visão embaçada), sinais de choque anafilático (língua e garganta inchadas, bem como urticária e dificuldade em respirar), procure atendimento médico imediato.

Continua após a publicidade

Causas das pálpebras inchadas

Fonte: Pinterest

As causas de inchaço palpebral incluem:

  • Alergia
  • Infecção bacteriana de um folículo
  • Síndrome nefrótica
  • Infecção bacteriana da pele das pálpebras e ao redor dos olhos
  • Inflamação crônica das margens da pálpebra (blefarite)
  • Glândula tireoide hipoativa (hipotireoidismo)
  • Conjuntivite

Como prevenir pálpebras inchadas?

Pálpebras inchadas: causas e tratamento para inchaço ao redor dos olhos
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, se a causa das pálpebras inchadas for alergia, tomar remédios para alergia diariamente ajudará a prevenir os sintomas. Não esfregue os olhos; isso tornará o inchaço maior. Se o inchaço da pálpebra acontecer com frequência, considere fazer um teste de alergia para determinar a que você é alérgico. Após identificar, você pode evitá-los. Além disso, use produtos hipoalergênicos para o rosto e maquiagem. Se faz uso de colírios, escolha colírios sem conservantes, pois o conservante pode irritar os olhos.

Em segundo lugar, limpar as pálpebras duas vezes ao dia com um limpador suave pode ajudar a prevenir infecções e inchaço das pálpebras. Tratar as doenças das pálpebras com tratamentos caseiros e quaisquer medicamentos prescritos pelo médico ajudará a minimizar o inchaço das pálpebras.

Para causas relacionadas à retenção de líquidos, você pode ajudar a prevenir o inchaço das pálpebras bebendo bastante água e consumindo uma dieta com baixo teor de sódio, conforme orientação de seu médico. O uso de álcool pode aumentar o inchaço, portanto, reduzir o consumo pode ajudar a prevenir pálpebras inchadas.

Continua após a publicidade

Tratamento

Fonte: Pinterest

Por fim, é possível tratar a maioria dos casos de inchaço da pálpebra com remédios caseiros simples, como compressas frias para inchaço e vermelhidão ocular ocasional. No entanto, não deixe de buscar ajuda médica se houver inchaço repentino e severo, sobretudo se apresentar outros sintomas ou se houver alterações em sua visão. Aliás, na maioria dos casos, o tratamento da causa subjacente do inchaço da pálpebra ajudará a resolver o inchaço. Dessa maneira, os tratamentos médicos podem incluir:

Tratamento de alergia com medicamentos prescritos e procedimentos médicos:

Fonte: Pinterest
  • Colírio para infecções bacterianas
  • Colírios antivirais ou pomadas
  • Colírios para inflamação
  • Incisão e drenagem de um terçol, calázio ou abscesso
  • Medicamentos e outras terapias para tratar a doença que causa inchaço, como o hormônio tireoidiano para hipotireoidismo e diuréticos para insuficiência cardíaca
  • Remoção de objeto estranho no olho ou pálpebra

Tratamentos caseiros para inchaço das pálpebras

Fonte: Pinterest
  • Para um leve inchaço das pálpebras, existem algumas soluções caseiras que podem aliviar o inchaço:
  • Lave e enxágue a pele ao redor das pálpebras e seque suavemente como lenços antialergênicos, por exemplos;
  • Use soro fisiológico para enxaguar os olhos;
  • Aplique compressas frias, incluindo saquinhos de chá preto. A cafeína contrai os minúsculos vasos sanguíneos dos olhos e das pálpebras, o que ajuda a reduzir o vazamento de líquido e as pálpebras inchadas;
  • Descanse e durma com a cabeça elevada, pois isso ajudará a drenar os fluidos das pálpebras e dos tecidos adjacentes;
  • Não use lentes de contato até que o inchaço da pálpebra desapareça, pois é possível ter uma alergia ao material das lentes de contato;
  • Para terçol ou calázios, use compressas quentes por 5 a 10 minutos algumas vezes ao dia, junto com remédios prescritos pelo médico. para tratar infecção ou inflamação.

Então, gostou do conteúdo? Certamente, você irá querer ler: Terçol, o que é? Causas, sintomas, tratamento e diferenças para o calázio

Fontes: Gaúcha ZH, Tua Saúde, Imo

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você